25 Set 2018
Xbox One

Análise – Forza Horizon 4

Mais um Forza de qualidade na Xbox One e PC.

É verdade que no que toca a exclusivos, a Microsoft está um pouco atrás da concorrência, mas o pouco que tem é bom. Forza Horizon 4 não foge à regra, e é mais um título de qualidade que vai dar boas horas de diversão aos fãs da companhia.

forza Horizon 1 welcome
O festival volta a abrir as portas.

Desta vez o festival tem como cenário o Reino Unido, mostrando uma parte mais rural, baseada na Escócia. Podem esperar por enormes campos floridos, lagos, muros de pedra e cercas de madeira por toda a parte, o mais curioso é que são quase todos destrutíveis. Pareço um maluquinho a falar, mas é extremamente gratificante ver a madeira e as pedras a voarem por tudo o que é sítio. É uma área enorme e bastante bonita, em qualquer uma das estações. Sim, um dos grandes focos em Forza Horizon 4 são as mudanças de estação.

Forza Horizon 4 segue a mesma linha dos anteriores jogos da série. Horizon é um festival para amantes de desporto automóvel, onde podem participar numa série de eventos. Quando chegamos ao festival, somos apenas um desconhecido que se quer divertir, mas à medida que vamos participando em corridas e eventos, vamos ganhando fama até chegarmos ao estatuto de lenda. As primeiras horas de jogo são a explorar as diversas estações. À medida que vamos participando em eventos, vamos ganhando influência. Quando chegarmos a um certo patamar, qualificado-nos para a estação seguinte. Quando rodarmos todas as estações, o objectivo seguinte é qualificar para o festival em si, e ai começa a sério.

forza Horizon 4 photo mode Senna
O Photomode já se tornou num must have em jogos do género.

A parte introdutória serve não só para nos ambientarmos ao jogo, mas também para vermos cada uma das estações em acção, pois quando o jogo começa à séria, cada estação dura uma semana em tempo real. As diferenças vão para além do estético e muitos elementos do mapa são alterados. Por exemplo, os lagos no inverno congelam. Claro que chuva, neve e lama são elementos que vão ter influência na forma de como os carros se vão comportar. É fantástico jogar as mesmas provas em alturas diferentes do ano e sentir as diferenças, para não falar que é visualmente apelativo. O clima dinâmico é algo que já não é novidade, mas é sempre engraçado começar a chover do nada ou o sol se destapar a meio de uma corrida.

forza Horizon 4 winter
Todas as estações dão uma dinâmica diferente ao jogo.

Graficamente Forza Horizon 4 é um luxo. Os carros são muito detalhados e os mapas têm montes de elementos que embelezam o mundo. Como referi acima, é fantástico ver pedras e madeira a saltar por tudo o que é sitio, deixar rastos das rodas em campos de flores e abrir caminhos por dentro de riachos. O único senão nos gráficos são os personagens, mas é um jogo de carros e não vamos ser picuinhas. E por falar em personagens, podemos personalizar o nosso. Existem uma série de modelos que podemos escolher a única coisa que podemos personalizar são as roupas, roupas essas que vamos desbloqueando à medida que vamos progredindo no jogo.

forza Horizon 4 hovercraft
Algumas das corridas mais loucas estão presentes neste jogo.

É difícil ficar aborrecido no festival, pois existe sempre algo para fazer. Existem vários tipos de eventos como corridas simples, drags, dirts e até mesmo showcases que se tratam de eventos especiais e quase todos muito “doidos”, envolvendo corridas contra comboios, hovercrafts gigantes e até mesmo showcases temáticos como é o exemplo de Halo, em que a pista fica decorada com veículos e elementos do cenário inspirados em Halo, banda sonora e até mesmo substituir o nosso habitual sistema de navegação pela Cortana. Para além dos eventos, existem coleccionáveis que se encontram espalhados por todo o mapa e consistem em partir placas, e os já clássicos “rumores” para irmos investigar.

Em estrada ou no meio do mato, existem corridas para todos os gostos.
Em estrada ou no meio do mato, existem corridas para todos os gostos.
É possível comprar propriedades.
É possível comprar propriedades.

Mas claro, que a nossa colecção principal é a de veículos. Existem centenas para coleccionar, das mais diversas marcas e estilos. Desportivos, offroads, bugies, Warthogs, a variedade é enorme e o catálogo vai continuar a aumentar à medida que vão saindo DLC’s. Podemos ir ao stand e comprar novos carros, mas também podemos receber novos por completar algumas provas ou por rodar a Horizon Wheelspin, que para além de carros também nos pode dar dinheiro e itens de personalização.

Outro ponto que a Playground Games e a Turn 10 Studios quiseram salientar nesta 4ª entrada da série, é o elemento co-op. O por norma, o mundo está cheio de drivatars dos nossos amigos, mas neste Forza Horizon 4 é possível que todos eles sejam substituídos por 72 jogadores reais no mesmo servidor, transformado o mundo do jogo num enorme hub onde dezenas de jogadores se podem juntar para competir ou simplesmente andar a passear em conjunto.

forza Horizon 4 cockpit
O nível de detalhe é soberbo.

Não é uma grande inovação dentro do género, mas no geral, Forza Horizon 4 reúne todas as condições para ser um dos mais divertidos dentro do seu ramo. Tem conteúdo para dezenas de horas offline, e vai-se saber quantas mais online. É sem dúvida dos títulos mais bonitos dentro do género pela sua variedade de cenários, e é o jogo indicado interessante para quem prefere algo menos sério que Motorsport, mas não deixa de ser um jogo destinado a todos os géneros de jogadores. Mesmo que não sejam craques do desporto automóvel, o jogo deixa-vos moldar a dificuldade, tanto dos oponentes como da condução em si, claro que dando mais regalias monetárias a quem subir a parada.

Forza Horizon 4
9 / 10 Pontuação
Resumo
Esta 4ª entrada na série Horizon só revela a qualidade da marca, e certamente irá dar muitas horas de diversão aos amantes do género.
Rating9

Também te pode interessar