É a terceira instituição em Portugal a aderir à iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos nas instituições de ensino portuguesas.

A PlayStation anuncia o arranque do programa PlayStation First no IADE-Universidade Europeia, permitindo que os alunos da licenciatura em Games and Apps Development desenvolvam conteúdos para as plataformas da PlayStation, já a partir do próximo ano letivo.

O programa PlayStation First vai estar disponível principalmente, mas não exclusivamente, para os estudantes do terceiro ano da licenciatura, uma vez que é nesta fase do curso que os alunos se encontram melhor preparados para explorar as ferramentas oficiais de desenvolvimento de jogos para a PlayStation 4.

De acordo com Manuel Menezes de Sequeira, coordenador da licenciatura em Games and Apps Development, a integração do IADE no programa PlayStation First vem reforçar ainda mais a reputação de um curso de desenvolvimento de videojogos de características únicas em Portugal. “Os estudantes de Games and Apps Development vão passar a ter a possibilidade de desenvolver jogos para a PlayStation 4, o que lhes vai proporcionar uma experiência de enorme valor no mercado de trabalho e também condições ideais para concorrer aos Prémios PlayStation. Com esta parceria, não tenho dúvidas que da nossa licenciatura vão sair algumas das futuras estrelas do desenvolvimento de videojogos”, afirmou.

A licenciatura em Games and Apps Development é lecionada inteiramente em inglês e pressupõe, desde o primeiro ao último semestre, a realização de projetos por equipas interdisciplinares de estudantes – com feedback regular de membros da indústria dos videojogos -, incluindo um semestre internacional na Media Design School, na Nova Zelândia.

O PlayStation First já deu os primeiros passos em Portugal, neste ano letivo, com a participação da ETIC e do Instituto Politécnico de Leiria, tendo já alguns anos de avanço noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália.

Esta iniciativa está integrada no programa PlayStation Talents, que conta com cinco áreas de atuação distintas:

  • PlayStation Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da criação de ideias para criar um videojogo.
  • PlayStation First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation.
  • Prémios PlayStation: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Neste momento, o projeto vencedor da 1ª edição, Strikers Edge, está a ser desenvolvido para a PlayStation 4.
  • Games Camp: na Factoría Cultural do Matadero de Madrid, numa incubadora de indústrias criativas, estão integradas cinco equipas às quais foram fornecidos kits de desenvolvimento para a PlayStation 4, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento de cada jogo. O objetivo é publicar anualmente cinco títulos para a PlayStation 4.
  • PlayStation Alianças: nesta área a PlayStation trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PlayStation 4.