Um jogo que não quer dar mais do que aquilo que é, pura diversão.

Alchemic Dungeons é um jogo low-budget que oferece horas e horas de jogabilidade clássica de um dungeon-crawler. Para além dos seus gráficos 8-bit, tudo o que envolve este RPG é uma homenagem às décadas de 80 e 90. É um jogo facílimo de jogar e que serve para descontrair nas pausas de trabalho ou durante viagens curtas.

Este jogo foi produzido pela pequena Q-Cumber Factory, sediada no Japão e responsável por outro jogo clássico lançado na 3DS, Ninja Smasher.

Em Alchemic Dungeons controlamos um de 4 personagens diferentes. Temos à nossa escolha o típico lutador, o caçador, o mago e o anão. Cada um possui atributos únicos, seja em defesa, ataque, magia, etc.

Apesar de este estilo de jogo já não brilhar tanto como brilhou há 30 anos atrás, ainda existe um nicho que pede por mais jogo após jogo. O estilo é idêntico a clássicos como Dragon Crystal na Master System ou Fatal Labyrinth na Mega Drive. Começamos por vaguear em mapas aleatórios, controlando o nosso personagem  turno a turno. Durante esses turnos vamos matando inimigos que vão aparecendo de forma também aleatória e apanhando todo o loot possível, enquanto descemos nível após nível e prosseguimos para a próxima zona. Apesar do jogo ser por turnos, podemos controlar o herói rapidamente ou demorar todo o tempo do mundo para delinear a nossa estratégia ou usufruir das opções de criação características deste título.

Neste jogo, vamos adquirindo não só armamento e armaduras como também materiais variados que nos permitem construír um pouco de tudo. Desde armas a poções e até pedras que oferecem bónus ao personagem ou ao seu armamento. A função de combinar objectos é bastante simples e temos à nossa disposição um vasto leque de objectos que podemos criar e que materiais são necessários para tal. Para além de tudo isto, temos inúmeros tipos de armas que podem ser usadas por qualquer personagem. Cada uma tem os seus prós e contras, mas à medida que nos vamos interiorizando na experiência de jogo vamos percebendo o que queremos levar connosco durante esta aventura.

Para além de um gameplay básico, gráficos retro simplistas, a dificuldade do jogo está longe daquilo a que títulos do género (série Shiren ou Pokémon Mystery Dungeon) nos habituaram. Aqui tudo é muito mais fácil e simples. Por exemplo, a estratégia de afunilar inimigos em túneis no primeiro nível de uma masmorra funciona perfeitamente no nível 17 contra inimigos muito mais poderesos. Tudo neste jogo é extremamente simples e é esse o objectivo de Alchemic Dungeons. Como disse no início. este é um jogo descomprometido que não promete mais que aquilo que ele é, diversão pura.