29 Out 2020
Artigos

Crónicas de Quarentena #3 – Westworld

Uma das melhores companhias televisivas para a quarentena.

Baseada num filme de 1973 com o mesmo nome, que por sua vez é baseado num livro, Westworld é produzida pela HBO e está a cargo de Jonathan Nolan e Lisa Joy. A série mostra-nos um cenário futurista onde existe um parque temático habitado por robôs altamente avançados.

Existem vários parques, mas a série foca-se em Westworld, onde o tema é o velho oeste. Neste parque os visitantes têm carta branca para fazer o que quiserem: matar os habitantes, conviver com eles e até mesmo violar sem sofrerem consequências, pois os robôs estão programados para não conseguirem ferir os visitantes. Mas o que acontece quando a inteligência artificial começa a ganhar consciência? É este o tema principal da série e uma das melhores representações do mesmo. Deixa-nos a pensar se será boa ideia darmos tanto poder às máquinas.

Outro ponto de foco série é facto de os seres humanos serem capazes de cometer os atos mais horrendos, se tiver esse poder. A HBO já mostrou em séries como Sopranos e Game of Thrones, que não tem problemas em mostrar violência no estado mais puro, e Westworld não é exceção.

O cast é soberbo: Anthony Hopkins, Jeffrey Wright, Tessa Thompson, Rodrigo Santoro, mas quem rouba o show por completo é Ed Harris com um dos personagens mais intrigantes da televisão contemporânea. Nesta nova temporada temos Aaron Paul que já deu provas em Breaking Bad, e pelo pouco que se viu dele na temporada que está a decorrer, já mostrou que vem dar ainda mais qualidade à série.

A forma como a história está contada é outro dos encantos da série. Muitas vezes sentimo-nos meio perdidos, mas por fim vamos descobrir que existe um significado para isso, muito mais intelectual do que originalmente pensamos. Outro dos encantos da série é a mensagem que nos tenta passar, principalmente os podres da nossa sociedade, e as consequências que vão ter neste futuro distópico.

Westworld já conta com 2 temporadas de 10 episódios cada, e a 3ª já conta com 3 episódios, que estreiam todas as segundas feiras no HBO Portugal. Para os amantes de Sci-Fi e de novelas ao estilo de 1984 e Brave New World (onde Westworld tirou algumas notas), esta é a série perfeita para acompanharem na quarentena.

Related posts