04 Mar 2021
Análises

Análise: Super Castlevania IV

Analisámos uma nova entrada na Consola Virtual da Wii U: Super Castlevania IV.

Super Castlevania IV é um jogo de plataformas, em 2D, desenvolvido e publicado pela Konami, sendo o primeiro da série para a Super Nintendo. O jogo foi lançado em 1991, sendo mais tarde re-lançado na Consola Virtual da Wii, em 2006 e agora recentemente na Consola Virtual da Wii U.

[singlepic id=5609 w=600 h= float=center]

Assumimos o papel de Simon Belmont, onde iremos ser desafiados num ambiente 2D ao longo de onze níveis, tendo apenas três vidas para os completar. Neste título o jogador ter uma barra de vida e, dependendo do inimigo, poderá levar mais ou menos dano, mas o médio será cerca de 3 toques do inimigo, para matar o jogador ou então se não terminar o nível a tempo. Para recuperar vida o jogador terá de descobrir comida que está escondida, e a única maneira de o jogador descobrir onde estão é usando o chicote para partir velas, paredes ou até mesmo, mas muito raramente, matando inimigos.

[singlepic id=5610 w=600 h= float=center]

O chicote é a arma principal de Simon Belmont. Uma adição que marcou presença neste título foi a possibilidade de usar o chicote em 8 direcções diferentes, incluindo também a opção de usar o chicote de forma mole, onde o jogador fica a pressionar no botão de ataque, e à medida que mexe nas setas de direcção, o chicote vai sendo balançado. É um pouco difícil explicar esta funcionalidade, mas quando experimentarem o jogo, verão que é fácil de se manusear. O tamanho do chicote pode ser aumentado um objecto chamado Morning Star e, para além de arma, também é utilizado como corda para baloiçar entre plataformas, agarrando-se a uns anéis de metal que estão espalhados pelos níveis.

[singlepic id=5611 w=600 h= float=center]

Tal como os jogos anteriores, o jogador terá armas secundárias, desde espadas e machados para arremessar até um relógio que congela os inimigos no tempo. Estas armas secundárias consomem corações que o jogador vai apanhando à medida que destrói velas, inimigos e paredes.

Como já foi dito, o jogo apresenta-nos onze níveis distintos, dos melhores gráficos 16 bits da época e uma das bandas sonoras que se tornou culto na indústria dos videojogos. Se estão à procura de nostalgia, desafio e umas boas horas de entretenimento, poderão descarregar o Super Castlevania IV na eShop, pelo preço de 7,99€.

Related posts