Festival IN FIL 2013A ENE3 esteve presente no Festival IN, a decorrer na FIL até Domingo dia 17, para vos dar a conhecer os pontos de interesse do evento.

O espaço, dividido por 4 pavilhões, é uma mescla de tudo o que transpira criatividade e inovação desde tecnologia, música, esculturas, arte visual, cosmética, indumentária, entre outras combinadas com workshops, palestras e a presença de várias universidades do país. Toda esta diversidade criativa torna o evento especialmente aconselhável a grupos ou famílias que apreciem várias artes e não só a tecnologia.

evento_096

No capítulo da tecnologia, tivemos o prazer de nos juntar a várias estantes com artigos de interesse.

Comecemos por destacar a ArchImmersive, que nos proporcionou uma inovadora experiência de visualização. Com um comando na mão e um visor receptivo (Oculus Rift) ao movimento colocado na face, pudemos explorar um edifício desenhado a 3 dimensões. Além de outras possíveis implementações, o conceito principal será o de utilizar esta aplicação tecnológica na arquitectura, onde um projecto seria observado e representado de uma forma muito mais realista e fidedigna do que com uma simples maqueta, e cuja apresentação poderá ser interactiva e em tempo real.

evento_099

Posteriormente, visitamos o espaço da Wise Madness rodeado de uma predominante cor verde e de vários curiosos. Uma das atracções é a cabine Don’t Peek, que poderá ser utilizada para fins publicitários onde uma imagem apelativa convida a visualizar o conteúdo da marca no seu interior. Na exposição, a imagem utilizada para cativar curiosos foi um vídeo de uma menina a tomar um duche na cabine. Ficámos a conhecer o Rowtrike, veículo para uma pessoa e ainda participamos num questionário interactivo sobre a marca com direito a brinde promocional.

evento_015

Em passeio por todo o pavilhão estava um sorridente robô da Artica que promovia, por si só, o espantoso trabalho de robótica que permitiu desenvolvê-lo com movimentos de locomoção para vários pisos e ainda um ecrã de leds que permite demonstrar expressões através do comando de controlo wireless.

evento_022

Ainda no primeiro pavilhão existem espaços da organização XL Party que disponibilizam jogos de várias consolas e até de uma pequena arcada de jogos retro para o entretenimento dos visitantes.

Pelo restante festival, tivemos o privilégio de assistir a uma actuação do fadista Camané, conhecer alguns desenhos de anime criados no momento, entre outras actividades. Durante toda a visita estivemos permanentemente na presença de algo dinâmico e criativo. Se não era o espaço da e-maestro que nos permite comandar uma orquestra virtual através de pequenos controlos, eram as demonstrações da Altlab que nos despertavam a curiosidade.

evento_090

Antes de terminar a nossa visita, não resistimos a passar pelo espaço das consolas e jogar umas partidas de COD: Black Ops II e Street Fighter IV.

Para quem ainda não visitou o Festival IN, este ainda tem muito conteúdo de interesse no derradeiro dia de exposição neste Domingo,dando como exemplo o extravagante e heterodoxo concerto dos Noidz às 21h no palco BlackBox.

Podem consultar mais informações sobre o evento aqui.

[nggallery id=895]