Vikings no espaço, deuses, álcool e armas… /topic

Os videojogos em Portugal estão cada vez mais a ter mais impacto. Basta ler a minha análise a estes últimos cinco anos, para perceber que todas as vertentes têm evoluído.

Com isto, os alunos do curso de videojogos do Instituto Politécnico de Leiria começam a mostrar as suas capacidades, em modo de preparação para os Prémios PlayStation 2017, que irão decorrer no Lisboa Games Week, entre os dias 16 e 19 de Novembro.

O primeiro que temos para vos mostrar é do estúdio independente Pink Dogs, que está desenvolver o seu primeiro título para PlayStation 4, e PCBifrost Spire. Um twin-stick shooter sobre vikings na sua missão de subir a Bifrost Spire de modo a tornarem-se os deuses de Valhalla.

A equipa da Pink Dogs é constituída por quatro elementos – Luis Monteiro, o programador, João Inez, o game designer, Wendy Agostinho, a artista e o Ruben Teixeira, o artista 3D. A produção conta com os apoios da ESTG – Jogos Digitais e Multimédia, o programa GameNest e a iniciativa PlayStation First.

Bifrost Spire é um twin-stick shooter com um ambiente bullet-hell, que segue um grupo de vikings intergaláticos na sua aventura em busca de álcool, batalha, tesouro e glória, mas mais importante que isso é a conquista do topo da lendária Bifrost Spire, para se tornarem Deuses de Valhalla.

O jogo possui um modo co-op local até 4 jogadores e dezenas de armas e habilidades. Todas as divisões são geradas proceduralmente e compostas por salas criadas pelos deuses mais bárbaros, que irão desafiar os vikings mais veteranos (sim, os programadores estão a desafiar-vos).

Algumas das principais características que poderemos encontrar em Bifrost Spire serão:

  • Couch co-op – o foco principal do jogo que suportará até quatro jogadores locais, incentivando a cooperação e a competitividade entre os jogadores.
  • Níveis gerados proceduralmente com diferentes elementos baseados na mitologia nórdica.
  • Os jogadores dispõem de dezenas de armas e habilidades que podem usar contra os inimigos ou auxiliar aliados.
  • Um ritmo de jogo acelerado e caótico
  • Uma variedade de inimigos desafiantes

O jogo ainda está em produção, mas já temos alguns elementos visuais ao nosso dispor. Segundo a página do jogo no IGDB, o jogo está previsto ser lançado na primavera de 2019.