04 Out 2019
PS3

Sonic & All-Stars Racing Transformed

Dois longos anos depois, Sonic & All-Stars Racing Transformed melhorou em todos os aspectos e conseguiu introduzir um novo dinamismo à mistura. O resultado é uma serie que se consegue elevar ao ponto de ser comparado com o êxito da NINTENDOMario Kart. Ganhou o mérito de estar ao seu lado devido a sua originalidade e a sua inovação dentro do estilo de corridas de karts.

A jogabilidade será muito familiar para os jogadores do seu antecessor de 2010. Poderemos assumir o papel de alguns dos personagens mais característicos da SEGA, como SonicTailsKnuckles entre outros personagens da SEGA, e conduzir em pistas cheias de nostalgia. Os veteranos da serie irão rapidamente habituar-se ao novo titulo, pois os controlos do jogo não mudaram: R2 serve para acelerar  L2 tem a função de travão/travão de mão e os objectos que se apanham ao longo da pista podem ser libertados com a tecla X (isto dando o exemplo do comando da PS3).

Os jogadores que esperam deparar-se com uma cópia de Mario Kart vão ficar muito desiludidos. A chave para o sucesso das corridas é a execução de derrapagens, estes acumulam energia e assim conseguimos uns ‘boosts’ para tornar o nosso veiculo mais rápido. Estas proezas só se conseguem na perfeição com muita prática, mas isto só faz com que nunca mais queiramos pegar noutro jogo de kart’s, isto só mostra o quãoviciante este jogo se torna.


sart-imagem-1

 

Houve ainda algumas mudanças em alguns controlos, tornando assim o jogo um pouco mais fácil de manobrar. O botão que servia para fazer truques, que dava alguns problemas por ser o mesmo que o botão usado para fazer as derrapagens, mudou para o manipulo direito do comando. Isto faz com que se tenha mais liberdade a fazer manobras e truques no decorrer da corrida – virando o manipulo para a direita ou para a esquerda faz com que o veiculo role enquanto que se carregarmos para cima e para baixo ele dá mortais, isto é só possível quando o veiculo se encontra em voo (em saltos, quando se muda de forma ou até quando se está a voar). Removeram também aqueles segundos em que o veículo se tornava invencível quando concretizava um boost.

Muitos novos tipos de armas foram adicionados, como por exemplo, uma luva que nos protege contra os nossos adversários, se eles nos tentarem acertar com algo, podemos ainda mandar um enxame de abelhaspara a frente do adversário que está em 1º lugar. Estas várias possibilidades e formas de usar estas armas disponíveis  tornam o jogo muita mais desafiante, enquanto tentamos ultrapassar os nossos adversário, não só com velocidade e perícia durante a pista, mas também com armadilhas e armas que vamos adquirindo ao longo da pista.

Quando ganhamos uma corrida, conseguimos ver que a nossa barra de experiência sobe, quando subimos um nível  ganhamos um MOD, esse MOD serve para modificar os STATS do teu veiculo, para torna-lo mais rápido ou talvez mais fácil de manobrar, isso tudo depende daquilo que achamos melhor para a nossa performance no jogo.

Como o titulo refere, a grande diferença deste jogo, e o que o torna único em certa forma (embora esta ideia já tenha sido usado noutros jogos), é o teu veiculo poder transformar-se mediante a situação em que te encontras, por exemplo, se vais concentrado na estrada, a conduzir o teu carrinho e te deparas com uma espécie de rio que se sobrepõe sobre o resto da estrada, não te preocupes, pois o teu veiculo transforma-se num barco, mal entre em contacto com a água, e o mesmo acontece se a nossa única hipótese de continuar é voando, o nosso veiculo aí transforma-se num avião. As possibilidades são imensas dentro das pistas, o que torna o jogo tãocompetitivo e tão divertido a mesma.


sart-shadow-plane

 

Os controlos nestes diferentes modos, fazem com que o jogo seja um pouco difícil de manobrar de inicio, mas com a prática, o jogo torna-se cada vez mais interessante. Enquanto navegamos, no nosso carro que se transformou em barco, a velocidade torna-se um elemento mais complicado de se gerir, pois temos de encontrar ondulações favoráveis à direcção em que desejamos ir, enquanto que quando estamos a voar, o nosso veiculo terá mais liberdade, mas a precisão de como o controlamos terá de ser maior, pois não basta só virarmos o veiculo, precisamos também de controlar a altitude do mesmo.

Nas pistas também são representados vários dos títulos conhecidos das consolas da SEGA, sendo muitas destas pistas inspiradas em jogos como: Super Monkey BallPanzer DragonJet Set RadioShinobi, entre outros muitos títulos  que fazem com que o jogo tenha um ambiente invejável, e assim levando-nos a ter um momento nostálgico até um fã da NINTENDO não se consegue conter a esboçar um sorriso perante tantas boas recordações.


sart-mapa

 

som também é um dos pontos fortes deste jogo, trazendo consigo um conjunto de musicas de fundo que tornam o jogo muito mais agradável  e muito mais parecido com os diferentes títulos trazidos pelo mesmo.

Devido as imensas funções, e infinitas possibilidades de diversão, existe um pequeno problema que se nota durante o jogo, apesar de muito pouco, é uma pequena descida de frames durante alguns dos momentos em que a consola tenta acompanhar perante a imensa variedade de situações que acontecem no decorrer das pistas.

As pistas serão o ponto alto do jogo, apesar do grande leque de personagens que Sonic & All-stars Racing Transformed trouxe, do rebuscar que fizeram a muitos dos títulos da sua ultima consola, Dreamcast, e até da adição de personagem que não fazem parte do mundo da SEGA (Wreck-it Ralph do filme da Disney e Danica Patrick, piloto da NASCAR), penso que poderiam ter conseguido melhor, muitos dos fãs da SEGA gostariam de poder jogar com o seu personagem preferido. Ainda não é muito tarde para se conseguir esse feito, talvez mais tarde como uma adição ao jogo, possam pôr certos personagens disponíveis para download.


sart-ralphdanica

Mediante a escolha que fizermos em termos de personagens, existe um sistema de nivelamento, cada personagem pode subir até 6 níveis  em cada nível que se adquire essa personagem desbloqueia um MOD. Ao longo do percurso, dependo das proezas que conseguirmos, ganhamos uma espécie de medalhas que se chamam, dentro do jogo, de Stickers. Com estes Stickers, podemos seleccionar a nossa licença, que serve para quando formos jogar no modo online, os nossos adversários conseguirem ver e por vezes recear a nossa experiência vivida ao longo do jogo.

O jogo online está muito bem conseguido, não existe qualquer lag, e até a escolha de jogo é muito simples. Podemos escolher entre dois modos diferentes, sendo o primeiro o Match Making, onde podemos desafiar vários jogadores por todo o mundo, este modo baseia-se em conseguirmos bater os recordes conseguidos por outros jogadores adversários, tentando assim ficar em primeiro lugar em termos mundiais na respectiva pista. O segundo modo online é o Custom Game, com este modo podemos desafiar os nossos amigos a fazer uma corrida connosco.  Tento isto tudo em consideração, podemos ver claramente que este jogo não é um ‘clone’ do Mario Kart, mas sim uma inovação de um estilo o que o torna único.

Versão testada: Playstation 3

Análise em vídeo:

[youtube id=”hJKqmXQQEug” width=”620″ height=”360″]

Related posts