Estão com saudades da lama?
Um ano após o lançamento de DiRT Rally, a produtora Codemasters lançou no passado dia 9 de junho DiRT 4. Ao contrário dos anteriores jogos da série, DiRT 4 não é apenas mais um jogo de rally, é o verdadeiro jogo de rally.

No começo o jogador é confrontado com uma escolha que irá influenciar o desenvolvimento do resto do jogo, a forma como se deseja jogar, tendo assim hipótese de jogar de forma mais user friendly ou podendo escolher o modo de simulação, uma experiência mais próxima do real, assim,DiRT 4 consegue agradar a todos os gostos e tipos de jogador, adaptando de certa forma a sua dificuldade dos jogadores mais experientes aos mais novatos.

A DiRT Academy é uma escola para pilotos de rally, aqui, teremos a oportunidade de nos adaptar a todos os tipos de carros e situações que iremos enfrentar ao longo da nossa carreira.
As lições começam com manobras simples e vão ficando mais desafiantes à medida que vamos avançando. A prática constante na academia irá tornar a troca de veículos e de terreno ao longo do modo carreira muito mais fácil.

Rally

O modo rally em DiRT 4 é equivalente aos anteriores jogos da série, um conjunto de etapas que temos de completar no mínimo tempo possível, mas, quem diria que ia ser difícil completar uma etapa? DiRT 4 mexeu um pouco nas regras e se sofrermos algum acidente ou despiste já não é possível fazer o rewind (acção de voltar atrás) tradicional, agora, ou fazemos recomeçamos a etapa ou tentamos terminar a mesma, lidando com as penalizações.

Antes da etapa começar podemos fazer alguns ajustes na Service Area tais como as definições do veículo, o número de pneus sobresselentes que desejamos levar ou mesmo fazer alguma alteração a nível mecânico. Se tivermos algum problema durante a etapa podemos tentar resolvê-lo parando o veículo ou tentamos continuar a correr de qualquer maneira, mas, é bom relembrar que parar para resolver os problemas irá resultar numa penalização no tempo da etapa e continuar a correr pode levar a uma reparação longa o que irá resultar numa penalização no tempo da etapa seguinte. Parar ou não parar é uma escolha do jogador em si mas nem sempre existe uma Service Area após uma etapa.

Land Rush

Land Rush é uma corrida que se passa em curtos circuitos de terra com muitas curvas e saltos onde a parte mais divertida deste modo é a utilização de Buggys e Carrinhas. Land Rush e Rally Cross começam do mesmo modo: duas corridas, Semi-Final A e Semi-Final B, de onde se irão apurar seis pilotos para a grande Final.

Historic Rally

O Historic Rally tem o mesmo conceito que o Rally normal porém, neste, utilizamos carros clássicos.

Staff

Em DiRT 4 haverá alturas em que a necessidade de comprar um veículo próprio se tornará uma realidade, com isto, vem a necessidade de criar uma equipa. Ao criarmos uma equipa temos a possibilidade de escolher a pintura dos nossos veículos, os nossos patrocinadores e o nosso staff, mas, tudo isto tem um custo geral por evento e para a nossa equipa estar sempre motivada e pronta a trabalhar é preciso investir em ferramentas e locais de descanso.

No geral DiRT 4 tem pequenos pormenores que fazem dele o melhor simulador de rally da actualidade, o seu sistema de mudança das condições climatéricas, o realismo ao abordar a pista e o modo como o jogador tem de interagir com o jogo são os principais detalhes que cativam a nossa atenção. A nível gráfico, DiRT 4 apresenta-nos um motor visual simples que preserva a performance e jogabilidade fluída, sem falhas, ao invés de um grafismo muito realista. São 60 frames por segundo de pó pelo ar.

 O Foxbyte quer agradecer ao leitor Marco Nascimento pela colaboração em trazer-nos esta análise.