A nova entrega da WWE apresenta-se sob nova editora, depois da falência da THQ. Apesar de os padrões de qualidade que caracterizam a 2K ainda não estarem bem vincados em WWE 2K14, o jogo demonstra alguns benefícios com a referida mudança.

A grande bandeira de apresentação deste novo título é a celebração dos 30 anos da Wrestlemania, evento anual que é a Meca de todo o wrestling de entretenimento. Substituindo o modo Attitude Era, o modo Wrestlemania traz agora a nostalgia dos combates mais marcantes dos eventos e permite recrear os momentos mais épicos da WWE. wwe-2k14_4À semelhança com os modos história dos títulos anteriores, ao longo dos vários combates, temos objectivos que desbloquearão inúmeros lutadores, conteúdos para utilizarmos no modo editor, e não só. Durante as sequências do lutador que escolhemos completar a história, pré-definidos, está presente alguma documentação dos eventos que promove o aprofundar de conhecimento do jogador sobre as Wrestlemanias.

O elenco sofreu adições de peso com este modo, lendas como Eddie Guerrero, Randy Savage, Goldberg, Hulk Hogan fazem parte do lote de lutadores disponíveis. A lista de lutadores dá-nos por defeito 42 opções, podendo serem desbloqueados mais 33, contando ainda com mais 7 Divas, managers e outros lutadores adicionados através de DLC. Uma das listas mais completas da franquia sem dúvida.

wwe2k14__1

Tanto a jogabilidade como o aspecto gráfico geral do jogo permanecem na mesma fórmula. Os combates estão mais fluídos e a execução dos golpes mais correspondida mas não existe nenhum salto qualitativo significante nestes aspectos. A banda sonora que acompanha os menus é baseada nos temas musicais dos lutadores, o que é pouco original mas ideal. São perceptíveis alguns melhoramentos dos sons durante os combates, especialmente nos cânticos dos espectadores, mas outros elementos como os comentários podem tornar-se repetitivos especialmente para quem tem acompanhado os títulos anteriores.
Depois de completo o modo Wrestemania, é provavelmente no WWE Universe que jogaremos a maior parte do tempo. Este modo permite desenvolvermos os nossos próprios programas e histórias como se de um General Manager nos tratássemos. Este modo beneficiou de algumas correcções de buggs embora que algumas inconsistências estruturais ocorram.

wwe2k14__2
O WWE Creations complementa o jogo, permitindo editarmos e criarmos lutadores, entradas especiais, golpes, histórias, arenas e títulos. As opções de edição sofreram uma pequena actualização, tendo sido acrescentados conteúdos pontuais.

O online continua a ser, de um certo modo, um handicap da franquia. Não falamos da componente da comunidade que permite troca de conteúdos, pois essa por si só é um dos maiores aspectos de interesse de WWE 2K14, mas sim dos combates e desafios online. Estes continuam pouco estáveis e demasiado sensíveis às ligações dos jogadores.

wwe2k14_review_a_1600

WWE 2K 14 continua a ser uma aposta imprescindível para os amantes de wrestling, em especial o americano, mas para esta franquia a chegada da nova geração não podia acontecer em momento mais oportuno. Pois existem alguns indicadores de que, depois de utilizadas as cartas da Attitude Era e Wrestlemenia, as próximas iterações possam estagnar. Com a nova geração, irão abrir-se portas cuja tecnologia pode ajudar a guiar a franquia que, sob a 2K, pode melhorar muito no futuro.

[display_label style=positivo]Pontos positivos[/display_label]

  • Campanha competitiva
  • Bom equilíbrio entre personagens actuais e clássicos
  • Opções de edição

[display_label style=negativo]Pontos negativos[/display_label]

  • Comentários demasiado reaproveitados
  • Online pouco fiel

[display_label style=plataforma]Analisado na PlayStation 3 com uma cópia cedida pela Infocapital[/display_label]