Que novidades nos traz o título deste ano?

Como já disse anteriormente, apesar de não ligar muito na vida real, sempre tive um gostinho especial pela agricultura virtual dando especial atenção à série Harvest Moon. Desta vez tive o prazer de meter mãos à obra neste título da Giants Software.

farming-simulator-17_6

Como o próprio nome indica, Farming Simulator 17 é um simulador da temática “Quinta” e tal como muitos outros jogos do género, tenta recriar na integra as actividades ligadas ao sector. Ao inicio criamos o nosso avatar onde podemos apenas escolher o sexo, nome e cor da camisa. De seguida somos imediatamente atirados para a “acção”, onde sem um objectivo pré-definido temos que tratar dos nossos campos e animais, acabando por vender as matérias que produzimos para que consigamos gerar dinheiro e assim aumentar a nossa quinta e a frota de Fendts, Valtras e Massey Fergunson. Parece um conceito bastante secante, mas acabei por ter uma experiência bastante agradável. Há sempre algo para fazer no jogo e a complexidade dos controlos de algumas máquinas deixam-nos focados no que estamos a fazer. O tutorial está longe de perfeito, mas foi o suficiente para me dar uma luzes de como enfardar palha, colher campos, tratar dos animais e vender recursos.

farming-simulator-17_4

Graficamente não evoluiu muito, mas continua acima dos outros jogos do género. A vida no campo está bem recriada só que ao pormenor, podemos reparar que os gráficos estão muito aquém do que já é possível fazer hoje em dia, assim como a falta de animações. Dando um exemplo concreto, quando estão a conduzir uma máquina podem reparar que o personagem se vai manter estático e mesmo na vista de cockpit, o volante mexe mas não conseguem ver nada relacionado com o personagem. Já as máquinas estão noutro patamar, com veículos polidos e bastante bem detalhados. No geral até me agrada bastante tendo em conta que é título de baixo orçamento e pouco ambicioso.

farming-simulator-17_5

O Som é outro ponto forte do jogo. Existem algumas rádios mas joguei sempre sem elas, pois gostei bastante de ouvir o ambiente que me rodeia misturado com o som das máquinas, que aos ouvidos de um leigo como eu, parece estar muito próximo com o som de cada uma das máquinas têm na realidade.

farming-simulator-17_1Resumidamente, Farming Simulator 2017 é uma experiência relaxante onde existe sempre algo para fazer. O jogo dá-nos total liberdade de como o queremos jogar, oferecendo a possibilidade de personalizarmos a dificuldade de cada uma das actividades (a velocidade de crescimento das plantações, a quantidade necessária de fertilizante, a complexidade de operação dos veículos, etc…). Achei uma experiência bastante divertida, ainda por cima tem um modo online que com amigos certamente vai gerar muitas horas de cooperação e risada. Contudo, é um jogo destinado a um nicho muito reduzido e com um conceito que não apela a muita gente, mas se são fãs de simuladores do género, não vão ficar desiludidos com a versão deste ano.