20 Set 2021
PS3

Jet Set Radio HD

O clássico da Dreamcast está de volta e não há palavras para descrever a satisfação que houve em voltar a jogar Jet Set Radio, desta vez em HD mas com toda a essência do original. Uma excelente banda sonora, muito viciante e extremamente original.

A palavra nostalgia reina a partir do momento em que começamos o download seja na PSN ou Xbox Live de um dos maiores jogos da Dreamcast. É de louvar o trabalho que tem vindo a ser feito na reconquista destes títulos para a geração actual de consolas. Doze anos passaram desde o lançamento de Jet Set Radio na consola da SEGA mas no entanto este relançamento vai sem dúvida conquistar o público mais novo que ainda não tinha tido esta oportunidade e lançar os jogadores numa aventura em com estilo único em cel shading dando uso máximo à alta definição e a uma das melhores bandas sonoras de sempre.
[singlepic id=1168 w=620 h=350 float=]
Jet Set Radio retrata um género de jogo onde encontrar um equivalente será algo de muito difícil. A história não é o mais importante, fazemos parte de um grupo de rua em que o nosso objectivo é espalhar graffitis nos territórios adversários, levantar protestos e porque não por vezes fugir à polícia. Tudo isto é passado em cima de patins onde num ambiente urbano cabe-nos navegar e procurar entre a cidade setas vermelhas onde através de uma combinação de movimentos com os analógicos do nosso comando desenvolvemos um graffiti, seja de protesto ou para picar um membro de outro grupo. A mecânica é simples: graffitis, saltar por cima de carros, fazer grind em corrimões, graffitis, fugir à polícia, graffitis e por fim mais graffitis. Parece aborrecido tão “pouca” coisa para fazer mas fiquem descansados, não é. Apreciar o estilo da cidade e procurar novas formas de chegar aos pontos mais altos faz com que acção corra a um bom ritmo e dificilmente nos consegue cansar. A motivação extra de tentar desbloquear novos personagens também nos obriga a jogar mais e mais. Sendo que cada um possui habilidades que os tornam obrigatórios em determinadas missões. Professor K é um DJ e locutor da rádio ilegal de Jet Set Radio e é ele quem nos lança em novos objectivos.
[singlepic id=1166 w=620 h=350 float=]
Os controlos apesar de simples exigem alguma prática e dedicação. É fácil percorrer as direcções desejadas mas por vezes a velocidade exercida e preparar o tempo de salto tornam os saltos uma actividade frustrante e por vezes irritante de realizar. É preciso insistir e ter alguma paciência para nos habituarmos, feito isto, o jogo corre na perfeição. Se ficarem bloqueados numa parede podem sempre dar uso ao R3/RS para virar a câmera, algo que na versão da Dreamcast não funcionava da mesma forma.

Jet Set Radio respira um estilo único e intemporal. O estilo cel shading foi revolucionário na altura e Jet Set Radio fez uso total deste estilo gráfico sem na versão HD haver qualquer perca de qualidade ou falta de texturas. A resolução é bastante mais alta mas continua fiel ao original. As cores são vivas e alegres desde o graffiti mais simples ao mais complexo.
[singlepic id=1167 w=620 h=350 float=]
SEGA fez um trabalho notável ao conseguir reunir os direitos de autor de quase todos os artistas que realizaram a banda sonora original, ficando apenas em falta Yappie Feet. No entanto e apesar desta perda, a banda sonora é algo de muito bem conseguido e por vezes vão de certeza deixar o jogo parado apenas a dar música. Para além da história existem ainda coleccionáveis para recolher ao longo da cidade e proporcionar mais umas horas de jogo. Se quiserem ficar a conhecer um pouco mais sobre o jogo podem ainda assistir a um documentário dedicado a Jet Set Radio exclusivo desta edição HD.

Jet Set Radio é obrigatório e não podemos dizer que é por gostarem de patins ou de graffitis, é um jogo com um estilo que ainda não foi igualado e um género de jogo que não se foca num público em geral. Podem gostar de FPS ou RPG e no entanto divertirem-se imenso a jogar Jet Set Radio. Infelizmente existem algumas falhas técnicas: slowdownspop-ups e umas quebras no áudio fazem com que esta caminhada para o HD não seja perfeita. Mas tudo isso é facilmente ultrapassado pelo factor diversão.

Só podemos agradecer estes remakes em HD e esperar novas surpresas como por exemplo Shenmue. Vá lá…

Related posts