Por detrás dos mapas da série de Call of Duty Zombies existe uma grande estória por contar.

Estória essa que quando junta os acontecimentos de todos os mapas cronologicamente, e não por ordem de lançamento, revela uma narrativa profunda e cheia de informação.

Estamos em 1939, o mundo é ameaçado por uma segunda guerra mundial, e Dr. Ludvig Maxis forma um grupo de cientistas, denominado Group 935, para estudar o comportamento e funcionamento de um, recém descoberto elemento misterioso, o Element 115. Dr. Maxis convida Dr. Edward Richtofen a integrar o grupo como seu ajudante principal. Com o decorrer da guerra o objetivo do grupo muda ligeiramente, e este começa a utilizar o elemento na criação de armas para o projeto Wunderwaffe, de modo a ajudar a Axis Alliance a ganhar a guerra. Dr. Maxis esperava que, após a guerra, o grupo pudesse voltar a estudar o elemento como planeavam inicialmente.

Der Riese – Baixa Silésia, Polónia.

Após a descoberta de uma grande quantidade de Element 115 em meteoros, Maxis começa a produção de um dispositivo que permite o teletransporte, conhecido como MDT, contudo os seus esforços foram sempre em vão, visto ter falhado a maioria dos testes com o mesmo. Richtofen consegue finalmente teletransportar uma noz de um MDT para outro, e enquanto que o acontecimento deveria ser visto como um grande avanço por parte do grupo, Maxis critica a equipa, o que leva Richtofen a crer que Maxis quer o mérito das descobertas exclusivamente para ele. Apesar das criticas, Richtofen continuou o desenvolvimento do MDT, e até se voluntariou para ser a cobaia nos testes. Mas, em vez de aparecer no outro dispositivo, Richtofen aparece numa catacumba na Lua onde se depara com uma pirâmide conhecida por MPD. Após tocar no aparelho, Richtofen começa a ouvir vozes e contraí esquizofrenia, e tudo isto acontece antes de ser teletransportado outra vez aparecendo num santuário nos Himalaias conhecido como Shangri-La, onde descobriu uma fonte de energia misteriosa, chamada Vril.

Richtofen volta a Der Riese, onde dá a conhecer aos membros do grupo sobre o MPD e o Vril. Com esta nova informação, o grupo parte para Eagle’s Nest onde começa a reunir os materiais necessários para construir a Griffin Station, uma base ultra secreta na lua para poder estudar melhor o aparelho, pois Richtofen acredita que este serve como uma porta para o Agartha. Richtofen junta-se a Maxis, pedindo-lhe ajuda para criar armas, utilizando o Element 115. Maxis utiliza um esquema criado pela Division 9 e cria a Ray Gun, enquanto que Richtofen cria de raiz a Wunderwaffe DG-2, uma arma tão poderosa que Maxis decide não a produzir em massa.

Enquanto outras instalações do Group 935 criavam armas como o Quantum Entanglement Device e a Ray Gun de segunda geração (Porter’s X2 Ray Gun), Maxis focou a sua atenção nos dispositivos de teleportação de massa, na esperança de criar uma forma de viajar rapidamente durante os tempos da guerra. As suas tentativas rapidamente fracassaram, pois as cobaias de teste que voltavam ao MDT e eram expostos ao Element 115 demonstraram resultados que indicavam uma rápida destruição das suas células transformando-os em zombies sem controlo. Maxis via isto como um fracasso, no entanto o Reich obrigou-o a criar uma forma de controlar os zombies para tentar ganhar uma vantagem na guerra.

Depois de várias tentativas fracassadas para controlar os zombies, Richtofen viaja para uma instalação do Group 935 na Sibéria onde utiliza o Element 115 diretamente em pessoas vivas na tentativa de criar uma forma de controlar as mentes afetadas. Os sujeitos eram Nikolai Belinski, Takeo Masaki e Pablo Marinus. Durante os testes as memórias de Nikolai e Takeo foram apagadas e Pablo morre, o que obriga Richtofen a pedir uma nova cobaia. Quando um pelotão americano, liderado por Tank Dempsey, invade um hospital psiquiátrico (Verrückt) que outrora pertencera ao Grupo 935, depressa reparam que estão cercados por uma horda de zombies. O pelotão não consegue fugir com sucesso, deixando Tank Dempsey como o único sobrevivente do ataque, tornando-se assim a nova cobaia de Richtofen.

Richtofen continuou as suas experiências com o Element 115 que levaram a resultados interessantes: Dempsey ficou com problemas de raiva, Nikolai só trabalhava alcoolizado e a mente de Takeo foi tão afetada que este só citava provérbios Japoneses.

Der Reise

Quando Richtofen volta a Der Riese a guerra já tinha acabado, resultando na vitória dos aliados, e com receio do desmantelamento do Group 935, Maxis e Richtofen avançam com mais um teste com o MDT na tentativa de o produzir em massa para venda ao público. Estes utilizam Fluffy, uma cadela que Maxis ofereceu á sua filha Samantha. O teste correu com sucesso, no entanto Samantha entra no laboratório à procura de Fluffy. Maxis explica à sua filha o que aconteceu com a sua cadela, mas à medida que se aproximam do MDT, Fluffy volta zombificada e Richtofen fecha os três dentro do MDT e ativa a função de teletransporte, numa tentativa de matar Samantha e Maxis para ganhar comando do Group 935. Samantha é teletransportada para a Griffin Station, onde rapidamente dá conta da falta de ar. Ela corre em direção ao MPD, que por sua vez está aberto, permitindo à Samantha a entrar e controlar toda a sua energia. Membros do grupo que estavam presentes em Griffin Station contactaram o Richtofen para o avisar do sucedido. Este ordena que teletransportem o Maxis para a estação e que acabem com ele. Quando Maxis chega a Griffin Station o grupo deixou-o entrar em contacto com a Samantha uma ultima vez. Maxis pediu a Samantha que esta utilizasse todos os meios necessários para acabar com o Group 935 e todos aqueles que tentassem continuar os seus projetos. Samantha concorda e Maxis comete suicídio, mas, a alma dele apodera-se dos sistemas informáticos e de comunicação na base, ganhando a capacidade de estar em qualquer equipamento eletrónico, enquanto Samantha começa a destruição do grupo, comandando hordas de zombies para todas as instalações.

Ao aperceber-se do sucedido em Griffin Station e ao ver hordas de zombies a tomarem controlo de Der Riese, Richtofen acorda Dempsey, Nikolai e Takeo, cujos testes lhes tiraram quaisquer memórias de quem são e quem Richtofen é, mas rapidamente concordam em trabalhar juntos. Richtofen tem a ideia de trocar de alma com a Samantha e apressa-se, com os seus novos aliados, a recuperar o seu diário, que se encontra numa instalação da Division 9, em Shi No Numa. Ao voltarem a Der Riese, Richtofen tenta teletransportar-se para a Griffin Station da mesma maneira que Maxis e Samantha, mas, devido á falta da energia, este dispara um carga da Wunderwaffe DG-2 para o MDT, levando o mesmo a sobrecarregar, teletransportando a equipa para Kino der Toten. Entretanto, dois esquadrões, um Russo e um Americano, chegam a Der Riese para resgatar qualquer informação que o Group 935 tenha deixado para trás. Um general russo apodera-se do diário que Richtofen perdeu quando foi teletransportado.

Shi No Numa

Ascension – Cosmódromo Soviético

Ascension

Gersh Device

O cientista do Group 935, Youri Zavoyski, que trabalhava num projeto que tinha como finalidade enviar macacos para o espaço, apodera-se do diário de Richtofen. Assim que Yuri começa a estudar o diário, depara-se com ursos de peluche e bonecas matryoshka que aparecem aleatoriamente ao longo das instalações. Tudo isto é obra da Samantha, que começa a provocar alucinações a Yuri, para que este acabe o Gersh Device. Quando Yuri e Gersh ativam o dispositivo, Samantha ordena hordas de zombies a entrarem nas instalações encurralando-os dentro do dispositivo. Yuri morre e é teletransportado para o Pentágono, ao controlo de Samantha para destruir tudo o que o esquadrão Americano resgatou de Der Riese. Gersh fica preso dentro do dispositivo.

 

Os líderes mundiais

Depois dos acontecimentos em Kino der Toten, o quarteto chega a Ascension onde ouvem Gersh a pedir que reparem o mecanismo Casimir para o libertarem. Depois de os jogadores completarem uma série de tarefas especificas, Gersh é libertado e Richtofen recupera o seu diário.

Ao mesmo tempo, John F. Kennedy, Robert McNamara, Fidel Castro e Richard Nixon encontram-se no Pentágono a meio de um negócio, quando de repente, hordas de zombies entram no edifício, levando os líderes a dirigem-se até ao último nível das instalações, onde se cruzam com Yuri e confrontam-no de modo a sobreviverem.

Enquanto o quarteto original continua a sua luta pela sobrevivência, após libertarem Gersh, Dempsey e Takeo começam a recuperar a sua memória.

Futuro 2011 – Sibéria

Call of the Dead

Golden Rod

O realizador George A. Romero “tropeça” num velho projeto do Group 935 enquanto grava um filme sobre a segunda guerra mundial, Call of the Dead. Ele e a equipa de gravação ficam zombificados e apenas o elenco principal composto por Sarah Michelle Gellar, Robert Englund, Danny Trejo e Michael Rooker sobrevivem. Gersh, agora na sua forma etérea, teletransporta o quarteto original para a Sibéria para que Richtofen possa obter a Golden Rod, mas acabam por ficar presos numa sala, onde pedem ajuda ao elenco do filme. Após o elenco ajudar o quarteto a conseguir a Golden Rod e a teletransporta-los para Shangri-La, Richtofen agradece, oferecendo a Wunderwaffe DG-2 para ajudar o elenco a sobreviver.

Shangri-La – Himalaias

Shangri-La

Antes do quarteto chegar ao templo, que em tempos foi uma instalação de prospeção de Element 115, dois exploradores, Brock e Gary, tinham feito uma expedição ao mesmo na tentativa de

No fim do Easter Egg, a Focusing Stone

confirmar as suas teorias sobre Agartha. Após explorarem o templo os exploradores ativam acidentalmente a função de viajar no tempo do templo e morrem num ataque zombie.

O quarteto chega, depois destes acontecimentos, para criar a Focusing Stone e acabam por voltar atrás no tempo para ajudar Borck e Gary a sobreviver. A Focusing Stone é deixada num altar com o nome de Richtofen de modo a avisar os exploradores a não entrarem no templo, mas quando a dupla é enviada de novo para a sua época apercebem-se que estão presos num ciclo infindável.

Area 51 – Griffin Station

Moon

Agora na posse da Golden Rod e da Focusing Stone, Richtofen acredita que consegue controlar os zombies, levando o quarteto a viajar para a Area 51, de modo a teletransportarem-se para a Griffin Station. Quando chegam á Area 51 encontram um pandemónio de zombies e o mesmo se passava em Griffin Station, devido à quantidade de Element 115 transportado para a Lua. Ao chegarem à Griffin Station, Richtofen, Nikolai, Takeo e Dempsey completam o MPD, abrindo o mesmo, e expondo Samantha, que se encontrava suspensa no ar como se estivesse numa câmara criogénica. Richtofen dirige-se a um terminal, onde começa a fundir a Golden Rod e a Focusing Stone, mas Maxis que se encontra preso no sistema, tenta impedi-lo, mas sem sucesso. Richtofen dirige-se ao MPD e troca a sua alma com a de Samantha ficando assim em controlo dos zombies. Maxis ao aperceber-se da traição de Richtofen pede a Nikolai, Takeo, Dempsey e Samantha para por em prática o plano que estava destinado caso as coisas chegassem a este ponto. Após um conjunto de ações levadas a cabo pelos jogadores, três mísseis são lançados a partir da Lua, numa tentativa de destruir a ligação entre a Terra e a Agartha, mas devido a um ligeiro erro nos cálculos, os mísseis atingem a Terra causando uma destruição apocalíptica.

Ao fim de muito trabalho, encontramo-nos finalmente com Samantha

Maxis ao aperceber-se da falha dos seus cálculos põe em prática o seu plano B – ganhar controlo das torres de polarização para abrir um passagem para a Agartha, conseguindo assim libertar a Samantha e destruir o resto da terra. Richtofen, insatisfeito com o poder limitado dos zombies, põe em prática o mesmo plano que Maxis, mas, este deseja conseguir controlar tanto os zombies como a raça humana, com a ajuda das torres.

Tranzit – “Welcome aboard Speedway Bus Lines!”

Marlton Johnson, Abigail “Misty” Briarton, Russman e Samuel J. Stuhlinger encontram-se numa cidade abandonada onde são contactados por Maxis. Este, pede ajuda para polarizar uma torre localizada na cidade, dizendo que precisa de poder dela para salvar a terra. Como Stuhlinger comeu carne de zombie, Richtofen consegue entrar na sua mente e pedir ajuda, afirmando que Maxis não sabe o que está a fazer e pede para polarizar a torre a seu favor. O novo quarteto encontra um autocarro, que utilizam para viajar pela cidade. A torre é ativada a favor de Maxis.

Shangai – China

Die Rise

Richtofen teletransporta o novo quarteto para um arranha-céus pedindo para ativarem a torre a seu favor, mas, Maxis consegue contacta-los de novo e pede para ativarem a torre a seu favor voltando a dizer que irá salvar a terra. A torre é ativada a favor de Maxis.

Angola – África

Buried

Após uma grande jornada, o quarteto chega a uma pedreira, onde descobrem uma cidade subterrânea. Maxis, rapidamente entra em contacto com o grupo, implorando que ativem a última torre, mas Richtofen contacta Stuhlinger pedindo que este ative a torre a seu favor, custe o que custasse.

Aqui o Fim pode tomar dois rumos

  1. Se os jogadores completarem os três Easter Eggs a favor de Maxis, este revela o seu verdadeiro plano, abrindo uma passagem para Agartha, destruindo o que resta da terra, reunindo-se com a Samantha e transformando Richtofen num zombie com olhos azuis.
  2. Se os jogadores completarem os três Easter Eggs a favor de Richtofen, este irá concertar o Rift, condenar Samantha a ficar presa em Agartha para sempre e acaba com a existência de Maxis e passa a utilizar o corpo de Sthulinger como o seu host humano.

Completar os Easter Eggs para o lado do Maxis é considerado o fim original pois explica os próximos acontecimentos.

Depois de Samantha testemunhar a corrupção de Maxis, abre um Rift temporal que nos leva para a Dimension 63, uma dimensão onde os acontecimentos são completamente diferentes e o Group 935 é uma unidade de criação de armas diretamente para o exército alemão.

1917 – França

Origins

Dr. Ludvig Maxis e Dr. Edward Richtofen levam a cabo uma operação em nome do Group 935, para encontrar um novo e enigmático elemento que ambos classificam como sendo o Element 115 da tabela periódica. Durante a operação o Group 935 descobriu que o Element 115 tinha propriedades para controlar o espaço e tempo. O grupo fez descobertas que levaram à informação de ruínas ancestrais que continham estátuas de quatro cavaleiros, cada um segurando um cajado com um determinado elemento. À medida que o tempo passava os soldados começaram a adoecer devido à longa exposição ao elemento e ainda não havia sinal dos cajados. Maxis ordena Richtofen a recriar os cajados usando o Element 115 para simular os outros elementos. Richtofen começa a sua tarefa enquanto Maxis era influenciado por vozes de Samantha, da “nossa” dimensão, dizendo que o Element 115 só traria dor e sofrimento para a humanidade e que ele deveria dar-lhe ouvidos e ajudá-la, visto que Samantha continuava presa em Agartha.

Várias figuras templárias foram vistas a sair das ruínas e a atacar os soldados. Quando esta notícia chegou aos Estados Unidos da América, Rússia e ao Emperador Japonês, estes, enviaram Tank Dempsey, Nikolai Belinski e Takeo Masaki para relatar o que se estava a passar e interrogar Richtofen. Quando os três chegam perto ao local, Richtofen está a extrair o cérebro de Maxis numa tentativa de o guardar, visto que Maxis adoeceu e estava a começar a transformar-se num zombie.

Zombie Crusader

Richtofen convence os três heróis a juntarem-se à sua causa, de modo a sobreviver à horda zombie e a resgatar a Samantha. O quarteto consegue recriar os cajados e criam um drone para que Maxis pudesse viver até lhe ser fornecido um corpo humano. Os nossos heróis conseguem abrir um portal para Agartha e Maxis conhece a sua futura filha Samantha que é finalmente libertada do seu tormento.

Após os jogadores completarem o Easter Egg de Origins, um pequeno videoclip é desbloqueado onde conseguimos ver Samantha e um rapaz chamado de Eddie a brincar. Samantha está a narrar o fim de Origins e menciona que todos os problemas do mundo foram resolvido, dando a entender que toda a timeline foi apenas uma brincadeira de crianças.

Eddie e Samantha

Após os acontecimentos de Origins, Richtofen estudou o funcionamento dos multiversos e como o Element 115 os interligava e descobriu uma força maligna antiga, conhecida como os Apothicons. Tendo interesse em utilizar o universo onde Samantha e Eddie estão com Maxis, Richtofen parte em busca de um artefacto – a Summoning Key.

1940 – Morg City

Shadows of Evil

Nero Blackstone, Jessica Rose, Jack Vincent e Floyd Campbell eram quatro pessoas distintas que tinham apenas uma coisa em comum – cometeram um pecado. Shadow Man o controlador dos Apothicons aborda os quatro a pedir ajuda para recuperar a Summoning Key dos Keepers. Quando a Summoning Key é entregue a Shadow Man os nossos heróis apercebem-se que estiveram a ajudar o mal e que os Apothicons estavam a atacar a sua dimensão. Quando os jogadores acabam o Easter Egg conseguindo ajudar os Keepers a derrotar os Apothicons, é desbloqueado um videoclip onde um Keeper vai entregar a Summoning Key ao quarteto como sinal de agradecimento, no meio disto, Richtofen aparece, pega no artefacto e agradece a ajuda, saindo de cena novamente.

The Giant

Richtofen (Origins) viaja para a outra dimensão, no momento em que Richtofen (WW2) tranca Maxis, Samantha e Fluffy no MDT. Takeo, Nikolai e Dempsey (Origins) entram em cena pedindo que Richtofen (WW2) acordasse os sujeitos de teste, mas este ignora-os abrindo o MDT de onde sai Richtofen (Origins), que o mata e recolhe a sua alma para a Summoning Key. Takeo, Nikolai e Dempsey mostram o seu descontentamento por acreditarem que esta mudança irá afetar futuros eventos, mas Richtofen explica que o seu plano irá assegurar um futuro melhor. Quando os jogadores completam o pequeno Easter Egg em The Giant, Maxis (Origins) contacta-os afirmando que sabe exatamente da sua localização e espaço temporal.

O quarteto toma posse de um robô e dirige-se para o próximo destino, perseguindo uma carrinha do Group 935, que levava uma câmara criogénica contendo o Dempsey original. O robô é destruído e o quarteto continua a pé onde encontra uma estação de teleféricos que utiliza para chegar ao topo de Eagle’s Nest.

Werfen – Áustria

Der Eisendrache

Quando o grupo chega ao topo do castelo, um míssil contendo a câmara criogénica de Dempsey encontra-se a descolar em direção à Griffin Station. Enquanto o quarteto explora o castelo, Dr. Groph é contactado por Richtofen, que finge ser o Richtofen original na tentativa de enganar Groph. Em Der Eisendrache o Easter Egg tem vários pontos importantes – os jogadores conseguem fazer o rocket que continha a câmara criogénica voltar, mas Groph ativa um protocolo de segurança, da câmara, em retaliação. Depois, os jogadores têm de teletransportar o MPD para as catacumbas do castelo onde um Keeper, corrompido pelo Group 935, tem de ser derrotado. Após derrotarem o Keeper, os jogadores ativam um ataque de mísseis em direção á Lua para destruir a Griffin Station. O protocolo de segurança é agora desativado e os jogadores podem dirigir-se à câmara criogénica. Com o nosso quarteto reunido, Richtofen conta o seu verdadeiro plano de matar os sujeitos de teste originais e ficar com as suas almas. Dempsey, fica de pé atrás, inicialmente, mas acabar por decidir concordar com o plano e decide ser ele próprio a acabar com a vida do Dempsey (WW2), permitindo assim a recolha da sua alma.

Zetsubou No Shima

Algures no oceano Pacífico, os nossos heróis encontram-se reféns num navio da Division 9, onde são confrontados por um general japonês que tem na sua posse a Summoning Key. Depois do barco ser atingido por uma onda gigante, os nossos heróis conseguem dar a volta à situação, mas apenas por breves instantes. O grupo vê-se forçado a abandonar o barco devido a um fogo, causado por uma explosão. Após deixarem o barco o quarteto nada até uma ilha próxima, que era uma antiga instalação da Division 9, conhecida pela enorme quantidade de experiências com o Element 115 em humanos e plantas. O Easter Egg de Zetsubo no Shima leva os jogadores a terem de confrontar uma aranha gigante, destruir um avião, criar uma wonder weapon e por fim derrotar um Trasher que serve de Boss final. Após derrotarmos o Trasher descobrimos que este é uma mutação de Takeo. Takeo (Origins) fala com Takeo (WW2) onde descobre que foi o Imperador que ordenou que ele fosse usado como sujeito de teste. Assim sendo, Takeo (Origins) oferece a Takeo (WW2) uma forma de se redimir, oferencendo-se para ser o seu Kaishakunin, caso este quisesse cometer Seppuku, um ritual de suicídio Japonês. Após o ritual Richtofen utiliza a Summoning Key para guardar a alma de Takeo.

Stalingrad – Rússia

Gorod Krovi – Call of Duty Black Ops III

Um Rift é aberto por cima de uma guerra intensa na cidade de Stalingrad, e os nossos heróis encontram-se numa queda para a morte certa. Dempsey vê um soldado abatido, ainda com o paraquedas por abrir. O grupo agarra o corpo e abrem o paraquedas conseguindo aterrar em segurança. Desta vez, Nikolai (WW2) é o alvo mas este encontra-se dentro de um robô. Os nossos heróis encontram Sophia, a secretária de Maxis que, por alguma razão, nesta dimensão tinha-se transformado num terminal informático. No Easter Egg de Gorod Krovi os jogadores têm de completar diversas tarefas que Sophia pede, desde ajudar um Mangler ferido, a perseguir o espirito de Gersh, que tinha sido libertado em Ascension. Eventualmente o nosso quarteto aproxima-se de Nikolai (WW2) e Nikolai (Origins) pede desculpa pelo que tem de ser feito, explicando que o problema com alcoolismo é apenas para esconder a dor que sente após a morte da sua primeira mulher num ataque aéreo. Nikolai (WW2) dispara contra Nikolai (Origins), mas acerta-lhe no colete de kevlar. Nikolai (Origins) riposta e mata-o deixando Richtofen recolher a sua alma.

Após as quatro almas serem recolhidas Richtofen envia-as para o universo onde Maxis está com Samantha e Eddie. Enquanto Richtofen se encarrega desta tarefa, uma voz misteriosa contacta Dempsey, Nikolai e Takeo, felicitando-os de completarem o seu objetivo e que iriam encontrar-se brevemente. Esta voz revela ser Dr. Monty.

Revelations

Os nossos heróis teletransportam-se para o universo onde Maxis se encontra, e após os receber na casa onde Samantha e Eddie estão, destroem o teletransporte. Quando Maxis está a descansar é possuído por uma voz que o leva a libertar a alma do Shadow Man, presente na Summoning Key. Shadow Man prende o Maxis na Summoning Key e começa a corromper este universo deixando os Apothicons apoderar-se dele. Este mapa une vários mapas da série como Nacht der Untoten e Kino der Toten, mas o Easter Egg é o ponto mais importante pois é necessário derrotar Shadow Man e os Apoticons para tornar o universo seguro outra vez. No fim, Sophia e Maxis unem-se e sacrificam-se para preservar a casa onde as crianças estão e os nossos heróis são enviados para um loop temporal onde são reconhecidos como Primis por estarem encarregues de derrotar todos os males dos universos.

Primis didn’t fail!

Agora que sabem tudo sobre a estória do modo Zombies de Call of Duty, porque não tentam o nosso quiz, sobre o mesmo?

 O Foxbyte quer agradecer ao leitor Marco Nascimento pela colaboração, dentro e fora do jogo, para ajudar-nos a trazer este artigo muito especial. Aproveitem também para ler a sua análise ao Call of Duty: Black Ops III Zombie Chronicles.