27 Mar 2020
PS3

Dare to Fly

Uma aventura que reúne vários animais que não conseguem voar a salvar os seus filhotes e provar que conseguem rasgar os céus.

[singlepic id=3657 w=320 h=240 float=left]Dare to Fly é um título curioso que traz vários animais que conhecemos que não conseguem voar até aos belos céus de todo o mundo. Como é que tal é possível? Só precisas de uma fisga gigante e catapultar pelos céus e planar o maior tempo que possas para chegar ao teu objectivo. A razão pelo qual tens de te atirar aos céus e te manter no ar, vai mudando conforme o capítulo da campanha e tens 20 missões com diferentes objectivos e personagens para usar. Durante o teu “voo” tens a possibilidade de usar vários gadgets para te manter no ar, tens 5 itens ao todo: o Glider, o Jetpack, o Unicopter e Autocopter e por fim o preferido será ir pelos ar com um Rocket que até será necessário usar em especial para missões onde tens de destruir faróis ou cartazes de publicidade enganosa. Ao longo da campanha, usas 4 personagens que são: Zulu a Avestruz, Frost o Penguim, Rodrigue o Galo e Zerico o Kiwi. As personagens não têm muitas diferenças na sua capacidade de planar e todos podem usar os mesmos gadgets, o mais diferente serão os locais e objectivos que cada um terá pois pertencem a diferentes partes da campanha. Em momentos estás na savana ou num vulcão a salvar filhotes de lava e crocodilos com Zulu a Avestruz ou vais estar nos subúrbios ou arranha céus com Rodrigue o Galo a destruir publicidade enganosa com frangos assados. O modo de campanha é leve em história, só apresentando de vez em quando uns painéis cómicos em desenho muito breves a explicar quem raptou os filhotes e dar o porquê da missão.

[singlepic id=3655 w=610 h=336 float=center]

Para quem completar a campanha existem 15 missões a fazer com objectivos já feitos durante a história: destruir cartazes, coleccionar medalhas e aterrar no ponto certo são alguns a fazer e até podes usar uma nova personagem, o Falcon King, o único que pode voar e nunca se vai cansar durante a viagem. Todo o jogo está a par dos feitos do jogador a partir de pontos e apresenta medalhas aos mesmos pelo número de filhotes ou outros coleccionáveis que apanhou e pela maneira como se catapultou ou aterrou na base no fim do nível.

[singlepic id=3656 w=610 h=336 float=center]

A jogabilidade é baseada na utilização dos comandos Playstation Move ou pelo Sixaxis. Só foi possível experimentar a partir do comando Sixaxis que dá mais uso dos “triggers” e com o balanço do comando para comandar a nossa ave. Para uma ave que não consegue voar, a mesma tem de se manter no ar com o bater das asas que vai a ajudar a se elevar mais um pouco, só que tal gasta energia e para evitar que se esgote, será necessário passar por nuvens frescas para repor a energia. Não só é preciso de se dirigir para apanhar os filhotes ou outros objectivos no mapa como também é preciso de se desviar de outros perigos, no ar existem outros pássaros que ao passarem perto de ti deixam um “serviço” que te tapa a visão, em terra podes apanhar com crocodilos, comboios, magma ou outros perigos conforme o local que estás a passar e tens o mar com tubarões que te podem comer de uma só vez. [singlepic id=3654 w=320 h=240 float=right]

Dare to Fly é um título pequeno mas que traz uma ideia engraçada com a utilização de controlos de movimento, deixa-te experimentar o que é estar nos céus por diferentes locais interessantes de visitar e com alguns gadgets que tornam a experiência divertida. Só não é divertido os longos períodos de tempo que vais passar a olhar para um ecrã de loading enquanto esperas por um nível para começar, pode chegar a mais de um minuto e mesmo que reinicies o nível actual, demora o mesmo tempo que pode ser bastante frustrante.

Versão testada: PlayStation 3 com comando Sixaxis (também jogável com PlayStation Move)

Related posts