27 Out 2020
PS4

Análise – Minecraft Dungeons

Deixámos a picareta de lado e passamos para o género dungeon crawler no mais recente título da Mojang: Minecraft Dungeons. Vem conhecer a nossa opinião nesta mudança de direção na série de sucesso, Minecraft.

Vamos deixar já claro para todos vós: Minecraft Dungeons não é o que estão habituados a jogar no clássico Minecraft; as construções e recolha de recursos são completamente postas de parte e dão lugar a um género de jogo simples e divertido (especialmente com amigos) em que o objetivo final é atravessar um mapa, eliminando inimigos pelo caminho.

Um género familiar para alguns e uma boa aposta no universo Minecraft

O famoso género dungeon crawler que ficou imortalizado por jogos como Diablo chegou agora ao universo Minecraft sobre o nome Minecraft Dungeons.

Minecraft Dungeons é a experiência visual mais bonita de toda a série Minecraft e agora perguntam, como? Se o estilo artístico é pixel art de baixa resolução, como é que a Mojang deu a volta nesta nova entrega?

Minecraft Dungeons

A verdade é que visualmente está bastante bom para o estilo que vive e respira. Os reflexos, iluminações e efeitos visuais são super agradáveis de viver e os mapas que navegamos oferecem imensa diversidade de ambientes desde montanhas com lava, tempestades ou aldeias pacíficas (entre outros).

Como dissemos, a jogabilidade é diferente e agora as construções foram colocadas de parte e deram lugar a um arsenal de armas e magia que nos vão ajudar atravessar todas as dificuldades.

Começamos com uma simples espada e à medida que progredimos na história o nosso personagem vai evoluindo num sistema típico RPG, com evolução de níveis, armas e habilidades. Com esta progressão conseguem tornar-se cada vez mais fortes e mais depressa dizimar as forças inimigas.

Cabe depois a cada jogador adaptar o seu arsenal e habilidades à forma como gosta de jogar, não são assim tantas armas mas há entre as mais rápidas e com menos dano e o oposto bem como uma série de habilidades especiais que invocam amigos para nos ajudar ou até mesmo, ataques especiais.

Minecraft Dungeons
O número de inimigos ao mesmo tempo pode ser muito elevado

O arco é uma das armas mais usadas e ajuda a controlar no longo alcance as forças inimigas que nos rodeiam.

Uma história simples que passa para segundo plano

A narrativa é simples, o grande vilão Arch-Illager roubou uma orb do poder para usar, claro está, para o mal e cabe-nos a nós recuperar esta arma do mal. A história não é muito longa mas é o suficiente para se divertirem e quererem repetir os vários níveis existentes até porque vão desbloqueando novas dificuldades que se transformam em melhores recompensas para o nosso personagem.

Entre as cerca de oito horas que a campanha demora, esperem uma história simples e linear enquanto derrotam os vários inimigos na perseguição louca ao Arch-Illager.

Um jogo para todos e que é melhor acompanhado

O que mais vicia em jogar não é tanto a história que atravessamos mas sim o loot que vamos encontrando pelo meio da nossa aventura. É daqueles jogos que queremos visitar todos os cantos e abrir todos os cofres, evoluindo o personagem e armas pelo caminho.

Minecraft Dungeons

Para quem já conhece o género, não esperem algo de inovador ou completamente novo em Minecraft Dungeons, o jogo procura claramente manter as mecânicas simples e uma narrativa dedicada aos mais novos. Não quer dizer que os graúdos não se divirtam também mas sem dúvida divertem-se mais se jogarem na companhia dos mais novos.

Não é um jogo difícil de jogar, pelo contrário, jogando no nível normal de dificuldade, qualquer um consegue atravessar os vários níveis. Temos um ataque simples que é o mais usado e não há cá combinações complicadas, apenas outras armas como arco e flecha e as habilidades que estão de rápido. Existe ainda uma cambalhota que permite desviar dos ataques mais ferozes ou até mesmo como forma de chegar a áreas secretas dos níveis.

Se são fãs de jogos como Diablo então vão querer jogar Minecraft Dungeons, a um nível muito mais fácil e acessível e essencialmente obrigatório se tiverem com quem jogar. Infelizmente a componente online não é a melhor, faltando uma opção de encontro de jogos com desconhecidos. Ou jogam com um amigo a dividir o sofá, ou precisam de ter outro amigo com o jogo para o convidarem; não será possível jogar com desconhecidos o que é uma pena, uma vez que convidaria ainda mais a repetir os níveis.

É um bom passo noutra direção para a série Minecraft e até o seu preço é convidativo (pvp de 29,99€ a Hero Edition ou 19,99€ a edição standard) mas ao mesmo tempo é um jogo demasiado simples e que podia inovar ainda mais a série, quem sabe, numa próxima iteração.

Minecraft Dungeons
7 / 10 Pontuação
Rating7

Related posts