19 Ago 2018
PS3

Análise: PES 2014 World Challenge DLC

Estamos a sensivelmente 75 dias do pontapé de saída do Mundial 2014 no Brasil e, como não podia deixar de ser,  o interesse e entusiasmo em jogarmos com selecções nos nossos simuladores de futebol aumentam.

A Konami disponibilizou o modo World Challenge DLC que nos permite percorrer a fase de apuramento e a fase final do torneio mais importante da FIFA.

pes-dlc-1

Podes acompanhar a campanha de Portugal desde a fase de apuramento.

O modo permite-nos competir com uma selecção ou com um jogador. Com uma selecção começamos pela fase de apuramento que fica um pouco aquém do esperado. Por exemplo, a fase de apuramento europeu é composta por grupos de 4 selecções, o que torna a competição mais fácil e menos fiel. Durante esta competição temos a possibilidade de alterar a convocatória dos jogadores em determinados períodos. Se nos dois primeiros jogos alguns jogadores não corresponderem em termos de performance ou sofrerem lesões, podemos substituí-los por outros. Durante está fase, as alterações na aparência dos menus são mínimas e não são perceptíveis mudanças nos comentários ou noutros elementos in-game. Existem novas caras, mais fieis aos jogadores reais, novos equipamentos (Portugal tem o equipamentos licenciados mas o alternativo é o preto e não o recentemente anunciado pela Nike: branco e azul) e a bola oficial do mundial: a brazuca. Chegando à fase final do torneio, existem pequenas introduções em vídeo que só pecam por serem escassas.

Este modo World Challenge beneficia de um update gratuito que chegou em simultâneo. Esta actualização acrescenta novas bolas, chuteiras e melhorias de gameplay. Estas últimas notórias em termos de animações e fluidez de jogo.

Para além da inclusão de uma fase de apuramento antecedendo o mundial, este modo não oferece nenhum estádio do mundial que já não esteja no jogo e não tem a réplica do troféu dourado por todos desejado.

Competir neste modo pela vertente de jogador singular trás algum interesse extra pois teremos de provar que merecemos ser convocados para a respectiva selecção e, uma vez incluído no lote dos eleitos, teremos de manter uma qualidade exibicional que justifique a nossa presença. Sem dúvida o elemento mais desafiante deste novo modo.

pes-2014-dlc-2

Brasil está totalmente licenciado, mas o troféu não.

Em suma, este modo acrescenta um pouco mais de interesse em competir com selecções a caminho do mundial, mas não nos transporta para o mágico ambiente que antecede uma competição desta importância. Não será exagero se afirmar que este modo, apesar de acrescentar conteúdo temático, é quase tão relevante como o update gratuito recentemente disponibilizado devido ao elevado conteúdo deste. Pode ser considerado um pequeno ugrade em comparação com uma International Cup feita por nós próprios no modo torneio do jogo. De referir ainda que este modo não acrescenta nenhum troféu/achievement aos originais do jogo.

Ainda assim, servirá certamente para nos entreter até a bola começar a rolar no Brasil.

 

Pontos Positivos:

  • Inclusão da fase de apuramento
  • Boa gestão do cansaço dos jogadores entre convocatórias

Pontos Negativos:

  • Falta de estádios do mundial
  • Troféu genérico
  • Pouco destaque em relação a um torneio normal

PES 2014 World Challenge DLC está disponível por 9.99€

Nota: Esta análise foi feita com base na versão PlayStation 3.

 

Também te pode interessar