Mario Tennis: Ultra Smash é a 7ª entrega da saga de ténis do canalizador mais famoso dos videojogos.

Mario volta aos Courts em excelente forma para fazer as delícias dos amantes de ténis, utilizando a fórmula do seu antecessor da 3DS. Ultra Smash apresenta-se na geração HD com um visual polido, repleto de cor e movimento.

A jogabilidade está afinada, e se pensam que vão andar aos saltos pela casa, enganam-se, pois neste título controlamos o personagem com o Gamepad, com o Wii U pro controller ou com o “velhinho” Wii Mote na horizontal. A maior novidade na jogabilidade em Mario Tennis são os Jump Shots, que ao carregarmos duas vezes num dos botões de remate, o nosso personagem dá um ligeiro salto antes de bater na bola, dando mais força e velocidade à mesma. Os controlos são simples e fáceis de aprender: d-pad ou analógico para movimentar o personagem, botão para remate e botão para dar efeito à bola. Para batidas mais técnicas, são utilizadas combinações simples entre os dois botões acima mencionados.

Mariotennis-imagem7

Os modos de jogo sofreram alterações. O modo de torneio foi trocado pelo Knockout Challenge, um endurance onde temos de derrotar vários oponentes num Tiebreak, com as regras de Mega Battle. A Mega Battle é o modo Standard do jogo, e a particularidade deste modo é que de tempos a tempos, aparece um cogumelo que nos torna gigantes, dando uma grande vantagem sobre o adversário. Se procurarem uma experiência de ténis mais séria, podem sempre jogar no Classic Mode, onde apenas a vossa skill conta. Existe também o Mega Ball Rally, que tal como o nome indica, apenas temos de bater o máximo de vezes possíveis na bola, o objectivo aqui é evitar marcar ponto. É o único mini-jogo presente em Ultra Smash, e tal como o Knockout Challenge, no fim ganhamos moedas que vão servir para trocar por desafios.

Mario Tennis da Nintendo 64 vem de oferta na compra de Ultra Smash na eShop.

O modo online também está presente, e podemos jogar para descontrair ou em Ranked, caso estejam à procura de maior desafio. O Gamepad foi bastante bem implementado. Antes de cada partida podemos escolher o seu comportamento durante o jogo, que pode ser apenas mostrar o resultado, mostrar exactamente o mesmo que está a mostrar na TV, mostrar a partida com um ângulo de camera diferente ou então mostrar o jogo do adversário, o que é bastante útil para multiplayer local.

Mariotennis-imagem4

A nível de som esperava muito mais. O comentador limita-se a dizer os resultados e de uma forma muito formal, nem utiliza os nomes dos personagens. Neste campo podiam ter adicionado comentários de forma a criar um ambiente mais alegre e festivo, como os jogos da Nintendo nos têm habituado.

Outro ponto que tenho a criticar é a longevidade. Mario Kart 8 e Super Smash Bros. habituaram-me mal com a enorme quantidade de desbloqueáveis e desafios para completar. Mario Tennis Ultra Smash tem 25 desafios, 4 personagens e courts extra para desbloquear. Os desafios consistem maioritariamente em avançar no Knockout Challenge com cada um dos personagens  e completar um certo número de partidas. Mesmo que não os consigam completar, podem usar moedas para os desbloquear, moedas essas que são ganhas no Knockout Challenge, Mega Ball Rally e realizando partidas online, por isso a tarefa de completar todos os desafios é bastante fácil e rápida. Os desafios específicos de cada personagem desbloqueiam a versão star deles, que apenas muda os stats e esteticamente ficam na mesma. Senti muita falta de fatos alternativos, que iriam dar muito mais motivação para jogar sozinho, e davam outra “cor” às partidas. Se dois personagens iguais estiverem em campo, eles vão ser exactamente iguais e nem o esquema de cores muda.

mariotennis-imagem6

O jogo tem suporte para amiibos, que funciona de forma semelhante como em Super Smash Bros. Podemos usar os amiibos como CPU, e eles irão aprendendo a jogar connosco. Podem ser usados como oponentes ou como parceiros em partidas de pares. Obviamente, só são compatíveis amiibos de personagens presentes no jogo. Na minha opinião penso que deviam ter dado suporte a mais amiibos, e que esses desbloqueassem fatos e acessórios como acontece em Mario Kart 8.

Em suma Mario Tennis Ultra Smash é o título indicado para os amantes de ténis, ou simplesmente para quem procura um jogo divertido e viciante para jogar com amigos. É a melhor experiência deste desporto que podem encontrar na consola caseira da Nintendo e é uma pena que só tenha um mini-jogo e que tenha tão pouco por desbloquear.

Mario Tennis original vem de oferta na compra de Ultra Smash na eShop
Mario Tennis original vem de oferta na compra de Ultra Smash na eShop