27 Out 2020
Artigos

Crónicas de Quarentena #2 – Asphalt 9: Legends

Um jogo mobile que me conquistou por completo na Nintendo Switch.

Confesso que já ando a jogar Asphalt 9 há alguns meses, mas foi desde que fiquei trancado em casa que me mais foquei nele. Foi também desde o início do estado de emergência que Gameloft ofereceu dinheiro, moedas e carros que vão ajudar a dar um grande boost ao início, por isso se decidirem começar a jogar, está na melhor altura para o fazer.

A série Asphalt começou no infame N-Gage e Nintendo DS, e ao longo dos anos têm sido lançados alguns títulos da série principal, e vários spin-offs pelo meio, tudo em dispositivos mobile, por isso é que tem passado ao lado da maioria dos jogadores de consolas. Mas Asphalt 9: Legends conquistou-me por completo na Nintendo Switch, e é um dos motivos pela qual todos os dias dou uso há consola, nem que seja por pelo menos 5 minutos. O jogo é gratuito, mas claro, está carregado de microtransações. Até existem bundles que custam 29.99€ e acrescentam apenas carros. As microtransações aceleram o processo, mas mesmo como jogador totalmente F2P, tenho conseguido avançar a um bom ritmo.

Asphalt 9: Legends e um jogo de corridas arcade, e nada, mas nada realista. É aquele jogo para descontrair sem nos obrigar a pensar demasiado. Obviamente que requer alguma skill do jogador, mas pelo menos nas campanhas single player, um dos fatores que determinam a vitória é a potência dos carros. Para obter novos carros temos que arranjar planos que se adquirem a completar corridas especificas, em eventos limitados ou em packs da loja. Todos os dias temos acesso a alguns packs gratuitos, mas normalmente são pagos com fichas. O método mais rápido de obter fichas é injetando dinheiro no jogo, mas se completarmos desafios diários e semanais vamos arrecadando uma boa quantidade de fichas. Cada carro tem X depósitos de gasolina que é gasto cada vez que entramos numa corrida. Assim que o carro fica sem gasolina, não podemos voltar a correr com ele, ao bom estilo mobile. Por um lado, isto faz-me ter algum controlo no tempo que jogo por dia, porque chego a ficar tardes agarrado ao jogo.

É simples e trata-se apenas um jogo mobile, mas é extremamente divertido e tem um certo charme. O meu foco principal é evoluir carros e conseguir terminar as campanhas offline, mas para os mais competitivos existe sempre o modo multiplayer, onde podem inclusive participar em ligas. Uma opção exclusiva da Nintendo Switch e que dá valor ao jogo é o couch co-op, onde podemos jogar até 4 jogadores em ecrã dividido na mesma consola. Infelizmente, neste modo temos apenas os carros que o utilizador desbloqueou na sua conta, o que faz com que seja preciso bastante tempo e dedicação até existir variedade.

Mais que um simples jogo, Asphalt 9: Legends faz parte da minha rotina matinal em tempo de isolamento (a par com Animal Crossing que vai ter análise em breve). Se ficaram curiosos com o jogo e têm uma Nintendo Switch, corram para a eShop e descarreguem-no de forma gratuita. Mesmo que não tenham uma Nintendo Switch, podem sempre descarrega-lo no vosso telefone, mas em termos de jogabilidade vão estar muito mais limitados.

Related posts