21 Set 2018
PS4

Análise – Pro Evolution Soccer 2019

Mais uma época, mais um título da Konami do desporto rei.

Gostava de começar esta análise afirmando que foi com Pro Evolution Soccer que me iniciei de forma acérrima nos jogos de futebol. PES 3 foi o primeiro título que joguei durante horas a fio com amigos ou contra o computador. Com o passar dos anos, tornei-me um jogador de FIFA e por lá me tenho mantido até este ano. Por isso, foi com enorme prazer que analisei este título, pois estava afastado da franquia PES há cerca de 6 ou 7 anos, e valeu mesmo a pena ter voltado à série da Konami e perceber que muita coisa mudou nos últimos anos.

Como é sabido, o FIFA detém todo o poder das licenças das ligas e de competições. O PES tinha a Liga dos Campeões mas até isso a EA Sports foi tirar (e talvez se tenha feito sentir no momento de compra). Ainda assim, PES 2019 conta com a Liga Portuguesa 100% oficializada, o que para o nosso mercado é um ponto favor. Contudo, não é concebível que muitos dos grandes emblemas do futebol mundial ainda não tenham licenças mas esta é um luta que não tem fim.

Por isso mesmo, e de forma inteligente e pensada, PES 2019 aposta no jogo verdadeiramente dito. Naquilo que se passa dentro das quatro linhas e o resultado é extremamente bom.

PES 2019 consegue recriar de forma exímias os movimentos dos atletas, oferecendo ao jogador uma experiência única com cada jogador. Sentimos verdadeiramente que estamos a controlar jogadores como Coutinho, De Bruyne ou Ozil pois estão bastante idênticos com aquilo que são capazes de fazer na realidade.

pes 2019

PES 2019 é indicado para quem procura uma experiência divertida e ao mesmo tempo séria de uma partida de futebol, onde a concretização de uma remate exterior ou de um passe em desmarcação oferece um sentimento muito recompensador ao jogador.

No que toca aos modos de jogo, PES 2019 não apresenta grandes novidades. Os três modos mais interessantes são o myClub, onde construímos a uma equipa a nossa medida e vamos tendo a possibilidade de contratar mais jogadores. Aqui, ao contrário do modo Ultimate Team em FIFA, a forma de adquirir novos jogadores está dependente de olheiros e agentes que nos vão dando sugestões de quem devemos contratar. É um modo interessante e que oferece uma experiência mais competitiva que os outros. Por sua vez, temos a Liga Master, o clássico modo onde assumimos o controlo do clube e acompanhamos a carreira de uma equipa a nossa escolha, desde as contratações, que estão bastante reais, até ao sistema táctico. Em Rumo ao Estrelato controlamos o nosso jogador previamente criado e acompanhamos o seu crescimento ao longo de várias épocas.

pes 2019

Tanto offline como online, PES 2019 é sempre uma experiência gratificante. É um título onde a frase “fácil de aprender, difícil de dominar” encaixa perfeitamente. Pessoalmente, tive vontade de experimentar dezenas de equipas poder aproveitar ao máximo todas as habilidades dos meus jogadores favoritos.

PES 2019 é um excelente jogo de futebol e recomendo a todos aqueles que jogaram ou ainda jogam esta franquia. Não é possível fazer comparar com FIFA, nem acho que seja sequer comparável, pois são franquias que visam chegar a jogadores distintos.

Pro Evolution Soccer 2019 é um jogo para um verdadeiro apreciador de futebol que procure uma experiência real e, acima de tudo, extremamente divertida.

Pro Evolution Soccer 2019
9 / 10 Pontuação
Resumo
Pro Evolution Soccer 2019 é um jogo para um verdadeiro apreciador de futebol que procure uma experiência real e que, acima, de tudo, extremamente divertida.
Rating9

Também te pode interessar