Mais um Forza de qualidade na Xbox One e PC.
É verdade que no que toca a exclusivos, a Microsoft está um pouco atrás da concorrência, mas o pouco que tem é bom. Forza Horizon 4 não foge à regra, e é mais um título de qualidade que vai dar boas horas de diversão aos fãs da companhia.

Desta vez o festival tem como cenário o Reino Unido, mostrando uma parte mais rural, baseada na Escócia. Podem esperar por enormes campos floridos, lagos, muros de pedra e cercas de madeira por toda a parte, o mais curioso é que são quase todos destrutíveis. Pareço um maluquinho a falar, mas é extremamente gratificante ver a madeira e as pedras a voarem por tudo o que é sítio. É uma área enorme e bastante bonita, em qualquer uma das estações. Sim, um dos grandes focos em Forza Horizon 4 são as mudanças de estação.
Forza Horizon 4 segue a mesma linha dos anteriores jogos da série. Horizon é um festival para amantes de desporto automóvel, onde podem participar numa série de eventos. Quando chegamos ao festival, somos apenas um desconhecido que se quer divertir, mas à medida que vamos participando em corridas e eventos, vamos ganhando fama até chegarmos ao estatuto de lenda. As primeiras horas de jogo são a explorar as diversas estações. À medida que vamos participando em eventos, vamos ganhando influência. Quando chegarmos a um certo patamar, qualificado-nos para a estação seguinte. Quando rodarmos todas as estações, o objectivo seguinte é qualificar para o festival em si, e ai começa a sério.

A parte introdutória serve não só para nos ambientarmos ao jogo, mas também para vermos cada uma das estações em acção, pois quando o jogo começa à séria, cada estação dura uma semana em tempo real. As diferenças vão para além do estético e muitos elementos do mapa são alterados. Por exemplo, os lagos no inverno congelam. Claro que chuva, neve e lama são elementos que vão ter influência na forma de como os carros se vão comportar. É fantástico jogar as mesmas provas em alturas diferentes do ano e sentir as diferenças, para não falar que é visualmente apelativo. O clima dinâmico é algo que já não é novidade, mas é sempre engraçado começar a chover do nada ou o sol se destapar a meio de uma corrida.

Graficamente Forza Horizon 4 é um luxo. Os carros são muito detalhados e os mapas têm montes de elementos que embelezam o mundo. Como referi acima, é fantástico ver pedras e madeira a saltar por tudo o que é sitio, deixar rastos das rodas em campos de flores e abrir caminhos por dentro de riachos. O único senão nos gráficos são os personagens, mas é um jogo de carros e não vamos ser picuinhas. E por falar em personagens, podemos personalizar o nosso. Existem uma série de modelos que podemos escolher a única coisa que podemos personalizar são as roupas, roupas essas que vamos desbloqueando à medida que vamos progredindo no jogo.

É difícil ficar aborrecido no festival, pois existe sempre algo para fazer. Existem vários tipos de eventos como corridas simples, drags, dirts e até mesmo showcases que se tratam de eventos especiais e quase todos muito “doidos”, envolvendo corridas contra comboios, hovercrafts gigantes e até mesmo showcases temáticos como é o exemplo de Halo, em que a pista fica decorada com veículos e elementos do cenário inspirados em Halo, banda sonora e até mesmo substituir o nosso habitual sistema de navegação pela Cortana. Para além dos eventos, existem coleccionáveis que se encontram espalhados por todo o mapa e consistem em partir placas, e os já clássicos “rumores” para irmos investigar.
Mas claro, que a nossa colecção principal é a de veículos. Existem centenas para coleccionar, das mais diversas marcas e estilos. Desportivos, offroads, bugies, Warthogs, a variedade é enorme e o catálogo vai continuar a aumentar à medida que vão saindo DLC’s. Podemos ir ao stand e comprar novos carros, mas também podemos receber novos por completar algumas provas ou por rodar a Horizon Wheelspin, que para além de carros também nos pode dar dinheiro e itens de personalização.
Outro ponto que a Playground Games e a Turn 10 Studios quiseram salientar nesta 4ª entrada da série, é o elemento co-op. O por norma, o mundo está cheio de drivatars dos nossos amigos, mas neste Forza Horizon 4 é possível que todos eles sejam substituídos por 72 jogadores reais no mesmo servidor, transformado o mundo do jogo num enorme hub onde dezenas de jogadores se podem juntar para competir ou simplesmente andar a passear em conjunto.

Não é uma grande inovação dentro do género, mas no geral, Forza Horizon 4 reúne todas as condições para ser um dos mais divertidos dentro do seu ramo. Tem conteúdo para dezenas de horas offline, e vai-se saber quantas mais online. É sem dúvida dos títulos mais bonitos dentro do género pela sua variedade de cenários, e é o jogo indicado interessante para quem prefere algo menos sério que Motorsport, mas não deixa de ser um jogo destinado a todos os géneros de jogadores. Mesmo que não sejam craques do desporto automóvel, o jogo deixa-vos moldar a dificuldade, tanto dos oponentes como da condução em si, claro que dando mais regalias monetárias a quem subir a parada.
Flávio Batista
Também te pode interessar
Próximos lançamentos
- 05 Fevereiro Song of Memories
- 06 Fevereiro Overkill's The Walking Dead
- 08 Fevereiro Monster Energy Supercross 2
- 15 Fevereiro Jump Force
- 15 Fevereiro Metro: Exodus
- 22 Fevereiro Anthem
- 22 Fevereiro Dirt Rally 2.0
A não perder
Playstation Plus de Fevereiro com grande novidades
Vários jogos de peso e aumento do espaço na cloud.
Streets of Rage 4 oficialmente confirmado
Streets of Rage está de volta! Streets of Rage 4 acabou de ser revelado através de um curto teaser e foi confirmado que o desenvolvimento está a cargo da Dotemu, os mesmos responsáveis por Windjammers 2. Vejam o primeiro teaser.
Últimas análises
- 8PontuaçãoNew Super Mario Bros. U Deluxe
- 8PontuaçãoCarcassonne
- 9PontuaçãoResident Evil 2
- 5PontuaçãoFitness Boxing
- 10PontuaçãoSuper Smash Bros. Ultimate