31 Ago 2018
PS4

Análise – Shenmue I & II HD

Chegou finalmente a remasterização mais aguardada pelos fãs.

Quando Shenmue III ainda era apenas um sonho, falava-se também em ver os dois primeiros títulos remasterizados para as consolas mais recentes, e cá está ela, a remasterização de dois dos melhores jogos da Dreamcast para Playstation 4, Xbox One e PC.

Shenmue 1 hazuki
A morte do pai de Ryo é o que dá inicio a uma das melhores histórias da Sega.

Quem está a pegar em Shenmue pela primeira vez tem que encarar este como como um título que foi lançado em 1998, e o que hoje parece datado, há 20 anos atrás era algo nunca antes visto e acabou por ser um ponto de viragem nos videojogos, implementando algumas funcionalidades que ainda hoje se encontram presentes.

Estamos em 26 de Novembro de 1986 em Yokosuka no Japão, dia em que o pai de Ryo Hazuki é assassinado no seu próprio dojo pelas mãos de Lan Di. É a partir daqui que esta mítica história se começa a desenrolar. Ryo quer vingar o seu pai mas pouco ou nada sabe acerca de Lan Di e resta-lhe apenas questionar a vizinhança sobre o que viram naquele dia. É a partir desta ponta solta que vamos andar para trás e para a frente de Dobuita e arredores, questionando toda a gente na esperança de chegar ao paradeiro do assassino.

Não seria um jogo sobre artes marciais sem umas boas lutas de rua.
Não seria um jogo sobre artes marciais sem umas boas lutas de rua.
Uma das mais míticas sequências de Shenmue I.
Uma das mais míticas sequências de Shenmue I.

Shenmue é um dos primeiros sandboxes da história, pelo menos foi aquele que popularizou o género. Como já referi, hoje em dia por der completamente normal, mas simples detalhes como as lojas só abrirem num certo horário, ter arcadas com mini-jogos para passar o tempo ou até mesmo uma paragem de autocarro com horário, era algo de outro mundo e que ainda hoje está na memória daqueles que o jogaram na altura.

Existem também máquinas de bolas surpresa na rua onde podemos colecionar figuras da Sega. Mas não se trata apenas de um jogo onde andamos a passear, colecionar coisas e fazer corridas com empilhadoras, Shenmue também é um jogo de luta. Sendo Ryo um descendente da família Hazuki, por esta altura ele já tem muitas bases de luta, e começa logo o jogo com imensos golpes. Podemos aperfeiçoar a sua técnica treinando em parques de estacionamento vazios e comprando pergaminhos nas lojas de antiguidades. O combate faz muito lembrar Virtua Fighter, mas no primeiro titulo é utilizado poucas vezes, pois o primeiro jogo é focado na descoberta, deixando a “pancadaria” a sério para o segundo título. Outra das funcionalidades que Shenmue popularizou foram os QTE’s (Quick Time Events) que ainda hoje existem em inúmeros jogos para dar alguma interação com as cutscenes.

Shenmue 1 sonic
Boa sorte a colecionar todos!

Shenmue II chegou em 2001 e melhorou o primeiro título em quase todos os aspectos, mantendo a essência do original. Localizações maiores, muito mais “porrada” e a opção de avançar no tempo em certos pontos da história. Algo que me deixa frustrado ao re-jogar Shenmue I, é o facto de ter que esperar bastante por horas especificas, pois como já sei para onde ir avanço demasiado depressa na história e não tenho vontade de voltar a fazer os mini-jogos, pois joguei-os demasiadas vezes na Dreamcast. Mas para quem não se importar, pode passar bastante tempo na arcada a reviver os clássicos Space Harrier e Hang on e colecionar todas as figuras das máquinas.

"Exploração" continua a ser um dos aspetos mais interessantes em Shenmue.
Mais
Mais "pancadaria" no segundo título.

Mas falando desta versão HD, está um mimo visual. Na altura Shenmue tinha um gráficos de outro mundo, principalmente nas expressões faciais. Claro que hoje em dia está completamente ultrapassado, mas fizeram um excelente trabalho a converter o jogo para HD. As cutscenes mantêm-se em 4:3 e é possível deixar o resto do jogo nesse mesmo aspeto, mas pessoalmente prefiro jogar em 16:9, o que não tira nada ao jogo pois a conversão está excelente. O UI foi refeito para se adequar à nova resolução e para ser mais apelativo, assim como as legendas. Felizmente para os puristas e infelizmente para outros, a movimentação de Ryo continua praticamente a mesma, o que por vezes pode causar frustração ao navegar por Dobuita. Esta colectânea vem com as vozes japonesas incluídas, por isso podem descartar a dobragem inglesa que é considerada das piores num videojogo, ou podem deixa-la se gostarem de sofrer.

Shenmue 2 blossom
Alguns cenários são de louvar.

Shenmue I & II HD é tudo aquilo que os fãs sonharam. Uma conversão de excelência para as atuais plataformas com extras e melhorias. A oportunidade perfeita para nos prepararmos para o derradeiro desfecho da trilogia que chega em Agosto de 2019.

Shenmue I & II HD
10 / 10 Pontuação
Resumo
Shenmue I e II chegam à actual geração numa edição de luxo, mesmo a tempo de nos preparar para o desfecho da saga. Um excelente trabalho por parte da d3t.
Rating10

Também te pode interessar