27 Nov 2020
Indústria

David Cage vê jogos indie como solução para muitas das suas criticas

DavidCageO produtor da Quantic Dream afirmou numa recente entrevista que aquilo que vê como aspectos negativos na industria podem ser solucionados através de jogos indie, pois considera estes pioneiros e actualmente capazes de evoluir a criativamente a industria dos videojogos.

Cage tem partilhado frequentemente a sua opinião sobre vários aspectos da industria criticando o seu estado criativo e a sua abordagem unilateral e pouco amadurecida, e reconhece que a solução passa pelos jogos indie: “A solução para os problemas que descrevo da industria podem passar pelos jogos do espaço indie. Eu sei disso. O desenvolvimentos destes jogos é motivante, interessante e arriscada. Produtores de jogos indie são pioneiros e nós estamos a precisar desesperadamente de pioneiros”, Cage volta a apresentar uma analogia com a sétima arte: “Quando olhamos para o cinema, vêmos o mesmo: foram os produtores underground que trouxeram a revolução e quebraram a norma utilizada pelos grandes estúdios. Se calhar é isso que precisa acontecer na industria dos videojogos”.

David Cage falou também sobre criticas recorrentes à sua pessoa dizendo que: “Quando eu falo sobre os filmes, as pessoas ficam aborrecidas porque interpretam que eu esteja a falar em fazer cinema interactivo. Eles dizem ‘Nós queremos fazer jogos, jogos puros!’ Mas quantas meios foram criados de inicio? Quantas formas de arte foram criadas como a nossa? Devemos ouvir e aprender com aqueles que têm alguma coisa significante para dizer e mostrar.'”, acrescentando que: “O trabalho de uma produtor de filmes é criar emoção. Isso significa que devíamos copiar isso? Não porque o nosso meio é diferente. Tem uma linguagem própria. Podemos aprender com eles? Sim.”

Por fim, em relação ao facto de ser criticado por falar demasiado sobre a industria, Cage afirma que: “É minha responsabilidade como membro da industria partilhar as minhas experiências e o meu ponto de vista e ver se estes são úteis para alguém”.

O mais recente título da Quantic Dream é Beyond: Two Souls e está previsto ser lançado a 8 de Outubro.

Related posts