27 Ago 2018
Indústria

Bleszinksi vê modelo E3 como antiquado

O criativo que, recentemente anunciou o seu novo projecto, falou numa entrevista sobre o seu período ‘sabático’ e é da opinião que o modelo do evento E3 tem os dias contados.

Contextualizado com as conclusões que  o referido período permitiu tirar sobre alguns aspectos da indústria ‘vendo de fora’, Cliff afirmou que: “Não ter projectos para promover ou tarefas agendadas, permitiu-me dar um passo a trás e olhar para as coisas com mais objectividade. Eu fui à E3 mas vejo todo o evento, em suma, uma grande perda de dinheiro. É um modelo que eventualmente irá morrer. Eu vejo produtores a esfolarem-se para apresentar as demos em palco e acho a relevância disso nos tempos de hoje é um tema que deveria ser discutido”.

Entre outros tópicos que Bleszinksi abordou, o criativo considerou Hearthstone como o cume do design de videojogos por ser fácil de aprender mas que requer uma ‘vida inteira’ para dominar, fazendo uma comparação deste com xadrez.

Sendo o novo projecto de Cliff um free-to-play, este mencionou alguns modelos e ideias a seguir como exemplo: “Não gosto do modelo free-to-play dos jogos facebook. Eu quero conseguir fazer um pay-for-variety. Uma das razões pela qual os jogadores adoram League of Legends é porque pagamos para os heróis e pagamos para as skins. Ou Team Fortress ou Conter Strike: Go, onde é fascinante o que fazem com as skins de armas. É ainda um jogo intocável”, continuando: “É como a designação ‘open-world’. Que tipo de open-world? Estamos a falar de GTA, Fallout, Skyrim? Free-to-play de Candy Crush é completamente diferente de free-to-play de Dota 2, que por sua vez é completamente diferente do modelo de skins de CS“.

Cliff concluiu dizendo que: “Ainda estamos a ver que modelo final vamos adoptar mas o nosso objectivo é que tenha o mínimo de impacto possível na vitória ou derrota de um jogador. O meu objectivo é fazer alguém que não gastou um cêntimo no jogo possa ainda assim derrotar alguém que já tenha gasto $100 nele”.

Também te pode interessar