03 Set 2018
3DS

Análise Pure Chess

Uma análise de fazer pensar.

Pure Chess foi desenvolvido pela VooFoo Studios, sendo lançado originalmente para a PlayStation Vita e PlayStation 3 em Abril de 2012. O jogo foi agora lançado para a Wii U e 3DS, com a possibilidade de se jogar entre ambas as consolas.

Para um jogo de Xadrez, apresenta-se bastante acessível mesmo para os mais inexperientes. O jogo tem um tutorial visual e interativo que explica as regras básicas, e algumas das mais avançadas deste desporto. O jogador pode perder algum tempo a aprender as regras, mas os resultados falam por si mesmos.

Antes de jogar, podemos definir algumas regras, tais como a dificuldade do oponente, havendo seis níveis de dificuldade para escolher, a possibilidade de voltar atrás com um passo, temporizador de jogo e uma ajuda que permite aos principiantes saber que movimentos pode uma peça fazer, bem como os mais recomendáveis. Após as regras do jogo chega a parte da personalização, onde podemos escolher o tipo de peças, o material das mesmas e o espaço onde iremos jogar, tendo três escolhas diferentes para cada uma destas opções.

Analise

Os dois ecrãs na 3DS

Durante os jogos de Xadrez, os dois ecrãs da 3DS funcionam de maneiras diferentes, onde o de cima mostra o jogo de uma forma cinemática e em 3D, enquanto que o de baixo é uma planificação vista de cima onde escolhemos as jogadas a fazer. O 3D funciona horrivelmente mal, podendo ser dos piores 3Ds que já experimentei na 3DS.

Para além do jogo normal, temos o desafios que nos dão a opção de escolher o modo torneio, com três níveis de dificuldade, onde o jogador participa mesmo num torneio de xadrez, eliminando vários inimigos pelo seu caminho, ou então o modo bonus que dá a escolher entre cinco mini-jogos: Mate in 1, Mate in 2, Mate in 3, Mate in 4, Mate in 5, onde o jogador tem de fazer check-mate em uma, duas, três, quatro ou cinco jogadas.

Por fim temos o modo online, que infelizmente não tivemos a oportunidade de experimentar pela falta de jogadores online.

Analise

Apelativo, mas apenas para os fãs

Pure Chess não é um título a ter na vossa coleção, a não ser que sejam fãs do desporto ou curiosos pelo mesmo. O jogo não apresenta nenhum problema a jogar, mas não traz muita dinâmica de modo a “colar” o jogador à consola. Em geral um jogo decente, mas direcionado para os entusiastas.

Também te pode interessar