17 Jul 2019
PS4

Análise – Team Sonic Racing

O ouriço regressa às pistas em grande força.

Na altura do lançamento de Sonic All Star Racing  em 2010, fiquei intrigado com o jogo porque pareceu-me, à primeira vista, uma cópia de Mario Kart. Contudo, bastaram algumas horas a correr com Sonic e companhia para perceber que estava perante um bom jogo de corridas e muito divertido. Seguiu-se uma sequela, Sonic & All-Stars Racing Transformed, que já me pareceu um pouco idêntico ao seu antecessor. Com Team Sonic Racing, tive receio que fosse mais um jogo de corridas. Felizmente, é o melhor jogo destes três e consegue inovar devido ao seu carácter cooperativo onde não nos limitamos a pensar em nós e é preciso um trabalho pensado para alcançar o sucesso.

Ao todo temos 15 personagens jogáveis divididos por cinco equipas, pois neste jogo a glória e o sucesso são um esforço colectivo. Cada personagem tem características únicas, tornando cada corredor um personagem diferente de controlar.

O principal modo de jogo é o Team Racing, que conta com uma história linear com alguns diálogos em formato de caixa de texto onde os personagens vão conversando entre si. A história em si não tem muita relevância mas serve como ponte entre os vários níveis. Estes são bastante diversificados e com objectivos diferentes, nunca se tornando aborrecido. Este modo pode ser jogado por um, dois ou três jogadores, tornando a experiência cooperativa bem mais estimulante.  Ao longo das corridas, vão ganhando uma moeda de troca que podem utilizar para comprar itens para personalizar o os veículos, sendo que estes são comprados através de pacotes aleatórios, não sendo possível controlar ou escolher o que queremos adquirir.team sonic racing

Além deste modo, que garante várias horas de diversão, podem ainda jogar em Local Play e Online Multiplayer, os habituais modos neste tipo de jogos, onde podem desfrutar de uma corrida em Time Trial ou aventurarem-se contra outros jogadores.

Visualmente o jogo é bastante competente e a banda-sonora também é uma boa companhia ao longo das corridas, não sendo chata nem desconcertante. Não são excepcionais mas encaixam bem neste tipo de jogo.

O que é mais interessante em Team Sonic Racing é que consegue modificar o paradigma deste género de jogos de corridas apenas com a adição de alguns elementos cooperativos que alteram a forma de encarar as corridas. Estamos constantemente a pensar nos restantes membros da nossa equipa, mesmo que estejamos a jogar sozinhos. Esta dinâmica torna o jogo mais competitivo e tático e, desta forma, oferece uma experiência inovadora.

team sonic racing

Em suma, Team Sonic Racing consegue criar novas mecânicas a este tipo de jogos de corridas, sendo um jogo acessível para qualquer tipo de jogador. É um jogo bastante divertido e uma aposta segura para compartilhar com os amigos ou até para umas sessões a solo.

Team Sonic Racing
7 / 10 Pontuação
Um jogo de corridas inesperado e divertido. As novas mecânicas na cooperação entre os corredores é do melhor que existe neste estilo de jogos.
Rating7

Related posts