No lote de jogos mais discretos, Snipperclips Cut it out, together! leva o prémio de melhor surpresa no lançamento da Nintendo Switch. Venham saber porquê.

A primeira vez que ouvi falar de Snipperclips foi-me descrito como o jogo que mal experimentas, ficas agarrado. Que quem tende a jogar torna-se imediatamente viciado no seu género e originalidade. Posso confirmar que é verdade porque tornou-se a par com Zelda: Breath of the Wild o título que mais ansiava por jogar na nova Nintendo Switch.

Ora para quem não conhece, o que é SnipperclipsSnipperclips Cut it out, together! é um título dedicado praticamente ao modo cooperativo, deve ser jogado com pelo menos duas pessoas, e é um género puzzle fora do vulgar. Dizemos praticamente porque também podem jogar sozinhos mas desta forma perdem o ponto forte do jogo. No nosso controlo está uma simpática personagem, geometricamente igual à do nosso parceiro, mas cada uma com a sua cor e com uma habilidade especial: conseguem cortar-se como folhas de papel, da forma que quisermos.

O conceito é simples mas muito divertido e viciante do início ao fim. Os controlos precisam de alguma habituação porque é um género que não estamos minimamente habituados. Mas o conceito é simples, cada jogador controla o seu personagem e através de cortes que vão fazendo um ao outro, devem ultrapassar uma série de desafios ao longo dos 45 níveis, em três tipos de mundos que o jogo oferece.

Ao longo destes níveis, uns mais difíceis, outros mais fáceis, mas todos muito originais, os jogadores terão que trabalhar em equipa e de forma criativa para ultrapassar os puzzles que surgem. Os cortes que fazem uns aos outros podem ser restaurados a qualquer momento e a ideia é irem ensaiando em conjunto qual a forma geométrica que devem formar. Podemos rodar, saltar, agachar e pelo caminho largar umas gargalhadas com as caras dos personagens, que possuem uma caracterização muito divertida, como rabiscos que por vezes fazemos em folhas de papel.

A maior dificuldade que vão encontrar é por vezes conseguir maior precisão no movimento dos personagens com o Joy-Con, é preciso alguma paciência quando querem cortar só um cantinho e o comando não facilita na tarefa. É que será preciso a vossa paciência e a de quem joga convosco. São poucas as alturas mas é algo que por vezes acontece.

Os níveis apesar de terem um aspecto simples, possuem um estilo original, como se fossem esboços feitos em cadernos, com lápis e borrachas a fazerem por vezes parte dos níveis em si.

Terminados os diferentes níveis, podem ainda jogar noutros modos de jogo, um deles é altamente: jogar basquetebol com os amigos. Outro é um modo dojo onde o objectivo é cortarmos o nosso inimigo na totalidade antes de ele nos cortar a nós e para finalizar, temos um modo air hockey.

Em suma, Snipperclips Cut it out, together! é uma experiência muito boa e um título obrigatório para quem comprou a Nintendo Switch, numa altura em que a consola ainda possui poucos títulos. É original, divertido e acreditem, tal como aconteceu comigo e com quem jogou comigo: vão ficar viciados.