Um assalto ao arranha-céus do Séc. XXI

Produzido pela Team Shifty, Mr. Shifty chegou no passado dia 13 ao PC e Nintendo Switch, e chegará ainda à PS4 e Xbox One numa data por anunciar. Neste caso experimentamos o jogo numa Nintendo Switch, e devo-vos dizer que foi uma experiência bastante agradável.

Mr. Shifty é um Beat ‘em up visto de cima onde controlamos um individuo que se consegue teleportar em curtas distâncias, permitindo assim que consiga atravessar paredes e outros obstáculos. A nossa missão é infiltrar num prédio e roubar plutónio, mas nem sempre as coisas correm como queremos e o simples assalto torna-se numa luta pela sobrevivência. Para além do teleporte, Mr. Shifty sabe dar uma boa sova, e é assim que damos cabo dos inimigos: à pancada. O jogo faz lembrar Hotline Miami, não tão difícil pois temos mais margem para manobra, mas o estilo de ação e a forma como os níveis nos são apresentados fazem lembrar o já clássico da Devolver.

Os controlos são ótimos. O analógico aponta na perfeição, nunca tive problemas por falar um soco ou um teleporte. Existem apenas 2 ações básicas: dar pancada e teleportar, mas não é por ser simples que a tarefa vai ser fácil, pois temos que decorar padrões e antecipar os movimentos dos inimigos e ter atenção às armadilhas que por vezes aparecem. Em alguns casos nem tive que bater em ninguém, pois consegui usar as armadilhas a meu favor.

O jogo apresenta um estilo cartoonesco e tudo é simples, mas bonito. A banda sonora no geral é boa e acompanha bem a ação, mas os sons produzidos pelos inimigos deixam um pouco a desejar. Infelizmente existem defeitos a apontar, e o mais grave são as quebras no jogo quando começam a aparecer vários elementos no ecrã, principalmente nas secções finais onde existem vagas enormes de inimigos.

Mr. Shifty é uma aventura bastante divertida que se estende por cerca de 5 horas, mas para além da história principal, não existe mais nada para fazer. Podiam existir colecionáveis, desafios ou algo do género, mas não existe nenhum incentivo para o voltar a jogar.

Não é um jogo obrigatório, mas é um jogo bastante divertido e com um visual bastante interessante. A história é um cliché dos filmes de ação, no entanto não é má. Para além da história principal, Mr. Shifty não oferece mais nada ao jogador e isso pode ser um fator decisivo para a compra deste título.