18 Jan 2021
Xbox One

Mais detalhes do hardware da Xbox One

Xbox OneHoje foi realizada uma conferência sobre hardware, a Hot Chips 25, onde finalmente foi explicado com mais detalhe o hardware da consola. O site SemiAccurate tem as primeiras fotos de slides desta apresentação e já podemos começar a ter uma melhor ideia do que foi falado. No entanto, por causa da qualidade limitada das imagens, alguns dados não podem ser lidos correctamente. Por enquanto fica esta breve análise ao que foi mostrado.

[singlepic id=4235 w=600 h=520 float=center]

Neste primeiro slide temos um conjunto de dados gerais do SoC (System on a Chip). Como podem ver, o SoC tem 363mm2, feito no processo de fabrico de 28nm HPM (High Performance Mobile) da TSMC. A primeira duvida começa quando vemos o valor total da memória dentro do chip, o que leva a considerar que foi tido praticamente tudo em conta, sejam os 32MB de ESRAM, os 4MB de cache L2  e os 32+32KB de cache L1dos 8 núcleos do Jaguar e provavelmente, também a cache do GPU, do sistema de som e outros chips. Por fim, temos a referência ao sistema de poupança de energia Power Islands, desenvolvido especificamente para SoCs.

 

[singlepic id=4234 w=600 h=530 float=center]

Neste segundo slide, temos o esquema do sistema da consola, com os diversos interfaces entre os vários componentes da consola. Pelo que se pode ver teremos uma ligação HDMI, duas ligações bidireccionais WiFi com interface USB para os comandos e por fim, temos uma ligação USB para o Kinect.
A parte mais curiosa deste slide é a existência de 8GB de memória flash no sistema, o que poderá indicar um sistema de cache para o HDD, de forma a acelerar o acesso e transferência de dados. Se esta memória tiver mesmo esta função, irá significar que a consola vai ter desempenho relativamente próximo do de um SSD.
Parte do slide não é perfeitamente legível, por isso teremos de esperar por imagens de melhor qualidade para poder analisar melhor o sistema.

Neste dois slide seguintes, temos muita informação sobre o esquema interno do sistema e sobre o GPU, mas mais uma vez a qualidade de imagem limita o que podemos ver, pelo que teremos de espera por informação mais concreta. No entanto, podemos ver que foi contabilizado um total de 15 chips dentro do SoC. Será de ter em conta que nestas contas, foram usado todos os chips dentro do SoC, incluindo os que estão normalmente dentro dos GPUs da AMD para descodificação e codificação especificas de video.

[singlepic id=4233 w=600 h=541 float=center]

[singlepic id=4232 w=600 h=507 float=center]

Por fim, temos o slide de apresentação do sistema de audio, que parece ser bastante avançado e poderoso. Com uma capacidade computacional de 15.4GFLOPS, é superior a um único núcleo do Jaguar.

[singlepic id=4231 w=600 h=512 float=center]

Related posts