15 Abr 2021
Xbox One

Siri irá ter concorrência da Cortana

cortanaApesar de a Microsoft ter uma linha de smartphones e tentar competir com a Apple, ainda lhe falta uma função como a Siri.

Mas isso parece ir mudar e a Microsoft escolheu um nome com força e personalidade para este seu serviço, a Cortana, personagem da saga Halo.

Para quem não sabe, dentro do universo Halo, a Cortana é uma Inteligência Artificial (I.A.) com a voz e presença física de uma mulher, que acompanha o jogador durante a campanha do jogo.

Tal como no jogo, a Cortana na sua versão de app para Windows Phone, Windows 8 e Xbox One, será uma I.A. com acesso a um conjunto vasto de informação e com a capacidade de “aprender”, graças à sua ligação com a plataforma Satori, a qual está na base do motor de busca Bing.

O objectivo não é criar apenas uma app, estilo o Siri, mas sim o de criar uma maior integração com o sistema, sendo uma parte fulcral do sistema de interface de dispositivos Windows Phone, Windows 8 e Xbox One. Segundo Ballmer, este projecto será algo revolucionário:

“Our UI will be deeply personalized, based on the advanced, almost magical, intelligence in our cloud that learns more and more over time about people and the world. Our shell will natively support all of our essential services, and will be great at responding seamlessly to what people ask for, and even anticipating what they need before they ask for it.”

No entanto, não esperem ver este interface tão cedo, sendo que altos responsáveis da Microsoft afirmaram que este projecto estará disponível apensa entre 2014 e 2016, isto porque a Microsoft prefere aguardar até ter algo revolucionário, em vez de evolucionário.

Related posts