18 Mai 2020
Análises

Análise – Star Fox Guard

Já pensaram no que anda a fazer a equipa de Star Fox nas horas vagas?

Como um Star Fox não é suficiente, a Nintendo decidiu lançar dois ao mesmo tempo, se bem que Star Fox Guard é um spin off que troca o cockpit de uma nave pelo conforto de uma sala de controlo CCTV.

Star-Fox-Guard-17

Grippy Toad é o tio de Slippy Toad e também presidente da Corneria Precious Metals Ltd., uma companhia de extracção de metais raros. As instalações da empresa são alvo de ataques e cabe-nos a nós a tarefa de vigiar as instalações e repelir esses ataques. Para isto utilizamos o AegisCam, um sistema de segurança desenhado por Slippy Toad, que permite vigiar as instalações através de câmeras equipadas com armas. No ecrã da nossa televisão temos uma vista geral de todas as câmeras, mostrando tudo o que se passa no seu campo de visão, e no ecrã do gamepad temos uma planta das instalações que estamos a proteger. Ao tocar em cada uma das câmeras no gamepad, assumimos o seu controlo, apontando e disparando contra os robôs invasores e impedir que eles cheguem ao núcleo da base. No gamepad também podemos mudar as câmeras de sitio, criando assim estratégias que nos deixem mais confortáveis.

project_guard-3350518

Coordenação e rapidez dos movimentos são a chave para uma boa defesa, pois os pequenos robôs que nos atacam são implacáveis e não nos deixam muita margem para erro. Existem robôs com diferentes características, desde simplesmente rebentar perto do núcleo das instalações, inimigos com escudos, até robôs mais tácticos que desactivam câmeras. Os controlos são simples, mas requerem algum tempo até que sejam dominados, pois a acção é rápida e algo estressante.

Cada planeta é composto de 3 níveis diferentes de 3 fases cada, mais um nível de boss. Não sou o maior fã de tower defense, mas foram nas lutas contra bosses que mais me diverti com este jogo, lutas essas que me deram o mesmo sentimento que tenho ao lutar contra um boss nos outros jogos de Star Fox. No fim de cada batalha são recolhidos os restos mortais dos inimigos que vão servir para aumentar o nosso rank. O rank aqui serve para ganharmos acesso a equipamento mais eficaz e a missões extra. Existe também um modo multi-jogador, onde podemos criar a nossa tropa de robôs para atacar as instalações de amigos e vice versa.

Star-Fox-Guard-02

Graficamente até me impressionou. Não é nenhuma bomba gráfica, mas tem cores vivas e fundos bonitos, o que ajuda muito visto ser um jogo onde não existe muito movimento e não chegamos a sair do mesmo sitio.

Pouco mais há a dizer sobre o jogo. No geral Star Fox Guard consegue ser um jogo divertido, com mecânicas interessantes e que usa muito bem o gamepad, mas que não acrescenta nada de novo ao género. É um bom extra, visto que vem de forma gratuita na versão de loja de Star Fox Zero, mas também pode ser adquirido separadamente na eShop, o que só aconselho a fazer se realmente gostam de tower defence. Nesse caso vão estar perante um bom tower defence com uma centena de níveis à vossa disposição. Se apenas são fãs de Star Fox e não vão muito à bola com o género, acredito que ficam bem servidos só com Star Fox Zero.


 

Related posts