Os Pokémon estão prontos para lutar na vossa Nintendo Switch.

Pokkén Tournament Dx é um jogo produzido pela Bandai Namco e a The Pokémon Company, sendo a equipa de produção constituída por vários elementos responsáveis pela série Tekken, incluíndo o icónico Katsuhiro Harada.

Preparados para lutar?

Preparados para lutar?

O jogo é uma versão deluxe do já existente na Wii U, implementando uma série de melhoramentos e conteúdo novo. Para quem jogou esta versão do jogo, o que vos interessa é as novidades.

Ao contrário da versão original, em Pokkén Tournament Dx o jogador começa logo com as personagens de combate e de suporte já desbloqueadas. No entanto, ainda temos de juntar dinheiro através de combates e torneios para desbloquear elementos estéticos para o nosso avatar. Por falar em personagens, a versão para a Nintendo Switch é a mais completa no que toca às personagens de combate, sendo que inclui todas as personagens da versão Wii U, as personagens exclusivas da Arcada (Croagunk, Empoleon, Darkrai e Scizor), assim como uma personagem totalmente nova, Decidueye, somando um total de 21 personagens jogáveis. Quanto às personagens de suporte, apenas o Litten e Popplio são novas adições.

Vinte e uma personagens no total

Vinte e uma personagens no total

Pokkén Tournament Dx também novas maneiras de jogar, assim como novos modos de jogo. Com o potencial do hardware da consola, podem jogar em modo TV, portátil ou até mesmo a partilhar um Joy-Con com outro jogador no modo tabletop. Quanto aos modos de jogo, vemos a introdução do Group Match Mode, onde os jogadores se poderão juntar em lobbies até 100 jogadores, e também Team Battle Mode, que é dos modos de jogo mais divertidos. Em Team Battle Mode, cada jogador escolhe três Pokémon para usar em combate, e terá de derrotar os do oponente para ganhar. Este modo foi dos mais divertidos pois traz a experiência mais aproximada dos jogos originais, ou até mesmo do Pokémon Stadium, da Nintendo 64.

Para as pessoas que precisam de algum conteúdo diária, bem, agora têm missões diárias que nos irão fornecer uma série de desafios para podermos ganhar alguns trocos.

Fácil de pegar, difícil de dominar

Fácil de pegar, difícil de dominar

No que toca ao jogo base em si, Pokkén Tournament Dx é o típico jogo de luta com uma grande variedade de personagens, mas com um elemento que o distingue dos outros. Embora em jogos como Marvel vs Capcom, Naruto: Ultimate Ninja Series e Tekken Tag já tenham Assists, nenhum deles apresenta a mesma complexidade que Pokkén. Existem três tipos de suporte – Enchance, Attack e Disrupt. Os de Enhance são indicados para dar efeitos benéficos à nossa personagem, podendo melhorar o nosso ataque, defesa, velocidade, ou até mesmo recuperar vida. Os de Attack são personagens que irão atacar o inimigo, assim como empurra-los para trás e por fim os de Disrupt são indicados para ajudar na defesa, podendo interromper ataques inimigos. Outros elementos a ter em conta é a velocidade com que carregam, visto não estarem disponíveis logo no início do combate, e estarem dependentes do desempenho do jogador, e também o efeito. Embora exista as personagens de Enhance que nos dão efeitos benéficos, os outros tipos também podem causar efeitos, no entanto não são obrigatoriamente benéficos. Isto equilibra as personagens de suporte mais fortes e obriga o jogador a pensar um pouco na sua maneira de jogar, levando-o encontrar as personagens de suporte ideais.

Uma vasta seleção de personagens de suporte

Uma vasta seleção de personagens de suporte

Tal como nos jogos da série Tekken, em Pokkén Tournament Dx temos um numero excessivo de conteúdos para personalizar o nosso avatar, desde roupas, expressões faciais, fundos, efeitos, acessórios e roupas. Para desbloquear tudo significa que irão gastar muitas horas a juntar dinheiro, mas têm sempre a hipótese de vos calhar um Lucky Bonus no fim de cada combate, oferecendo um item ao calhas.

Se forem fãs de algo mais a solo, seja para treinar ou para queimar umas horas, podem ir ao Modo League. No modo League temos de combater uma série de outros treinadores, subindo o nosso escalão até podermos combater com o campeão da divisão. Temos um total de quatro divisões – Green (Rank D), Blue (Rank C), Red (Rank B) e Chroma (Rank A). Como é óbvio, quanto mais subimos mais desafiante se tornam os nossos oponentes, mas nem tudo é uma desvantagem. Temos sempre um cartaz para desbloquear, um pouco como os dos mini jogos dos Mii‘s na 3DS, só que aqui é à base de desafios como usar certos Pokémon de apoio, usar o especial x vezes, etc… Quem se der ao trabalho de ir completando estes cartazes vai de certa maneira treinado o seu Pokémon favorito, o que ajudará mais para a frente nos ranks mais desafiantes. Os Pokémon podem ser evoluídos no ataque, defesa, estratégia (tempo de carregamento dos Pokémon de suporte) e synergia (tempo de carregamento do ataque especial). As missões diárias funcionam muito bem para que o jogador possa ter várias outras opções, sendo que as mesmas obrigam-nos a jogar com outras personagens, ganhando pontos de experiência para as mesmas.

A Nia sempre disposta a ajudar

A Nia sempre disposta a ajudar

Quanto ao modo online, o jogo é bastante estável, e funciona sem grandes problemas. Uma nova funcionalidade é a opção de ver os replays de batalhas antigas, podendo partilhar as mesmas.

Combates cheios de efeitos

Combates cheios de efeitos

Em suma, Pokkén Tournament Dx serve o seu propósito na Switch. Introduz a uma série de jogadores a um jogo que podem não ter experimentado na Wii U, ao mesmo tempo que estende a experiência de veteranos do jogo. É um jogo fácil de pegar mas com muito por dominar, podendo levar horas até que um jogador se habitue aos melhores combos apenas de um Pokémon. É visualmente bonito, tanto os cenários, como os próprios Pokémon e os seus ataques especiais. O único problema que poderão encontrar é a repetição que existe no jogo, sendo que o modo League é praticamente sempre a mesma coisa, apenas aumentando em dificuldade. Para quem tem vivido debaixo de uma pedra desde a época da Nintendo 64, Pokkén Tournament Dx é o verdadeiro Pokémon Stadium dos tempos atuais, e sem dúvida, um dos melhores jogos de luta da Nintendo Switch.