30 Ago 2018
Análises

Análise a Sonic Lost World Wii U

Sonic está de regresso, desta vez numa nova aventura em 3D, encontrando o seu lar exclusivamente nas consolas Nintendo Wii U e 3DS.
Podem ler a análise à versão 3DS aqui.
Numa parceria, anunciada no passado mês de Maio, a Sega concordou em trazer novos jogos de Sonic para as consolas da Nintendo.

Desde os primeiros vídeos, que mostraram este novo Sonic em acção, que a nossa expectativa se elevou. Era possível ver um jogo colorido e muito bonito, que à primeira vista tinha tudo para ser um enorme regresso de Sonic ao mundo 3D.
Por esta altura, estão curiosos em perceber ‘afinal o que se passou com o jogo’ para este não atingir aquilo que era expectável dele, mas já lá vamos.

[singlepic id=4942 w=620 h=340 float=center]

Sempre presente, ao longo da aventura, estão várias cinemáticas que nos tentam justificar a mudança entre as áreas de jogo. Um enredo simples, que faz aliar o nosso ouriço Azul, acompanhado do sempre fiel Tails, ao seu grande inimigo Dr Eggman, no combate contra um grupo de perigosos delinquentes chamados de Deadly Six!
Curiosamente, os mais atentos vão reparar, a culpa da desagradável situação até é do nosso personagem…

O jogo usufrui de uma bem cuidada e cativante componente visual, destacando-se a fluidez dos 60 frames por segundo em que todo o jogo se desenrola.
As cores vibrantes dos cenários e o seu estilo artístico no geral, fazem com que os nossos olhos fiquem agarrados ao ecrã, seja da TV ou do Gamepad da Wii U através da opção OffTv play.

Num primeiro contacto com o jogo, e pelos vídeos que circulam do mesmo, é possível perceber de imediato que a equipa da Sonic Team obteve inspiração de outros jogos da série, com uns toques de Mario Galaxy pelo meio.
Apesar de bastante linear, é possível andar a explorar um pouco em alguns dos níveis. Há ainda várias missões a realizar, seja apanhar um numero determinado de anéis ou eliminar inimigos de formas específicas, e também lutas contras os mauzões dos Deadly Six.

[singlepic id=4941 w=620 h=340 float=center]

É possível jogarem Sonic Lost World em modo cooperativo, podendo o segundo jogador utilizar um veículo telecomandado (alguns podem ser obtidos através da versão 3DS do jogo) para ajudar a matar os inimigos, ou em modo de corrida.
Para os amantes das SpeedRuns o modo Time Atack está incluído e podem sempre dar uso ao MiiVerse para partilharem os vossos tempos.

Mas qual é afinal o problema com o jogo? O problema aqui não foi a falta de inspiração nem a falta de ideias, simplesmente há uma falha no modo como foram estruturados vários dos níveis presentes em Lost World.
Não há uma curva de aprendizagem organizada e parece que, tirando o facto de manterem a temática da zona de níveis em que estão, alguém se enganou a colocar a sua ordem.

Como estamos perante um jogo de plataformas, pelo menos nesse aspecto a equipa não falhou. A mecânica e movimentação da nossa personagem é aquilo a que eu gosto de chamar “apertada”, não dando muita margem para erros e quando dominada consegue divertir apenas com, por exemplo, uma speedrun pelo jogo.
As plataformas e ângulos de jogo variam muitas vezes, até mesmo durante o mesmo nível, provocando por vezes alguma distracção.
Estão também disponíveis algumas mecânicas de Sonic Colors, com os items especiais a proporcionarem poderes diversos à nossa personagem, oferecendo assim um maior número de possibilidades à sua jogabilidade normal.

[singlepic id=4940 w=620 h=340 float=center]

Estamos perante um jogo bom, difícil em algumas partes, frustrante noutras tantas, mas que deixava antever algo mais.
Após um excelente jogo de Sonic, em Generations, esperava mais deste título, muito mais de facto.
Ficamos com a certeza que a Sonic Team tem aqui uma boa base para a evolução do uso de Sonic nos mundos 3D e que na próxima vez a consigam aproveitar.
Permaneço novamente à espera de um dia ser surpreendido por outro regresso em grande do ouriço Azul.

Nota do editor: Jogo também testado com a actualização de lançamento.

Podem adquirir este jogo na Nintendo eShop ou na sua versão física: Sonic Lost World Deadly Six Edition (por 42,99€ ao momento desta análise) aqui.

Também te pode interessar