03 Set 2018
PC e Mac

Tony Hawk Pro Skater HD

Tony Hawk Pro Skater foi um dos jogos de maior sucesso na Playstation já em 1999/2000,  imensos jogadores ficaram colados em casa a tentar fazer aquela combo ‘infinita’ ou a tentar completar os objectivos de cada mapa. Sozinhos ou a partilhar o comando com amigos, Tony Hawk Pro Skater foi um dos grandes vícios da altura, a facilidade com que sacávamos os truques, grinds, aquele nervo de ter que repetir o nível porque ficámos a 1000 pontos da melhor pontuação, todos estes e outros factores contribuíram em peso para a adaptação HD às novas consolas e PC.

[singlepic id=645 w=620 h=400 float=center]

Tony Hawk Pro Skater HD insere-nos num estado de nostalgia instantâneo e para quem jogou os jogos originais vai certamente ficar com um largo sorriso na cara, a vontade de bater todos os recordes nos sete mapas recriados cuidadosamente pela Robomodo vão evocar um enorme sentido de competição e frustração ao mesmo tempo que damos aquela maldita queda perto do final que nos arruina uma combinação enorme. Se jogaram os originais não tenham medo, vai ser como há 12 anos atrás, os primeiros 10 minutos são constituídos por muitas quedas aparatosas e as restantes vezes são compostas por muita awesomeness e muita vontade de quebrar todos os recordes de novo.

A novidade mais acentuada é claro o aspecto gráfico do jogo, a Robomodo fez um trabalho espectacular neste campo e não se limitou a fazer uma conversão para as novas consolas melhorando apenas ligeiramente os gráficos, pelo contrário, o trabalho é surpreendente e nunca afecta de forma negativa o desenrolar do jogo. A velocidade mantém-se, sem quebras e com uma fluidez perfeita, não existem slowdowns ou quebras de framerate. Desde os skates aos cenários e personagens, tudo foi recriado com muita atenção.

[singlepic id=646 w=620 h=400 mode=watermark float=center]

O motor de impacto do jogo foi melhorado, nas quedas até nós nos encolhemos com o impacto do nosso skater e o sangue salpicado que fica estatelado no chão e os saltos longos tornaram-se ainda mais difíceis de aterrar em cima do skate.

Como conversão HD, Tony Hawk Pro Skater HD é um excelente exemplo, mas claro, existem sempre exigências. Para além da melhoria gráfica, não existem muito mais novidades. Os sete mapas presentes disparam nostalgia mas pedia-se mais um ou dois mapas novos para trazer algo de novo ao jogo, os desafios são iguais aos dos jogos anteriores e para além dos jogadores clássicos que já faziam parte do jogo, o filho de Tony HawkRiley Hawk e dois novos personagens marcam entrada neste novo jogo. Podemos contar no entanto com o modo online onde podemos jogar com até quatro jogadores através dos sete mapas nos vários modos de jogo: Free Skate, Trick Attack, Big Head e Graffiti. O modo Big Head mete os jogadores com cabeças enormes e obriga-os a fazerem imensos pontos para encolherem a cabeça o mais depressa possível senão preparem-se para cabeças rebentadas. O modo Free Skate deixa-nos andar apenas de forma descontraída a praticar com os amigos e o modo Trick Attack e Graffiti são os modos clássicos com o objectivo ou de recolher items ou de apanhar o máximo de pontos através dos truques disponíveis. No modo história para além de nos esforçarmos ao máximo para completar os objectivos de cada mapa, temos também a opção que já fazia parte dos jogos anteriores de melhorar o nosso jogador com melhoria dos atributos e troca de skate.

[singlepic id=647 w=620 h=400 float=center]

A banda sonora tradicional de skater também marca presença com algumas músicas dos jogos antigos misturadas com músicas mais recentes.

Apesar de não nos trazer muitas novidades, Tony Hawk Pro Skater HD é um jogo para ser adorado pelos fãs e para quem estiver disposto a experimentar um jogo de skate mais arcada e não tão realista como a série Skate da EA. As horas a jogar com os amigos ou sozinho estão de volta e o online, mais sensivelmente o modo Big Head trás ainda uma maior ponte de diversão a Tony Hawk Pro Skater HD. Peca no entanto por não trazer um modo multijogador offline, vão ter que andar a jogar à vez quando uma opção de dividir o ecrã seria sem dúvida bem vinda. O renascimento de Tony Hawk Pro Skater vai ser sem dúvida de sucesso. O jogo já-se encontra disponível no Xbox Live por 1200 pontos Microsoft e estará disponível mais tarde para o PC e Playstation 3.

Versão de análise: Xbox 360

Também te pode interessar