15 Abr 2021
PC e Mac

Vendas de PC continuam a baixar

PcMais uma vez o mercado de PCs “tradicionais” continua a baixar as suas vendas globais.

O mercado de desktops e laptops continua a perder quota de mercado, sendo que para o segundo trimestre a IDC estima uma perda de 11.4%, enquanto que a Gartner estima uma perda de 10.9%. Mas independentemente da fonte, a tendência do mercado tradicional de PCs continua a ser a de perda de mercado.

A justificação para a diminuição de vendas prende-se com o aumento das capacidades de Tablets, que oferecem desempenhos aceitáveis para utilizações mais básicas. Como tal, muitos consumidores preferem a praticabilidade e baixos custos de um Tablet. A introdução do Windows 8, serviu de pouco ou nada para revitalizar o mercado de PCs, como aconteceu em anos anteriores, o que levou alguns fabricantes a criticar a Microsoft abertamente.

Mesmo assim, o mercado de PC continua a ser uma força de respeito. Para comparação, neste último trimestre de 2013, foram vendidos 76 milhões de PCs no mundo inteiro, uma consola como a PS3 ou Xbox 360 demoraram 7 a 8 anos para conseguir os mesmos números.

Em termos de quota de mercado de vendas de PC, o top 5 de vendedores é constituído pela a Lenovo lidera com 16.7%, seguida pela HP com 16.3%, a Dell com 11.8%, a Acer com 8.3%, a Asus com 6%.

Related posts