Um jogo rápido e descontraído para passar o tempo e para nos passarmos da cabeça também.

Directamente dos estúdios WayBefore Ltd. e publicado pela Fingersoft Ltd, temos Fast Like a Fox. Um jogo que requer perícia, memorização e sentidos apurados.

Em Run Like a Fox, controlamos uma raposa da Golden Fox Tribe e temos como tarefa recuperar os tesouros que foram misteriosamente roubados.

RUN LIKE A FOX CAPA

Para mover a raposa temos de bater na parte de trás do nosso dispositivo ao ritmo necessário para atravessar os obstáculos que nos aparecem. Temos de ser precisos e repetir os níveis várias vezes para saber quando devemos acelerar ou abrandar para coleccionar todas as moedas, esmeraldas e diamantes e assim obter o melhor recorde e desbloquear novos mundos e um personagem secreto com poderes especiais. Os mundos dividem-se por vales cobertos de neve, templos, montanhas, cavernas e até ambientes mais citadinos.

É certo e sabido que existem milhares de jogos baseados em obras do passado e jogos baseados em jogos que se basearam em obras do passado. Run Like a Fox é um desses casos, e dá para ver de onde vem a sua essência…de BIT.TRIP RUNNER. Não digo isto como um ponto negativo, porque o jogo está bem feito, com polígonos básicos, humildes, mas que são atraentes e agradáveis ao olhar. A conjugação de cores em si é que achei um pouco escura, apagada e por vezes monótona e sem graça, mas a magia do jogo continua lá. A banda sonora encaixa-se na temática e tem o seu ritmo.

RUN LIKE A FOX

Já a jogabilidade, na minha opinião, estragou a fórmula, e ao quererem ser “inventivos” acabaram por criar um jogo frustrante.

Quando queremos saltar naquele preciso momento e não queremos perder velocidade, o tempo que demoramos a bater no telemóvel para a raposa não perder velocidade, é o suficiente para não conseguirmos carregar no ecrã para saltar, e vice-versa. Tentei de todas as formas e feitios, com os dedos de uma mão a bater no telemóvel e os dedos da outra mão a coordenar os saltos, e não resultava. Grande parte das vezes, para conseguirmos 100% num nível, temos de prescindir de acabar o nível em tempo recorde só para andarmos devagar o suficiente para conseguir apanhar tudo, e isso tira a pica toda.

RUN LIKE A FOX

Outro ponto que achei lamentável foi o de progredirmos no jogo e termos de levar com anúncios de 30 segundos só porque não o comprámos, e apenas fizemos o download gratuito. Se queriam com isto incentivar-nos a gastar dinheiro neste jogo, acreditem que fizeram exactamente o contrário. Ao fim de 2 ou 3 mundos desbloqueados já só tinha vontade de desinstalá-lo.

RUN LIKE A FOX

No entanto, apesar destes momentos frustrantes de gameplay e anúncios irritantes, o jogo é uma boa desculpa para passarmos uma hora ou duas a descontrair no sofá de um centro comercial qualquer enquanto esperamos que a miúda acabe as compras.