01 Set 2018
Artigos

Pontapé de Saída – 2ª Liga NOS PlayStation

Deu-se ontem, 2 de Fevereiro de 2017, o pontapé de saída para a 2ª edição da Liga NOS Playstation, na sala IMAX do Centro Comercial Colombo, um evento que contou com algumas caras conhecidas nacional e internacionalmente.

Um evento organizado pela NOS, em parceria com a PlayStation, que convidou algumas figuras públicas e ex-jogadores, como por exemplo Simão Sabrosa, Jorge Andrade, Quimbé e até mesmo Os Anjos (Nélson Rosado e Sérgio Rosado), entre outros, para um torneio simbólico com direito a uma PS4 Slim Glacier White e 1 ano de subscrição PlayStation Plus para o vencedor.
Numa final disputada entre Quimbé e Rui Porto Nunes, o grande vencedor foi Quimbé por 3-1, numa partida que teve como equipas escolhidas, Benfica e Benfica.

Encontrado o vencedor, num momento mais descontraído, tivemos direito ainda a mais um jogo, entre o vencedor deste torneio contra o vencedor da Liga NOS PlayStation do ano passado, defrontando-se assim Quimbé e Nuno Barateli. Após algumas apostas e até mesmo um handycap atribuído a Quimbé (aos 0-3 o jogo encontrava-se empatado), terminou mesmo com esse resultado, um empate outra vez entre Benfica e Benfica (Quimbé 0 – 3 Nuno Barateli), em um jogo tranquilamente controlado por Nuno Barateli, a mostrar as habilidades com que ganhou a liga do ano passado.

 

Tivemos ainda a oportunidade de falar com Luís Bento, o responsável pela Liga Oficial PlayStation, e fazer algumas perguntas.

 

Foxbyte: Como tem sido a evolução da Liga Oficial PlayStation e a adesão do público?

Luis Bento: Estamos muito contentes com o resultado do projecto, a Liga Oficial PlayStation já tem os seus 2 anos. Desde o início começámos com torneios para vários jogos, sabendo que o FIFA acaba por ser o jogo mais jogado em Portugal, criámos esta parceria com a NOS no ano passado para um torneio especial dentro da plataforma totalmente dedicada ao mundo do futebol. Correu muito bem o ano passado e ficámos, tanto a NOS como a PlayStation, muito contentes com os resultados. Conseguimos cerca de 2750 jogadores inscritos nessa primeira edição e decidimos repetir este ano com o novo FIFA, FIFA 17, numa altura que a Liga Oficial PlayStation no seu todo já tem cerca de 11 000 jogadores a jogar online e esperamos agora grandes coisas desta segunda edição. Introduzimos também algumas novidades em relação ao ano passado. No ano passado a mecânica era, jogavam online durante alguns meses para se classificarem para uma final presencial aqui, na sala IMAX do Centro Comercial Colombo.

 

FB: A tal situação de ganhar pontos, certo?

LB: Exacto. Este ano é mais ou menos assim mas introduzimos mais 2 eventos presenciais pelo meio. Portanto, no fundo, há duas meias finais de fase online, os melhores classificados vão a uma final presencial, aí apuram-se 9 clubes, depois volta nova fase online e apuram-se os representantes dos outros 9 clubes. Depois, os 18 jogadores juntam-se aqui, na sala IMAX, no dia 3 de Junho para jogarem a final, cada um equipado a rigor com a camisola oficial do clube que vêm representar, com prémios tanto da parte da PlayStation como da parte da NOS. O grande vencedor terá direito a 500€ de saldo na PlayStation Store, 1 ano de subscrição de PlayStation Plus, 1 ano de Fibra NOS (com instalação e 1 ano de internet grátis) e também, muito importante, 2 bilhetes para cada jogo em casa do clube que escolher (não precisa ser o clube que representou) na temporada seguinte da Liga NOS. Portanto, pode ir ao futebol real através da PlayStation.

 

FB: Sim, acrescenta uma dinâmica diferente. Quais são as dificuldades em organizar um evento destes em Portugal?

LB: Dificuldades com um jogo destes acaba por não ser tão difícil porque afinal é um dos jogos mais jogados e o futebol é algo que agrada a toda a gente e encontrámos aqui uma óptima sinergia. Temos de um lado o líder do mercado de videojogos e do outro lado o líder de internet e grande responsável, grande patrocinador, da Liga NOS do futebol real. Portanto, achamos que encontrámos aqui o parceiro perfeito. Por outro lado quando adicionamos o factor de termos a final jogada no maior ecrã de cinema do país, achamos que cozinhou-se aqui qualquer coisa muito boa. (risos)

 

FB: Sim, as pecinhas juntaram-se todas. E agora nesta segunda liga, focaram-se mais uma vez no FIFA, tem algo a acrescentar sobre os outros jogos?

LB: Nesta segunda edição da Liga NOS voltámos a focar-nos no FIFA, que já era o jogo da liga anterior, é importante destacar se calhar que a Liga NOS PlayStation é um torneio, muito importante, mas um torneio dentro da plataforma mais vasta da Liga Oficial PlayStation, onde há torneios para vários jogos. Não só para o FIFA, mas dentro do futebol também para o Pro Evolution Soccer, jogos de luta, jogos de guerra como por exemplo o Call of Duty, outros jogos online como o Rocket League, que acaba por ser futebol mas jogado com carros. (risos)
Tentamos proporcionar experiências para todas as grandes comunidades de jogadores.

 

FB: Quais são os objectivos para o futuro da Liga Oficial PlayStation em Portugal? Talvez levar a competição a nível internacional?

LB: Sim, já tivemos uma primeira experiência, uma primeira final internacional que se jogou o ano passado aqui em Lisboa, onde trouxemos alguns dos melhores jogadores de Espanha aqui para competirem com os melhores jogadores de Portugal, em vários dos jogos a que damos suporte na plataforma, e este ano vamos repetir essa experiência mas ampliámos tudo um bocadinho. O ano passado foi jogado num espaço fechado aqui em Lisboa, este ano a final internacional vai ser jogada em Março, vão ser as finais da temporada atual da Liga Oficial Playstation e vai incluir os melhores jogadores de Portugal, de Espanha e de França e juntam-se todos num cruzeiro no Mediterrânico. Portanto, toda a gente vai durante uma semana desfrutar de um cruzeiro, através do nosso parceiro que é a Pullmantur, vão estar a bordo do cruzeiro, vão disputar-se todas as eliminatórias durante essa semana e encontrar-se aí os vários vencedores das várias competições.

 

FB: Já existem casos de jogadores a tornarem-se profissionais, que começaram a “carreira” aqui na Liga?

LB: Alguns dos jogadores que participam na Liga Oficial Playstation, foram encontrando patrocinadores após o seu início na Liga, alguns já tinham patrocinadores quando cá chegaram, há sempre gente que vai mudando de equipas, etc. Mas sim, temos a noção que ao proporcionar esta experiência aos jogadores, também se abre a porta a patrocínios de outras marcas.

 

FB: E agora só para terminar, o FIFA, é só aqui para a organização da Liga ou também é um “gamer” aficionado?

LB: Eu pessoalmente? (risos) Pessoalmente já joguei mais e com o nível que vejo aqui já não me atrevo. Jogo às vezes contra a Playstation ou no Online contra desconhecidos em casa, mas num nível bastante mais baixo do que os jogadores que vejo aqui.
O que é óptimo na Liga Oficial Playstation é que no fundo acabamos por oferecer competições para todo o tipo de jogadores. Há um sistema de matchmaking online onde a plataforma vai emparelhar o jogador, dependendo dos seus resultados, dos pontos que vai conseguindo, com jogadores que estejam mais ou menos ao mesmo nível, portanto acabamos por ter competições para todo o tipo de jogadores.

 

FB: Muito obrigado pelas palavras, até breve.

LB: Obrigado eu, prazer.

 

E foi assim, mais um evento Playstation, com direito e pipocas e tudo, na maior sala de cinema em Portugal. É de louvar iniciativas destas em Portugal, numa indústria que está cada vez mais em ascensão e não podemos acabar sem deixar um agradecimento à Sony pelo convite.

Mais informações sobre a Liga Playstation visite o site aqui.
Fica aqui a cobertura da raposa, mais fotos na galeria.

 

Também te pode interessar