23 Ago 2019
Wii U

Análise – Super Mario Maker

30 anos depois, é Super Mario Maker quem assinala o aniversário do canalizador mais famoso e mais adorado por jovens e graúdos. O conceito é novo e mais uma vez a Nintendo consegue apostar na criatividade dos jogadores de forma inovadora tornando-nos um autêntico criador de níveis Super Mario.

Super Mario Maker é essencialmente uma ferramenta de criação de diversão. Nas nossas mãos está a oportunidade de partilhar com o mundo inteiro toda a nossa criatividade bem como desfrutar das ideias malucas e originais dos jogadores espalhados pelo globo.

Desde pequeno que os níveis de Super Mario me fascinavam, aquele clássico 2D repleto de correria, saltos, passagens secretas e bosses épicos faziam com que algo tão simples me colasse ao ecrã da TV durante horas a fio. Hoje, com Super Mario Maker a sensação continua a mesma, de forma inexplicável ficamos a jogar nível atrás de nível até que o cansaço se apodere de nós.

SuperMarioMaker-Analise-2

A Nintendo quis concretizar o nosso sonho e com isso passou-nos o testemunho de criarmos as nossas próprias aventuras. Super Mario Maker é simples a jogar e simples a criar. A complexidade na jogabilidade em si mantém-se igual à dos anteriores, vão precisar de ter os reflexos apurados e saltar no momento certo. A única alteração agora é que a variedade de níveis roça o infinito e certamente vão apanhar pelo caminho muitos jogadores que fizeram níveis demoniacamente difíceis de terminar, desafios que só os Super Mario “experts” vão conseguir ultrapassar.

SuperMarioMaker-Analise-1

O ponto forte e a funcionalidade base de Super Mario Maker é claro, o editor de níveis. Uma actualização feita por parte da Nintendo tornou todos os ítens disponíveis logo de início o que vos dá logo liberdade total na criação dos vossos níveis, do mais simples ao mais complexo, basta puxar largas à imaginação. Os objectos disponíveis e até a jogabilidade de Mario são separados pelas várias gerações Super Mario: New Super Mario Bros., Super Mario World, Super Mario Bros. 3 e claro, o clássico Super Mario Bros. Ao criar o nível começam por escolher qual a geração que querem usar e daí para a frente podem de forma livre, dando uso ao GamePad, colocar os diferentes objectos no cenário. O editor é intuitivo e rápido de usar, sente-se um cuidado especial na edição, tal como nos desenhos originais de Super Mario, tudo é planeado sobre uma grelha e agora, dando uso à tecnologia, é ainda possível fazer simulações de trajectos, ou seja, podem colocar um objecto de salto e ainda perceber onde é que o salto de Mario vai aterrar.

“O editor é intuitivo e rápido de usar”

SuperMarioMaker-Analise-3

Depois de criado, toca a partilhar o nível entre os amigos e entre o mundo de jogadores. É especialmente engraçado convidar os amigos até casa e admirar o seu sofrimento enquanto tentam passar o nível que criámos (inserir riso maléfico). No que toca ao online, é criada uma taxa de sucesso a nível mundial bem como uma escala de votos para cada nível. É por aqui que podem filtrar o nível de dificuldade bem como perceber os níveis com mais sucesso. Também podem deixar mensagens aos jogadores à medida que atravessam os níveis, algo tipo Dark Souls mas num tom mais animado, muito mais animado. Não deixem de ir espreitando os níveis novos que vão surgindo, as surpresas vão aparecendo e é interessante observar a enorme adesão que houve a Super Mario Maker, inclusive chegam a surgir desafios online que abordam passatempos ou competições, tudo baseado em níveis criados pela comunidade.

SuperMarioMaker-Analise-4

Super Mario Maker veio reviver imensas lembranças do tempo de infância, com o valor acrescido de conseguirmos dar uso à nossa imaginação para criar autênticas obras de arte, ou se bem nos apetecer, obras para aterrorizar os outros jogadores. É divertido, com imenso conteúdo e original. Ah! É importante não esquecer, o suporte para os amiibos está presente e a qualquer altura do jogo podem colocar a figura no vosso GamePad e observar a transformação em tempo real, para o personagem escolhido.

Super Mario está de parabéns, tanto pelos seus 30 anos de existência como por mais uma obra-prima, desta vez, dedicada à Wii U.

Related posts