24 Jan 2021
PS4

Evento DRIVECLUB

Esta semana passada tivemos o prazer de estar presentes no evento da Sony, no LX Factory, que contou com a presença de Ben Gouldstone.

Ben Gouldstone, Senior Game Designer da Evolution Studios esteve no LX Factory para nos apresentar um pouco mais de DRIVECLUB. Durante a apresentação, o produtor mostrou-nos, em primeira mão, os elementos chave do jogo e também falar um pouco das intenções do jogo.

Como falámos na nossa antevisão, DRIVECLUB visa ser um jogo que faz a ligação entre o jogo de corridas estilo arcada e estilo simulação. Ben reforçou a ideia de que o jogo visa agradar quem procura um jogo de corridas mais casual ou até mesmo a quem procura dedicar o seu tempo a dominar todas as pistas, tendo o melhor tempo na mesma.

A produtora diz que a partir do dia de lançamento, toda a evolução do jogo vai depender do feedback da comunidade. Por isso se quiserem podem contactar a equipa pelo seu Facebook, Twitter e Site para falarem de qualquer coisa que gostariam de trazer de novo ao jogo. O vosso feedback importa!

Houve uns factores que nos preocupámos em esclarecer relativamente ao jogo, visto que não tivemos tempo para tudo na Gamescom, então aproveitámos para falar com o produtor.  O primeiro era referente à Season Pass do jogo, que confirma conteúdos extras programados até Junho de 2015, tendo uma variedade de carros, pistas, eventos e personalizações disponíveis mensalmente, contudo, quem não aderir ao Season Pass também terá direito a uns extras, como carros e pistas. Perguntámos também acerca da exclusividade com volantes da Thrustmaster, ao qual parece ser apenas de lançamento, deixando a possibilidade de haver novas novas adições à lista de periféricos suportados. Por fim, e talvez a que nos “aliviou” mais, foi relativamente ao fast reset que o jogo tem quando um jogador sai da pista. Esta função tornava-se incomodativa para os jogadores que faziam oversteer e understeer (fazer a curva mais por dentro, ou mais por fora), mas é uma opção que o jogador pode remover.

[display_video youtube=TLmjIcgQsvQ]

Depois da apresentação pudémos ter uma conversa a sós com Ben Gouldstone, e eis as suas respostas:

ENE3: Se pudessem descrever o jogo numa palavra, qual seria?
Ben Gouldstone: Eu teria de dizer “inclusivo”, pois DRIVECLUB é para todo o tipo de amantes de jogos de corrida, e nós começamos a ver isso até no estúdio, onde temos uma pessoa a fazer time trials, outro a fazer drifts, um só faz corridas e só joga de vez em quando.

ENE3: O que esperam que as pessoas encontrem em DRIVECLUB?
BG: Como já tinha dito, esperamos que as pessoas encontrem o seu “click” no que toca a jogos de corridas. Nós fizemos o jogo para os jogadores e a partir daqui ele vai estar em constante evolução, conforme o feedback das pessoas. Nós damos as ferramentas base, e o jogador agora diz-nos o que eles querem mais.

ENE3: Qual é o pedido mais comum que têm recebido da comunidade até agora?
BG: Creio que seja uma combinação do Photo Mode e as personalizações do tempo. O tempo tinha um conceito gigante, e há um ano quando o anunciámos e mostrámos o ciclo dia e noite as pessoas perguntaram se iríamos ter tempo personalizável. Foi aí que decidimos que o iríamos fazer e daí o jogo ter sido adiado. Relativamente ao Photo Mode, imensas pessoas nos disseram que o jogo tinha um aspecto fantástico, e queriam saber se poderiam tirar fotografias dentro do mesmo. Respondemos positivamente, e é por isso que estes dois elementos estão no topo da nossa lista. Resume-se tudo a isto, a ouvir e reagir a este feedback da comunidade.

ENE3: Tal como em InFamous: Second Son e The Last of Us Remastered, será que podemos prever um concurso do Photo Mode?
BG: Nesta altura ainda não sabemos. De momento queremos trazer o jogo às mãos dos jogadores, e como o jogo se baseia no feedback dos mesmos, esperamos ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o Photo Mode. Mal este elemento seja implementado, os jogadores irão andar a testar e a brincar com o Photo Mode de modo a tirarem a melhor fotografia, e se nessa altura o feedback for positivo, poderemos vir a ter um concurso.

ENE3: O estúdio planeia fazer eventos online com a comunidade?
BG: Novamente, tudo se resume à comunidade e a perguntas como essas que eles nos possam fazer. Neste momento o que queremos fazer é por o jogo na mão das pessoas, ver o que elas gostam de fazer, que pistas preferem, qual o seu carro favorito e depois começamos a ouvir as perguntas mais frequentes, de modo a podermos evoluir o jogo conforme a comunidade nos dá feedback.

ENE3: Qual o vosso maior medo?
BG: Suponho que o meu maior medo seja que as pessoas não se envolvam na comunidade, mas acho que isso não é possível, visto haver tanto em DRIVECLUB que possa agradar os jogadores. Teremos a versão PS Plus, que as pessoas podem descarregar e jogar, teremos o update da versão PS Plus, que tem um preço bastante bom, vamos ter conteúdo extra constantemente a sair. Mesmo que pareça um medo, eu não o consigo ver a acontecer.

ENE3: Que carro, que não está no jogo, é que gostarias de ver implementado?
BG: Essa pergunta é difícil de responder, visto que sou muito virado para carros clássicos. Se tivesse de escolher, talvez iria pelo Aston Martin DB5, primeiro por ser um clássico e segundo pela associação ao James Bond. Eu sendo britânico tenho de adorar James Bond. Mas o problema é que se esse carro estivesse no jogo, eu provavelmente ficaria horas e horas a tirar fotografias ao carro.

ENE3: Que mensagem quer deixar à Comunidade Gamer Portuguesa?
BG: DRIVECLUB irá estar disponível a partir de 8 de Outubro, sendo apenas o início de muitos planos que temos pela frente e gostaríamos que se envolvessem no jogo. Esperamos que gostem daquilo que produzimos até agora e estaremos sempre abertos para opiniões e sugestões que queiram dar sobre o jogo.

A ENE3 agradece à Sony Portugal por nos ter dado a oportunidade de estar presente no LX Factory para esta apresentação do DRIVECLUB, e também a Ben Gouldstone e à equipa da Evolution Studios pela entrevista relaxada que tivemos.

Se têm interesse em DRIVECLUB, podem encontrá-lo no site dos nossos parceiros da GamingReplay.

Related posts