26 Ago 2018
3DS

Análise: Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition

Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition é um tipo de jogo não apreciado por muitos, à primeira vista parece ser um jogo do estilo Candy Crush, onde temos que simplesmente juntar uma combinação de 3 peças e esperar que os combos se façam, mas enganam-se. Se gostam deste estilo de jogos, mas querem uma versão para veteranos e mais desafiante, onde temos que pensar 3 e 4 jogadas à frente, então este é o bundle ideal.
Este P-JRPG é um bundle de dois jogos num só, onde dá a entender que o Dragons Z é a estrela do bundle, mas para muitos, esta suposição é errada.

Na edição do Super Mario, embora visualmente e pelo seu nome sejam mais apelativo para os novatos, este irá surpreender com a complexidade que rapidamente os bosses irão trazer. Nesta edição começamos com poucos aliados e a medida que vamos avançando nos níveis, mais aliados, com melhores status e habilidades diferentes irão se juntar a nós. A diferença entre este jogo e o típico Candy Crush? Em vez de apenas podermos mexer as peças que queremos de uma forma adjacente, aqui podemos mexer as peças de forma livre, levando as outras pelo caminho num sistema em tempo-real, onde temos apenas meros segundos para completar um turno. É um sistema complexo em que até hoje não há uma “táctica” eficiente para dominarmos o jogo. A isto, juntem o tema e os bosses do Super Mario. A fim de conseguirmos derrotar os bosses, necessitamos de estar concentrados, e claro, muita sorte, pois um combo errado e podemos ver a mensagem de derrota no turno a seguir.

1

De uma forma geral, esta versão do Super Mario envolve todo o tema deste franchising com o gameplay do P&D já conhecido por muitos e consegue trazer aos jogadores umas boas horas de diversão. Se sentirem-se cansados do tema, podemos sempre trocar para o Dragons Z.

Neste lado do bundle, embora o gameplay seja bastante parecido ao do Super Mario, a nível de visual é bastante diferente. Temos um início bastante parecido, mas ao fim do primeiro “mundo” vemos rapidamente a necessidade de termos em conta os stats, os tipos de elementos que temos na equipa e as skills que cada monstro da nossa equipa possui. Cada cor representa um dos cinco elementos: Água, Fogo, Madeira, Luz e Negro, e como seria de esperar, uns são mais efetivos contra outros.
Antes de entrarmos em cada dungeon, podemos escolher a equipa que queremos levar connosco e um ajudante. Este ajudante, embora desprezado por muitos, é uma mais-valia, pois além de ajudar no dano, traz uma skill que poderá ser usada contra bosses e ajudar a virar completamente o fluxo da batalha. Este ajudante pode ser obtido através do Street Pass ou jogadores que estejam online naquele momento.

1

Ao estilo de Pokemon, os nossos monstros ganham XP e sobem de nível após cada batalha e consoante os inimigos que matarmos, estes podem deixar cair ovos, onde podemos usá-los para dar ainda mais XP aos nossos monstros. Adicionalmente, além de ovos, os inimigos podem deixar cair peças de puzzle que poderão ser usadas – quando uma sequência é feita – para evoluir os nossos monstros para o próximo estado. Este sistema é complexo, pois cada evolução pode tornar o monstro mais tanky ou mais damage dealer. Portanto as possibilidades são inúmeras e vão ao encontro do tipo de jogabilidade de cada jogador.

A nível de história, não é bem o ponto forte deste jogo. Temos o típico problema em que se não for um jovem a derrotar uma equipa de vilões, todo o mundo poderá ser destruído. Para novatos neste tipo de jogos, também pode ser bastante complexo e frustrante, pois o nível de dificuldade aumenta de forma exponencial após o primeiro “mundo”.

1

Em suma, Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition é um jogo que oferece um conteúdo razoável e vale o seu preço para os fãs deste tipo de jogos. A sua jogabilidade é sem dúvida boa, imersiva e consegue oferecer uma sensação de recompensa quando fazemos uma boa jogada. Se levarmos o jogo num tom de brincadeira, a história é tolerável e temos horas de matança de dragões gigantes pela frente. A vertente de Super Mario, pode ter menos conteúdo que o P&D Z, mas é uma boa forma de mudarmos de ar se estivermos aborrecidos ou frustrados com algum boss.

1

Também te pode interessar