Vamos ao mundo da LEGO resolver mistérios.

A TT Games não nos traz uma nova aventura desta vez, no entanto, traz uma aventura antiga a um público novo. O ex-exclusivo LEGO City Undercover chegou a novas plataformas, podendo assim atingir um público mais abrangente…

…e ainda bem.

LEGO City Undercover é capaz de ser um dos, se não, o melhor jogo da LEGO. Não sendo um jogo baseado num franchise, a TT Games focou-se em mostrar-nos o seu potencial para criar uma narrativa interessante e divertida.

Nesta aventura tomamos o papel de Chase McCain, um detetive privado que é chamado de volta à LEGO City para resolver o caso muito importante. Rex Fury, um dos maiores vilões da cidade fugiu da prisão e movimentou os gangues da mesma, criando a maior vaga de crimes até à data na cidade.

Com isto, Chase McCain vai ter de se infiltrar nos gangues que se encontram em LEGO City, na esperança de encontrar pistas que lhe levem a descobrir quem está a trabalhar para Rex Fury e onde ele se encontra.

A premissa da narrativa é bastante simples mas existem muitos elementos que ajudam a elevar a experiência da mesma. O toque cómico que é dado às personagens, assim como às suas interações entre cada uma delas, demonstra o porquê dos jogos da LEGO serem tão populares ainda hoje, podendo ser um jogo acessível a todas as idades e feitios. A jogabilidade fluida e fácil de dominar torna o jogo num verdadeiro prazer de explorar todos os cantos à procura de todos os blocos e missões secundárias. O jogo aplica todos os clichés de séries policiais e de detetives e mistura tudo num só CD, dando-nos quase um recapitular do género inteiro ao longo dos anos. O nosso favorito, obviamente, são as referências a Miami Vice, mas se isso não for o vosso copo de chá, o jogo todo apresenta-nos várias outras referências ao género policias e filmes de culto, como por exemplo Matrix e The Shawshank Redemption.

LEGO City Undercover apresenta-nos a um mundo aberto cheio de conteúdo para explorar e fazer. Não nos apresenta um mapa gigante, como é padrão hoje em dia em jogos estilo sandbox, no entanto o conteúdo que temos para fazer é bastante vasto. Desde puzzles, corridas, free runs, colecionáveis e desafios temáticos, somos apresentado com mais de trinta horas de conteúdo para fazer.

Muitas vezes referenciado como o “Grand Theft Auto para crianças“, a verdade é que é o Grand Theft Auto para todos, visto que todo o conteúdo é feito de modo a agradar todo o tipo de públicos. Enquanto que noutros jogos da série LEGO, o que puxa públicos mais adultos, costuma ser os franchises, em LEGO City Undercover não temos isso, o que torna o jogo uma excelente razão para demonstrar que o sucesso todo da série não se deve apenas à utilização de franchises populares.

Enquanto que noutros jogos LEGO controlamos sempre duas a três personagens durante a campanha, de modo a podermos completar um certo número de puzzles que nos permite avançar na mesma, em LEGO City Undercover apenas controlamos o Chase McCain, no entanto vamos ter ao nosso dispor várias variantes dele, como o mineiro, agricultor, agente infiltrado, agente policial, entre outros, o que nos vai permitir ter acesso a determinadas coisas à medida que avançamos na estória.

Obviamente que depois de completarmos a campanha desbloqueamos o modo free play, onde podemos jogar com qualquer outra personagem que tenhamos desbloqueado no jogo. Até mesmo o Rex Fury.

Em suma, LEGO City Undercover é o perfeito exemplo de como uma boa fórmula funciona independentemente da ajuda de outros elementos. Sem recorrer a uma franchise popular a TT Games consegue-nos apresentar uma das melhores narrativas na indústria, com muito humor e referências a elementos de culto, que nos agarram à espera de encontrar mais. O gameplay é o mesmo de todos os outros jogos da série LEGO, apresentando algumas mecânicas novas que nos ajudam a resolver puzzles específicos. A quantidade de conteúdo para além da campanha promete muitas horas de jogo, fazendo render ainda mais o tempo investido no jogo. LEGO City Undercover, é sem dúvida, um dos melhores jogos da LEGO. A única oposição que temos é a repetitividade no gameplay, no entanto é algo padrão em todos os jogos LEGO, e já nos acostumamos a isso. Se forem novos à série, tenham atenção a isso.

LEGO City Undercover encontra-se, agora, disponível para PlayStation 4, Xbox One, Wii U, Nintendo Switch e PC.