Uma compilação com muita qualidade de uma grande série.

A série Kingdom Hearts sempre me fascinou e penso que seja uma das grandes séries de RPG desde o seu aparecimento na Playstation 2. Para quem não conhece, trata-se de uma mixórdia de universos famosos de vários filmes da Disney com personagens de Final Fantasy, bem como muitos outros originais, como Sora, Kairi ou Rikku. O resultado é uma série de jogos onde visitamos vários mundos conhecidos da Disney, com uma complexa e sempre interessante história que liga todos os jogos da série.

Mas no que toca a este título concreto, o que é que este “remaster” do “remaster“, traz de novo, sendo que estes títulos já tinham saído de forma separada para a Playstation 3? Concretamente e objectivamente, a par de melhorias gráficas bastante boas e diminuições nos tempos de loading, os jogos não receberam novos conteúdos, mas esta é uma oportunidade única de poder jogar quatro títulos da série, mais duas animações que reproduzem os jogos lançados na Nintendo DS, por um preço de apenas um jogo. Isto é, têm pela frente centenas de horas e vários jogos da série para desfrutar, sendo que os restantes jogos já lançados também foram compilados em Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue (adoro o nome), que foi lançado recentemente também na PS4.

É difícil resistir a uma oferta tão boa em termos de preço/qualidade.

No que toca aos jogos concretamente, têm pela frente os dois jogos lançados para a Playstation 2, Kingdom Hearts 1 e Kingdom Hearts 2, sendo que este segundo é, para mim, o melhor jogo da série e um dos melhores RPGs para a consola da Sony, Kingdom Hearts: Chain of Memories, lançado para o GBA e que conta com um sistema de combate baseado em cartas, algo inédito na série, e ainda Kingdom Hearts: Birth By Sleep, que saiu para a PSP. Tanto na altura que saíram, como ainda hoje, são todos jogos excelente e que envelheceram bastante bem. Claro que há alguns problemas que sem mantém ao longo dos anos, como a câmera algo débil em KH 1, mas são pequenos pormenores que não chegam para ofuscar a qualidade destes grande títulos.

Pode não ser o “típico” RPG, e para aqueles que o universo da Disney não lhes diz nada, talvez não encontrem grandes razões para experimentar estas obras, mas não são muitos os jogos que oferecem tanto conteúdo e com tanta qualidade a um preço “normal” de lançamento. Se pensarmos bem, estamos a gastar cerca de 15 euros em cada título, um preço bastante sedutor.

No fundo, este exclusivo para a Playstation 4 surge como uma excelente opção, tanto para novos jogadores, que nunca tiveram oportunidade de pegar na série, bem como para os fãs mais “rijos”, que queiram voltar a este fantástico universo enquanto esperam por Kingdom Hearts III, que chegará dentro de meses.