15 Fev 2019
Artigos

Irão as Consolas NEXT-GEN utilizar a última tecnologia em termos gráficos?

PS4&Xbox720Tom’s Hardware desmistifica algumas das especificações rumores da PS4 e Xbox 720. O PS4 (Orbis) “podem apresentar chips personalizados com base no A8-3850 APU da AMD Radeon HD 7670 e GPU discreto.”

“De acordo com as especificações da APU, este contém um quad-core 2,9 GHz e um núcleo de gráficos integrado HD 6550D“, escreve Kevin Parrish. “A APU irá trabalhar em conjunto com o GPU dedicado HD 7670 que tem clock de até 1 GHz, suporta DirectX 11, e é acompanhado por 1 GB de VRAM dedicada.

“Num nível de gráficos discretos, as fontes dizem que a PlayStation 4 será” equiparável “com a Xbox 720, como a ultima consola da Microsoft irá, alegadamente, usar uma placa HD 6670 da AMD. A HD 7670 é na verdade um re-branding de HD da 6670 do ano passado com as mesmas especificações. É um GPU que entra nos padrões de hoje, custa por volta de $ 74,99 USD, mas capaz de correr a pouco mais de 30 FPS no Metro 2033 e em Crysis 2 com as configurações mais altas e com a resolução em 1920 x 1080. ”

[singlepic id=1954 w=610 h=343 float=center]

Assim, as consolas next-gen que irão ser lançadas por volta de 2013 ou possivelmente até em 2014 só vão começar com placas gráficas de baixo orçamento e da geração actual? Tão… decepcionante.

Se os rumores forem verdadeiros, isto significa que a próxima PlayStation e Xbox irá utilizar GPUs de baixa qualidade de 2011/2012 em 2013/2014. Os PCs já as terão ultrapassado por um par de anos, quando chegarem às lojas. Não é de admirar que o criador de CD Projekt, Mark Ziemak, tivesse dito que não achava que a próxima Xbox seria muito diferente da geração actual.

“Se a próxima geração será apresentada em breve, então estamos à espera que a experiência que temos, neste momento, irá realmente ajudar-nos a criar jogos para outras consolas”, disse Ziemak a OXM. “Eu não penso que será muito diferente. Espero que não seja assim tão diferente ao ponto que nós tenhamos que mudar totalmente os nossos controlos e coisas desse género.

Alterando os controlos e “coisas desse género” pode ser um problema completamente desnecessário, mas um upgrade gráfico é algo que não merece a sua preocupação.

Talvez estes sejam apenas rumores. Talvez, se tivermos sorte, a Sony e a Microsoft vão olhar para isto e começar uma batalha a nível do GPU e as consolas next-gen vão acabar por nos surpreender. Caso contrário, parece que os bons gráficos permanecerão no reino do PC exclusivamente.

Manter os custos baixos é, obviamente, uma tarefa importante. A PS3 foi lançada com um excessivamente alto, e, infelizmente, difícil de adquirir, preço de loja. Nenhuma empresa quer repetir esse erro. Mas a triste notícia para os jogadores é que as consolas tendem a restringir o nível de inovação em todas as plataformas, inclusive PC. Mesmo com sistemas personalizados, este hardware parece extremamente fraco.

Combine-se isto com os rumores de que a Microsoft e a Sony podem incluir características anti-jogos-usados, e a próxima geração de consolas está a parecer cada vez menos emocionante. Se os rumores forem verdadeiros, é claro. E isso é um “se” bem grande.

Também te pode interessar