20130514-XBOX-ONE-TEARDOWN-015Após rumores de um aumento de velocidade da velocidade do GPU da Xbox One, hoje o director do projecto Xbox OneMarc Whitten, confirmou o aumento de velocidade.

Durante o podcast do Major NelsonMarc Whitten confirmou que a velocidade do GPU da Xbox One passou a ser de 853Mhz, graças a alguma margem de manobra na produção da consola e na capacidade de dissipação térmica desta.

This is the time when we’ve gone from the theory of how the hardware works – what we think the yield is going to look like, what is the thermal envelope, how do things come together – to actually having it in our hands. That’s the time when you really start tweaking the knobs. Either your theory was dead on or you were too conservative or you were a little too aggressive. And an example of that is we’ve tweaked up the clock speed on our GPU, from 800 MHz to 853 MHz. Just an example of how you really start landing the program as you get closer to launch.

Isto significa que a consola tem um aumento de desempenho de 6.6%. Para quem leu o nosso artigo de comparação entre a Playstation 4 e a Xbox One, sabe que apresentamos dados baseados numa velocidade de GPU de 800MHz. Com este aumento de velocidade a Xbox One passa de 1.23 TFLOPs de peak shader throughput, para 1.31TFLOPS. A nível de pixel fill rate, passa de 12.8 Gpixels/sec, para 13.65 Gpixels/sec e a nível de texture fill rate, passa de 38.4 Gtexels/sec, para 40.9 Gtexels/sec.

No entanto, estes valores ainda ficam um pouco longe do que a Playstation 4 consegue fazer, pois esta consegue um peak shader throughput de 1.84 TFLOPS, um pixel fill rate de 25.6 Gpixels/sec e um texture fill rate de 57.6 Gtexels/sec.

Também foi confirmado que houve uma alteração das drivers do GPU, de forma a optimizar a 100% para a Xbox One.

 This is the time where developers have the final dev kits in their hands and are really working closely with us on how things have come together. Since E3, an example is we’ve dropped in what we internally call our ‘mono driver.’ It’s our graphics driver that really is 100% optimized for the Xbox One hardware.

Com estas melhorias,  podemos esperar um aumento da qualidade gráfica da consola, colocando um pouco mais próxima do desempenho da Playstation 4.