De forma a acompanhar toda a diversidade que está associada a todos os MMO em geral, a Razer decidiu apostar em mais um rato que fosse totalmente adaptável às necessidades de todos os jogadores. Seja em jogos como o World of Warcraft (WoW), Star Wars: The Old Republic (SWTOR), Guild Wars 2 (GW2), TERA, entre outros. O Razer Naga não foge ao que nos têm habituado, com um design bastante semelhante ao seus parceiros Naga Hex, Naga Molten e o Naga EPIC. Bastante ergonómico e construído com material sem brilho para uma maior aderência à nossa mão. Não poderia faltar os habituais leds verdes que dão o toque característico da marca.

[singlepic id=3796 w=610 h=343 float=]

Focando-nos no exemplo de um dos MMO de maior sucesso e que ainda hoje mantem ativos cerca de 8 milhões de jogadores, o World Of Warcraft é um exemplo perfeito para demonstrar todas as capacidades deste rato multifacetado.

A característica mais importante no Razer Naga é o facto de possuir um total de 17 botões totalmente programáveis que permitem ao jogador escolher qualquer botão como atalho em alternativa ao teclado. Isso permite uma maior fluidez de movimentos e uma resposta de ações mais rápida.

[singlepic id=3797 w=610 h=343 float=center]

O WoW é caraterizado por ser um jogo bastante competitivo quer na vertente PvE (Player vs Environment), quer na vertente PvP (Player vs Player) e nesta última a necessidade de clicar em vários botões quase que em simultâneo permite uma usabilidade quase total de todos os botões do rato.

Neste caso em particular, verifica-se que os 12 botões reprogramáveis laterais tornam-se algo confusos pela sua dimensão, sendo que a própria dimensão do rato faz retirar algum espaço de manobra para esses mesmos botões. Sente-se que por vezes existe a possibilidade de se clicar num botão que não é o pretendido por esse mesmo motivo, o que pode dificultar em situações de maior “stress”.

Um dos pontos a reter neste Razer Naga é a sua dimensão e ergonomia. Tendo como principal característica possuir 3 patilhas removíveis com dimensões diferentes que se adaptam consoante a dimensão das mesmas.

[singlepic id=3798 w=610 h=343 float=center]

Com aproximadamente 134 gramas é um rato relativamente leve. Nota-se que esse peso pode aumentar ligeiramente ou diminuir consoante a patilha removível que cada jogador escolher.

Em termos de resposta, podemos confirmar que é um rato extremamente eficiente. Com uma velocidade de resposta de 5600 dpi juntamente com a precisão do seu sensor a lazer de 3.5G demonstra ser um rato extremamente fiável neste campo e com nenhumas falhas relativamente à leitura da superfície.

[singlepic id=3799 w=450 h=278 float=center]

Instalando o programa Synapse 2.0, que associa a necessidade de registo de conta, o jogador fica com a possibilidade de reprogramar todos os botões com os seus atalhos favoritos que não se limitam a atalhos de jogo. Neste programa, disponível para PC e MAC OS, é possível abrir as tuas aplicações favoritas com apenas um clique. Com uma interface muito intuitiva esta aplicação permite-te teres total controlo do teu rato e dos diferentes perfis que podes criar. É possível também gravares os teus perfis num sistema de Cloud onde é possível em segundos noutro PC descarregar o teu perfil para que tenhas acesso as tuas combinações de teclas. Nos jogos, deverá ser usada a opção de Combinação de Teclas (Keybinding) para usar os atalhos que assim achar mais apropriados.

[singlepic id=3800 w=329 h=311 float=center]

No geral pode-se confirmar que o Razer Naga é uma boa escolha para quem procura jogar um MMO de uma forma mais intensa e imersiva, ou até para os mais acérrimos adeptos da vertente PvP.

Fugindo um pouco da vertente MMO, podemos confirmar que este Razer Naga se destaca, também, pela forma dinâmica como se adapta a qualquer outro jogo, dependendo do gosto de cada jogador relativamente ao uso dos seus atalhos. É um rato híbrido e que tem bastantes utilidades para as tarefas comuns de um PC e quem sabe para trabalhar diariamente.

[singlepic id=3801 w=610 h=343 float=center]