23 Ago 2019
PS3

Hitman HD Collection

Saiu um nova HD Collection e desta vez foi da série do Hitman. Como muitas HD Collections, esta trás os três títulos que a série tinha na era da PlayStation 2, sendo esses: Hitman: Silent AssassinHitman: Contracts e Hitman: Blood Money.

Como qualquer HD Collection, há que entender que é uma remasterização dos jogos para HD e não uma recriação dos jogos, ou seja, não esperem ver um novo motor de jogo e gráficos de ponta, pois a única coisa que há nesta Collection é um polimento gráfico, e pouco mais. Muitas coisas dos jogos originais ainda se mantém, sendo a mais grave de todas alguns bugs, como o caso de às vezes os inimigos congelarem, desaparecerem, estarem a atravessar paredes, entre outros. Isto torna-se irritante, porque, para quem gosta da série e quer andar a ver os percursos dos inimigos e estudar a melhor maneira para poder fazer o nível, muitas das vezes sente-se incapacitado ou injustamente desafiado porque há guardas que continuam com os mesmos problemas que os jogos originais, ou até mesmo piores, que depois acabam por estragar os planos todos ao jogador. Isto é uma das coisas que deveria corrigido quando se planeiam fazer estas HD Collections, mas pelos vistos é padrão em quase todas estarem os bugs do jogo original, e muitas das vezes, alguns novos.

[singlepic id=2369 w=610 h=343 float=center]

[singlepic id=2368 w=610 h=343 float=]

Quanto aos jogos em si, Hitman: Silent Assassin,  é dos mais simples, pois também é o primeiro desta collection. O jogo baseia-se muito em estudar os padrões de movimento dos guardas e tentar, ao máximo, para não fazer coisas que possam despertar a atenção dos guardas, isto porque este é o Hitman mais básico que pode haver então não há muitas mecânicas no jogo. Têm o garrote, a anestesia, e as armas, contudo as armas serão o que menos irão usar, especialmente nas dificuldades superiores, isto porque, ao mínimo barulho suspeito poderão contar com praticamente todos os guardas do mapa atrás de vocês. A anestesia é uma boa opção para alguns casos, mas pode ser demorada em casos que estejamos a apanhar um guarda enquanto outro saiu da sala, e poderá não ser a melhor opção a longo prazo, porque corremos o risco de os inimigos poderem acordar e alertar os outros guardas. O garrote é a solução letal e acaba por ser o mais usado, mas o problema do garrote, é que por vezes poderemos precisar do fato de um civil, e se usarmos o garrote nele perdemos automaticamente a possibilidade de fazermos o rank Silent Assassin no fim do nível.

A estória de Hitman: Silent Assassin é muito simples, com muitos níveis, mas questionamo-nos pelo seguimento entre alguns deles no início, pois podem parecer confusos para quem não ouve e lê os briefings das missões. No total podem contar com uma campanha com cerca de 10-12 horas, e caso sejam dos que gostam de fazer o melhor possível em todos os níveis, poderão contar com quase 20 horas de gameplay.

[singlepic id=2363 w=610 h=343 float=center]

[singlepic id=2366 w=610 h=343 float=]

Hitman: Contracts, é o terceiro jogo da série, e neste já poderão contar com mais detalhes a nível gráfico e no jogo em si. Um dos detalhes mais memoráveis que me deparei neste jogo foi no segundo nível, onde temos um homem desmaiado logo no inicio e tiramos-lhe a roupa, e pelo simples facto de não fechar as portas do camião o homem acordava e avisava os guardas, o que acabava sempre por complicar a missão. É atenções como esta, que faz com que Hitman: Contracts seja muito mais evoluído que o Hitman: Silent Assassin, e para quem compra a HD Collection, tem um processo evolutivo no seu modo de jogo, sendo que à medida que avançam nos jogos têm novas maneiras de completar uma missão, com novos meios de matar e de dar a volta aos inimigos. É quase como se desbloquear “poderes” novos, mas à medida que se passa para o próximo jogo. Neste jogo poderão contar também com uma campanha de 10-12 horas, que se pode estender para 20, caso sejam dos que gostam de ser perfeccionistas.

[singlepic id=2362 w=610 h=343 float=center]

[singlepic id=2367 w=610 h=343 float=]

Hitman: Blood Money, é sem dúvida o melhor dos três, visto ser o mais completo, com melhor aspecto gráfico e com as melhores mecânicas de jogo. Bloody Money, já implementa as famosas mortes por acidente, temos a notoriedade o que faz com que nós tenhamos de ter mais cuidado, especialmente com câmeras de segurança e testemunhas, e muitas outras coisas que fazem o jogador sentir uma evolução enorme entre o jogo anterior. Blood Money é, dos três, o jogo que parece mais focado na vida real, onde temos de matar os alvos em situações casuais do dia-a-dia, e não tanto em bases militares ou refúgios terroristas. O ambiente está muito bem tratado, mais realista e mais interativo. Blood Money poderá ser, dos três, o mais demorado com uma campanha de 15 horas e que se estende até às 22-25 horas, caso sejam o tipo de jogador que gosta de apanhar tudo e fazer as missões todas com rank de Silent Assassin.

Resumidamente, Hitman HD Collection é uma boa compra, contudo ainda terão de se habituar aos bugs que haviam na altura e prepararem-se para alguns novos. De certo modo, até os poderão encarar como um novo desafio nos níveis, pois o que não falta, especialmente no Silent Assassin, é meio guardas meio postes. Aproveitem, pois estes são os melhores jogos de Hitman que poderão jogar, e certamente, os mais desafiantes, dando no total cerca de 60 horas de jogabilidade a todos os que gostem de completar os jogos ao máximo.

Se quiserem ver a análise do ultimo jogo da série Hitman, poderão ler aqui.

Versão testada: PlayStation 3

Related posts