26 Set 2019
PS4

Análise: eFootball Pro Evolution 2020

eFootball Pro Evolution 2020 é a resposta da Konami aos pedidos dos fãs em colocar PES em pé de igualdade e se possível, surpreender o seu rival directo. Conheçam a nossa opinião e dedicam por vocês.

Sendo um título que sai anualmente e que a concorrência já é a conhecida de todos nós, a Konami preparou um novo PES em que o primeiro passo foi a mudança do nome para eFootball Pro Evolution 2020.

Indo por comparação directa com o título do ano passado, mal começamos PES 2020 sentimos que houve um esforço em simplificar a navegação do jogo, com os menus a serem revistos, no entanto, continua tudo com um aspecto muito “90s” (o que pode ser bom para alguns) mas continua atrás em relação ao concorrente directo. Está muito melhor do que PES 2019 esta navegação entre menus com um UI mais simplificado mas ainda há um caminho a percorrer.

Ronaldo

Na jogabilidade houve uma adaptação ao ritmo de jogo que na minha opinião está bastante melhor. Está mais lento e dá-nos mais tempo para pensar e desenhar linhas de passe. O futebol não está tão sufocante e confuso.

Quando defendemos os jogadores usam o corpo para impor a posição e conseguimos sentir mais segurança quando estamos numa tentativa de corte de bola, em vez de ser só “defender à toa” premindo a tecla da pressão sem sentido. Obriga-nos a melhorar as nossas competências tanto a defender como a atacar. Não é por terem o jogador mais rápido que vão limpar uma defesa inteira, é preciso trocar a bola e jogar em equipa para construir jogadas dignas dos melhores maestros.

A inteligência artificial dividiu-me na opinião porque consonante o modo de jogo, vi coisas boas e coisas más.

Messi

Vestindo a camisola no já conhecido, Rumo ao Estrelato foi onde notei uma pior inteligência artificial. Talvez de propósito, ou não, a verdade é que me chegou a dar momentos de frustração. Por só controlarmos um jogador ficamos altamente dependentes da restante equipa e quando vemos os nossos colegas a fugirem da bola só para o adversário a apanhar, largamos o comando no sofá e perguntamos: “porquê?!”. Isto é algo que acontece muito no Rumo ao Estrelato e aliado à falta de novidades neste modo de jogo, fez-me abandonar muito rapidamente este percurso. Torna-se repetitivo e sem grandes motivos para nos fazer continuar a jogar – ainda falta trabalhar aqui muitas novidades.

Por outro lado, a Master League é claramente o modo de jogo mais forte de PES 2020. Mesmo não trazendo imensas novidades em relação ao ano passado, continua a ser o modo de jogo mais robusto que nos permite focar tanto na parte de gestão de plantel, como em calçar as botas e ir para dentro do campo.

Este ano vamos ter como novidades: a adição de novas cutscenes, personalização dos treinadores para que consigam estar o mais reais possível, transferências mais realistas (onde podem também ajustar dificuldade do mercado de transferências) e uma dinâmica mais dramática em que jogos entre rivais, vão ter outra intensidade e história envolvida.

O MyClub continua semelhante ao do ano passado com uma novidade aqui e ali mas nada muito significativo. O vosso percurso em PES 2020 vai estar entre a Master League ou o Online.

Infelizmente o Online não acrescentou muitas novidades, continua a servir serviços mínimos e numa altura em que a Konami decidiu renomear o jogo para apostar mais na comunidade eSports, esperava-se que o online também fosse ser mais trabalhado para ficar mais robusto. Mas isso não aconteceu. Consegui ligar-me e jogar sem problema mas notei alguma latência no de correr dos jogos e em termos de modos de jogo…continua a correr atrás da concorrência.

Onde eFootball Pro Evolution 2020 dá 10-0 ao seu rival é no aspecto visual. É incrível o trabalho da Konami em trazer realismo aos jogadores e às suas animações com algumas das caras a serem autênticas cópias dos jogadores na vida real. Os estádios, cânticos e equipamentos estão super realistas e graças à funcionalidade de instalar um option file, estamos à distância de quatro ou cinco cliques para termos um jogo inteiramente licenciado.

Não podemos terminar sem mencionar claro todo o conteúdo licenciado pela parceria que foi estabelecida com a UEFA com o grande destaque a ser um DLC que vai chegar gratuito, mais tarde e que vai incluir o Euro 2020.

Estamos perante um ano que vai manter o ritmo dos anos anteriores, eFootball Pro Evolution 2020 vai manter ou talvez aumentar ligeiramente a sua audiência mas sem se tornar no melhor jogo de futebol da geração. Está divertido e bastante melhor na jogabilidade, com uns visuais fantásticos mas continua com falta de trabalho nos modos de jogo e com um online que não desata em tornar-se de referência.

eFootball Pro Evolution 2020
7 / 10 Pontuação
Resumo
Estamos perante um ano que vai manter o ritmo dos anos anteriores, eFootball Pro Evolution 2020 vai manter ou talvez aumentar ligeiramente a sua audiência mas sem se tornar no melhor jogo de futebol da geração. Está divertido e bastante melhor na jogabilidade, com uns visuais fantásticos mas continua com falta de trabalho nos modos de jogo e com um online que não desata em tornar-se de referência.
Rating7
PS4

Análise: eFootball Pro Evolution 2020

Related posts