18 Ago 2018
3DS

Análise – Sonic Boom Fire & Ice

Este era o Boom que se devia ter sentido antes da aventura do ouriço azul na Wii-U, mas ao menos a SEGA aprendeu a lição.

Colocando o meu “fanboyzismo de lado e falando do que realmente este jogo é, dado o histórico de desilusões que assombra esta série, Sonic Boom Fire & Ice é mesmo bom!

Finalmente a SEGA acertou na mouche e trouxe-nos um jogo de qualidade (reza a lenda que 80% dos seus jogos bons eram sidescroller). Esqueçam Sonic Boom na Wii-U e esqueçam o Knuckles com gigantismo (neste jogo, ele continua a sofrer dessa condição), pois aqui o que realmente importa é a diversão que Sonic e companhia nos oferecem, e não é pouca.

sonic-boom-fire-ice-7

Há imensos anos que não pegava num jogo Sonic tão rico em conteúdo e cujo conteúdo apesar de já não ter o brilho de outrora (escasseado por versões portáteis de Donkey Kong, Crash Bandicoot e afins), continua a fazer sentido e a acentar que nem uma luva nas consolas portáteis de hoje em dia. Se Sonic Boom tivesse sido feito à imagem do seu antecessor para a 3DS, não só iria ser um desastre como poderia bem ser o fim da série Boom. Se bem que não sei até que ponto não seria uma boa ideia.

Mas para o meu engano, este jogo apesar de carregar um peso negativo encima, também vem depositar confiança no estilo platformer, que hoje em dia vive à sombra dos jogos AAA do costume. Graças aos indie developers e aos momentâneos acessos de lucidez por parte das grandes companhias (Ubisoft, Sega, etc), o estilo vai mantendo a sua chama acesa, pequenina mas acesa.

sonic-boom-fire-ice-2

Passando agora ao que realmente interessa, Sonic Boom Fire & Ice é o típico jogo colorido e veloz que estávamos à espera e que é tão característico desta série. Mas ao mesmo tempo, se quisermos levar a aventura a um passo mais calmo, podemos fazê-lo explorando os diversos níveis à procura de ítens secretos e desafios, oferecendo uma maior longevidade a esta agradável experiência. Apesar de esses ítens apenas nos ofereceram artwork, músicas e outros extras, ainda assim vale a pena completar o jogo a 100%.

A história passa-se já de forma tradicional. Sonic precisa de impedir que Dr. Robotnik se apodere do mundo. Desta vez, Robotnik pretende obter Ragnium, uma matéria que permite a criação de robôs mais rápidos e poderosos mas que ao mesmo tempo provocam mudanças climatéricas terríveis.  Entretanto, um robô rejeitado de nome D-Fekt começa a usar os seus poderes para se tornar ele também mais poderoso. Cabe a Sonic e companhia impedir ambos e salvar o mundo pela milésima vez.sonic-boom-fire-ice-6Os níveis são previsíveis face à identidade do jogo, e as temáticas dos mesmos são banais ao ponto de já se terem repetido vezes sem conta em jogos anteriores. No entanto, a implementação de parallax, apesar de não ser novidade, é um trunfo numa consola com suporte 3D, o que nos faz esquecer aquela sensação de já termos visto isto em qualquer lado, vezes sem conta.

sonic-boom-fire-ice-8

A música é rápida e alegre, mas perdeu aquele toque catchy e groovy que em tempos era parte essencial dos jogos da mascote da Sega. No entanto, adequa-se a este título e não é de todo má inspirada. É apenas vulgar.

sonic-boom-fire-ice-4

Durante o jogo podemos controlar Sonic, Tails, Knuckles, entre outros. Todos os movimentos característicos de cada personagem estão lá e o level layout faz sentido quando jogando com cada um deles.O poder de gelo e fogo estão presentes em todos, o que dá todo o sentido ao título. Estes poderes são essenciais para o progresso não só dos níveis mas também da história. Precisaremos de ter reflexos rápidos para variar entre um e outro à medida que vamos correndo a mil à hora por entre dezenas de níveis.

sonic-boom-fire-ice-3

Os inimigos possuem o mesmo estilo e o mesmo padrão presivísel de ataque, sendo que o nosso maior inimigo é mesmo a velocidade a que corremos, fazendo com que por vezes a camera se perca do personagem. Não é nada a que já não estejamos habituados, mas podia ter havido uma melhoria neste parâmetro. Já o boss que encontramos durante o jogo todo, apesar de ser sempre o mesmo, a forma como o vamos derrotando vai mudando e mais vale ter um boss bom e memorável do que 8 ou 10 clichês.

sonic-boom-fire-ice-1

Sonic Boom Fire & Ice é o platformer 2.5Dque faltava ser feito e não a reimaginação que foi Generations, apesar de não haver muito termo de comparação com esta obra prima. A Sega sabe que quando Sonic joga em casa, joga bem, e apesar de ser triste que tenham demorado tanto tempo a se aperceberem, é bom saber que o nosso ouriço preferido voltou às origens.

 

Também te pode interessar