29 Ago 2018
Wii U

Análise: Legend of the Mystical Ninja

No Japão, a série Goemon já dura desde as primeiras arcadas, onde tinha diversos títulos de acção para todos os sistemas, incluindo NES e MSX, possuindo mesmo adaptações de manga e anime que incluíam todos os personagens desta série. Mas a Europa e os Estados Unidos apenas foram apresentados à série com o sétimo jogo, Ganbare Goemon: Yukihime Kyuushutsu Emaki, também conhecido como The Legend of the Mystical Ninja para a Super Nintendo. A série em si parodia os diferentes estereótipos de ninja e samurai dos tempos antigos do Japão, misturando muita comédia e anacronismos à mistura, e tornando-se numa das séries mais populares dos anos 90 em território nipónico.

[singlepic id=6134 w=640 h=480 float=center]

A jogabilidade lembra títulos como River City Ransom. Toda a acção ocorre em planos 2D, em dois tipos de cenários. Em cidades, Goemon pode andar em diversas direcções como no género beat’em up, lutar contra inimigos variados que aparecem de todos os lados, e comprar todo o tipo de itens, equipamento e outras coisas em lojas e outras casas que permitem a entrada. Enquanto que em níveis mais comuns, Goemon limita-se a um plano 2D mais clássico, como um jogo de plataformas normal, mesmo que isso não lhe limite os movimentos de ataque, apenas os ângulos de movimento, que substituem obstáculos para desviar, por plataformas para saltar.

[singlepic id=6135 w=640 h=480 float=center]

O grafismo do jogo é vivo e colorido, tendo envelhecido bem. E a sua jogabilidade, embora bastante simples comparada com outros beat’em ups do género, tem profundidade suficiente, especialmente nos níveis transitórios. A disposição dos inimigos chega a relembrar jogos como Castlevania, sendo necessário alguma estratégia para o personagem se defender das diferentes direcções. Um rol de personagens bem feito e uma história minimalista ajuda a acompanhar um excelente jogo que poderá não ser conhecido por todos. Tem animações especialmente boas para a SNES, e o som fica na cabeça. Um jogo a experimentar, especialmente se tiverem curiosidade em seguir esta conhecida série da Konami.

Também te pode interessar