15 Mai 2020
Artigos

Crónicas de Quarentena #4 – Dr. Stone

Uma das novas estrelas da Shonen Jump.

Durante a minha adolescência vi muitos animes e li muitas mangas, mas foi um hábito que perdi durante os últimos anos. Por brincadeira li o primeiro capítulo de Dr. Stone e acabei por ficar agarrado. Já existe um anime com 24 episódios, mas por enquanto fiquei-me apenas pelos +140 capítulos de manga disponíveis.

Do nada, uma luz que abrange todo o planeta faz com que todos os seres humanos sejam transformados em pedra. É por mais de 3000 anos que Ishigami Senku fica petrificado, até ser o primeiro a sair desse estado. Senku apesar de ser apenas um estudante, é um dos maiores génios da ciência do seu tempo e é com esse conhecimento e com muita determinação que ele tem como missão recriar a sociedade a partir do zero. E como é que se sabe que passaram mais de 3000 anos? Leiam os primeiros capítulos e percebam o grau de genialidade de Senku.

À medida que a história vai avançando, o leque de personagens vai aumentando, muito por culpa de Senku, como também as “suas” invenções. Senku tem o conhecimento de milhares de anos de avanços científicos da humanidade, por isso para ele é fácil criar coisas fantásticas na era da pedra, onde tudo da sociedade antiga deteriorou-se com o passar dos milénios.

Estamos perante uma manga da Shonen Jump, por isso muitas coisas que acontecem são convenientes, mas mesmo assim Dr. Stone consegue ser fascinante e por vezes acaba por nos ensinar de forma simplificada, o funcionamento de invenções que pensávamos ser bastante complexas.

A arte é incrível, mesmo que o cabelo do protagonista seja um repolho. Alguns dos desenhos são autênticas obras de arte, principalmente nas páginas duplas. A série avança devagar, mas existe sempre uma “nova” invenção no virar de cada capítulo. Para uma manga Shonen existem poucas lutas, mas as que existem são muito boas. Nos últimos capítulos que li a manga já começa a levar um rumo diferente, mas mesmo assim continua a ser bastante interessante e com um futuro bastante promissor.

Related posts