Obscuria é outro dos finalistas dos Prémios PlayStation e tivemos oportunidade de falar com os produtores.

Durante o Lisboa Games Week 2017 tivemos a oportunidade de falar com o Edgar Ferreira, Game Artist do Obscuria, um jogo produzido no âmbito do ensino do curso de videojogos da IPL – Instituto Politécnico de Leiria.

A Insiduos, conseguiu chegar aos dez finalistas dos Prémios PlayStation, e como tal tiveram a demonstrar o seu jogo durante o evento.

A equipa do Foxbyte aproveitou a oportunidade e teve uns minutos para fazer umas quantas perguntas relativamente ao jogo, à indústria e à produção de videojogos no âmbito do ensino.

Obscuria é um jogo de ação/aventura, sendo algumas das suas principais características:

  • Personagem voadora – o jogador pode voar livremente pelos níveis, não sendo limitado a andar e saltar, deve evitar tocar em paredes e tudo o que seja obstáculos pois dão dano ao personagem.
  • Sistema de Boosts – utilidades que serão adquiridas ao longo do jogo, boosts usam uma barra de stamina e podem dar várias utilidades como criar um foco de luz, aumentar a velocidade do personagem ou aumentar a velocidade de disparo
  • PowerUps – vários power-ups serão desbloqueados ao longo do jogo, dando a possibilidade de o jogador superar variados obstáculos e inimigos, cada um com duas fases de poder, dando a escolha ao jogador de esperar pela segunda fase para um efeito mais poderoso ou um efeito mais básico mas mais rápido
  • Bosses colossais – onde o jogador poderá testar as suas habilidades para superar monstros mais de 10 vezes o seu tamanho
  • Vários modos de jogostory mode, infinite mode & níveis de co-op local.
  • Ambientes atmosféricos – níveis que o jogador poderá explorar, com um grafismo cheio de contrastes e silhuetas, onde luz e escuridão se complementam.

Para além de ter sido selecionado para os 10 finalistas dos Prémios PlayStation, ganhou mais uma distinção recentemente, desta vez internacional.

Na última edição do Gamedev Camp, dois dos títulos provenientes do GameNestObscuria, juntamente com o In Light, foram selecionados para os 4 finalistas do Nordic Game Discovery Contest.

No final, um painel constituído por cinco júris internacionais, distinguiu Obscuria, que vai agora representar Portugal, em Malmö, na Suécia, em Maio do próximo ano. In Light também foi galardoado como sendo, “the most original gameplay“.